Motor Show

Honda Civic Type R: presente dos deuses

O Honda Civic Type R estreia por R$ 429.900 com 22 cv a menos que o americano. Mas tais números não importam, e sim o design esportivo ao extremo, a dirigibilidade afiada e a experiência ao volante sui generis

Crédito: Divulgação

É difícil saber o que chama mais atenção: as três saídas de escape (com controle ativo) ou o exagerado aerofólio (que tem real função aerodinâmica) (Crédito: Divulgação)

 Por Rafael Poci Déa

Foi em 1992 que a Honda importou seus primeiros carros para o Brasil – Accord, Civic e poucas unidades do NSX (New Sportscar eXperimental). Este último, no mesmo ano, viraria o NSX-R, primeiro modelo do clã mais radical da marca. A partir daí, a letra R passou a nomear as variantes extremas de Accord, Civic e Integra. E, agora, depois de vender em nosso mercado o Civic VTi na década de 1990 e o Si nos anos 2000, a Honda finalmente nos brinda com o Type R. Baseado na 11a geração do sedã, custa exagerados R$ 429.900, mas traz o que há de melhor da engenharia nipônica. Em comum com o híbrido Civic e:HEV, só tem o nome e o som agudo da buzina – o resto foi modificado em prol do máximo prazer de dirigir.

Seguindo a filosofia do alívio de peso e da técnica aprimorada, o Civic Type R surgiu na geração EK9, com o motor 1.6 aspirado B16,responsável por enviar 160 cv de potência (eram 100 cv/litro, com 0 a 100 km/h em 6,8 segundos). Vinte e seis anos depois, temos esse “canhão” para acelerar, seja em track days, seja no cotidiano.

Segundo a marca, o Civic Type R é o tração dianteira mais rápido do mundo (fez menos de 7’45” no circuito de Nürburgring, Alemanha).

(Divulgação)


Visual invocado

A carroceria ficou mais baixa e larga – comparada à do anterior, cresceu 3,8 cm no comprimento, 3,5 no entre-eixos e 1,5 na largura, enquanto a altura foi diminuída em 2,8 cm.

E todos os “exagerados” detalhes externos são, na realidade, funcionais.

O radiador ficou quase 50% mais eficiente graças ao fluxo de ar direcionado à tomada sobre o capô de alumínio, extratores laterais reduzem a turbulência e, por fim, a asa traseira com fixações em alumínio produza até 59 quilos de força descendente (downforce) a 200 km/h.

As rodas têm aro 19, pneus Michelin Pilot Sport 4S 265/30 ZR19 e exibem freios em duas peças da Brembo, com discos de 13,8”. Coisa de carro de corrida.

Mas o Civic Type R não é de números vertiginosos, pois é um carro sensorial. Sob o capô, o motor 2.0 16V turbo com injeção direta vem da geração passada, é verdade, mas evoluiu muito: tem turbocompressor de baixa inércia e volante do motor aliviado, favorecendo a subida de giro e, portanto, a agilidade.

Produz 297 cv – menos que os 319 do americano, devido ao nosso combustível – e 420 Nm, e é sempre combinado à caixa manual de seis velocidades.

Ainda assim, “nosso” Type R é um verdadeiro “jato”, com 0-100 km/h abaixo de seis segundos.

O câmbio é uma obra de arte da engenharia, com engates incrivelmente curtos e precisos, e o pedal da embreagem tem acionamento leve, sem cansar a perna no trânsito pesado.

É marcha em cima de marcha, e ele ainda faz punta-tacco automaticamente nas reduções. Andando a 60 km/h na cidade, ele não reclama nem pede giro. É até dócil se não for provocado – mas entrega um comportamento radical quando se pressiona mais o pedal da direita.

(Divulgação)

Desempenho

Lembro muito bem do comportamento dos Civic Si equipados com os 2.0 16V K20, 2.4 16V K24 e 1.5 turbo, o último deles vendido no Brasil.

Mas, aqui, o buraco é mais embaixo, pela voracidade com que o Type R mostra as garras e faz o motorista grudar no encosto dos bancos esportivos a cada acelerada.

Conforme devora o asfalto, mostra a magnífica calibração das suspensões, com uma dinâmica ímpar nas curvas contornadas rapidamente: a dianteira aponta precisamente, a carroceria não rola um milímetro, e o Civic mostra pouquíssima tendência de sair de frente.

A direção é rápida no esterço e retorno e, nas trocas de marcha, ainda é possível ouvir a válvula de alívio do turbocompressor e o ronco produzido pelas três saídas de escape circulares assimétricas com controle ativo.

São quatro modos de condução:
* Comfort,
* Sport,
* +R,
* Individual.

Eles alteram seis parâmetros: motor, direção, rigidez dos amortecedores, ronco do escape, punta-tacco e painel.

No Comfort, as reações são comedidas, suspensões e direção ficam leves para o uso diário. O Sport é o meio termo, deixando a experiência divertida, mas é no +R que o Civic assume um comportamento mais direto e o ronco do motor muda.

Para uso em track days, o sistema LogR tem uma grande quantidade de informações exibidas na tela central de 9”, e também via aplicativo (iOS e Android).

Ao todo, 12 itens podem ser exibidos:
* temperatura da água/externa/ar da admissão,
* ângulo da direção,
* taxa de yaw (direção de rotação),
* pressão atmosférica,
* pressão de freio,
* pressão do óleo do motor e turbo
* posição do pedal,
* força G de aceleração, frenagens e nas curvas.

Mesmos sendo um carro esportivo, o Type R não descuida de conforto e segurança. A lista inclui controlador de velocidade adaptativo, mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, luz alta automática, dez airbags, ESP e alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro.

Com esse pacote, o preço sobe a R$ 434.900. Não é barato, mas veja-o como um presente: esqueça os números e concentre-se na experiência sui generis.

Honda Civic Type R

Preço básico R$ 429.900
Carro avaliado R$ 434.900

Motor: quatro cilindros em linha 2.0 16V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, turbo, injeção direta Combustível: gasolina Potência: 297 cv a 6.500 rpm Torque: 420 Nm de 2.600 a 3.500 rpm Câmbio: manual, seis marchas Direção: elétrica Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t) Freios: discos ventilados (d/t) Tração: dianteira Dimensões: 4,598 m (c), 1,890 m (l), 1,407 m (a) Entreeixos: 2,735 m Pneus: 265/30 R19 Portamalas: 337 litros Peso: 1.451 kg Tanque de combustível: 47 litros 0100 km/h: 5s4 Velocidade máxima: 275 km/h Consumo cidade: 8,8 km/l Consumo estrada: 11,1 km/l Nota do Inmetro: D* Classificação na categoria: C (Esportivo) *dados estimados

­