Motor Show

Compra do Ano 2024 – SUV 4×4: Jeep Commander

Motor a diesel, valentia off-road e sete lugares com preço atraente

Crédito: Divulgação

Jeep Commander: sem tanta robustez, mas com melhor desempenho, mais conforto e menos consumo que a concorrência (Crédito: Divulgação)

No ano passado, venceu o Ford Bronco Sport, que quase leva o bicampeonato. Para quem precisa de 4×4, mas não quer picape, há poucas opções abaixo dos R$ 300 mil: tem o divertido, porém pequeno e limitado, Suzuki Jimny, e modelos como o Audi Q3, em que a tração tem função mais dinâmica do que fora de estrada – ou é preciso saltar para os R$ 400 mil, onde estão Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. Em comum, eles têm versões sete lugares, um grande motivo de compra, talvez mais que a “tração” para boa parte dos consumidores – e que o Bronco não oferece.

Aí veio a sacada da Jeep com o Commander: entre os quase R$ 275 mil do Bronco Sport e os R$ 400 mil dos demais, ele têm duas versões na faixa de R$ 300 mil que combinam sete lugares e tração 4×4.

Com mecânica a diesel de 170 cv e 380 Nm, o Jeep tem valentia para off-road leve com carroceria monobloco, enquanto os rivais mais caros, derivados de picapes, são construídos “à moda antiga”, sobre chassi. Vantagens? Melhor desempenho, mais conforto e menos consumo, mesmo que a custo de parte da robustez. Para quem não faz trilhas pesadas, dá conta do recado.

Mais: para aqueles que compram os 4×4 citados por conta dos sete lugares e não precisam de fato da tração integral, o Commander oferece versões flex com 185 cv e 270 Nm – mais rápidas, econômicas e acessíveis, incluindo a Longitude, de R$ 229.990.

E, muito em breve, ainda deve estrear uma versão com o conjunto da Rampage: a gasolina, com 272 cv e tração nas quatro rodas, deixando a linha ainda mais interessante.

Completam as boas qualidades do Commander o acabamento interno de primeira, o belo design interior, o amplo espaço na cabine (com direito a segunda fileira de bancos corrediça) e a lista de equipamentos atraente – embora alguns dos sistemas semiautônomos, disponíveis em parte das versões, não atuem suavemente ou com muita precisão (frearam até para sombras de caminhões).

O Commander é, enfim, uma solução moderna que atende a diferentes públicos, precisem de 4×4 ou não.

(Divulgação)

› VERSÕES

Longitude T270 R$ 232.990
Limited T270 R$ 249.190
Overland T270 R$ 276.290
Limited TD380 4×4 R$ 297.490
Overland TD380 4×4 R$ 322.690

› Potência 170 ou 185 cv › Porta-malas 661 litros › Consumo B ou C › Versões indicadas Longitude e Limited