Comportamento

Conheça a estilista brasileira que vestiu Beyoncé (e outras celebridades)

Com troféu em punho ou sobre tapetes vermelhos de premiações da música e do cinema, estilistas do Brasil veem suas criações brilharem no exterior; destaque comprova a criatividade e a qualidade do ramo e abre espaço para novos nomes internacionais

Crédito: Divulgação

Beyoncé: look da turnê internacional foi desenhado por Patrícia Bonaldi e bordado em Uberlândia (MG) (Crédito: Divulgação)

Por Ana Mosquera

Se Beyoncé não vem ao Brasil, o Brasil vai até Beyoncé. A brincadeira pode atiçar ainda mais a ira dos fãs da cantora, que não dá as caras em solo nacional desde 2010, mas tem um fundo de verdade. Apesar de a Queen B não ter colocado o País tropical na rota da Renaissance Tour, ela optou pelo design brasileiro para subir ao palco em um dos shows mais recentes da série de apresentações que termina em 1º de outubro.

Na última semana, em Vancouver, no Canadá, a norte-americana surpreendeu mais uma vez o mundo, mas principalmente a mineira que elaborou a peça com 18 metros de fios de cristal por 60 dias ao lado da equipe. “Meu coração parou. Hoje me faltam palavras para descrever a emoção e a alegria por ter Beyoncé de PatBo. Uma peça feita sob medida para a turnê Renaissance Tour!”, publicou Patrícia Bonaldi, em seu perfil na rede social. Sob medida e entregue em mãos.

A surpresa maior veio porque a profissional não tinha certeza sobre a utilização do traje pela artista. Bordado à mão, o body de franjas teve inspiração direta na estética dos shows, focada no prateado.

A própria cantora vem pedindo aos espectadores que abusem do tom na plateia. “Ainda processando esse acontecimento”, postou Patrícia, no dia seguinte à aparição da diva do pop, do dance, do soul.

Recentemente, a diretora criativa da grife nascida em 2012, que já foi operadora de telemarketing e proprietária de uma loja multimarcas, fez sua quinta participação na Semana de Moda de Nova York. Ela possui uma boutique na cidade, acaba de entrar para o calendário oficial de desfiles da “Council of Fashion Designers of America” (CFDA) e vem colecionando clientes de renome.

Sucesso: a diretora criativa Patrícia Bonaldi criou look para a cantora Beyoncé; recente aparição surpreendeu a estilista (Crédito:Divulgação)

Há uma importância simbólica quando o design brasileiro ocupa tapetes vermelhos e palcos fora do País, impulsionada por artistas e celebridades que escolhem vestir essa camisa.

“Traz visibilidade para o mercado de moda brasileiro”, diz a designer de moda Mayara Bozzatto, responsável por um dos looks utilizados por Anitta no Video Music Awards (VMA), no último dia 12.

Na apresentação musical, a cantora apareceu com um body que mescla estética Brazilcore com grafismos e brilhos, feito em parceria com o stylist Daniel Ueda.

Além de fortalecer as grifes nacionais, sua criatividade e qualidade, a presença dos trajes assinados no Brasil propulsiona novos profissionais da área. “Isso incentiva outras pessoas que estão iniciando suas carreiras no mercado da moda e do design”, diz ela.

A união dos dois para vestir a autora de “Funk Rave”, eleito Melhor Clipe Latino no VMA, vem de longa data. “Ele [o Daniel] me incumbiu de transformar essa ideia em realidade.”

Mayara é autora de peças com que outras famosas, como Jade Picon e Adriane Galisteu, já cruzaram o globo.

Para celebrar: Anitta vestiu o Brasil no VMA; body é de Mayara Bozzatto (abaixo) (Crédito:Divulgação)
(Divulgação)
Daniel Ueda: prestigiado por Anitta (Crédito:Divulgação)

Para Patrícia Bonaldi, vestir mulheres de todo o mundo é sinônimo de orgulho e consequência da construção de uma jornada. “Ser reconhecida internacionalmente como uma marca brasileira que produz peças no nosso País, e a cada dia ganha mais espaço, é motivo para celebrar”, fala, lembrando que a roupa vestida pela musa internacional foi confeccionada à mão por bordadeiras locais, na fábrica em Uberlândia (MG), sua cidade natal.

Pré-Beyoncé, Patrícia já havia tido o trabalho contemplado por nomes como as cantoras Jennifer Lopez, em campanha da marca própria de sapatos, e Camilla Cabello, nos prêmios Grammy 2019 e 2023, além das atrizes Anya Taylor Jo, em programa de televisão, e Ashley Park, que prestigiou a caráter o desfile da PatBo em Nova York.