Economia

Mala, cuia e caixa registradora

Brasileiros migram para o exterior para abrirem seus próprios negócios e aceleram a internacionalização das franquias, com a expansão de inúmeras marcas nacionais

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Isabella Garcia André tem cinco lojas da rede Anjos Colchões & Sofás no Paraguai (Crédito: Divulgação)

Por Mirela Luiz

No último ano, o País testemunhou um fenômeno em alta que está transformando a vida de muitos brasileiros: o número de migrantes que se mudam para o exterior como empreendedores tem registrado um aumento constante. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2022 houve um crescimento impressionante de 16% nesse tipo de migração, impulsionado principalmente pelo acesso a vistos de moradia associados a investimentos nos países de destino.

O número de marcas brasileiras representadas por franqueados no exterior cresceu de 183 para 210 entre 2021 e 2022. Os principais mercados que têm atraído esses empreendedores são os Estados Unidos, Portugal e Paraguai, especialmente aqueles que desejam explorar o setor de franquias.

Essa tendência sinaliza uma mudança significativa no perfil dos brasileiros que buscam oportunidades além das fronteiras nacionais.

210
o número de marcas brasileiras no exterior entre 2021 e 2022

Para Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a forte retomada do mercado de franquias no Brasil, com um crescimento de mais de 14% em 2022, também se traduziu em um interesse renovado pela pandemia, com planos de expansão que amadureceram nos últimos anos.

Os motivos por trás dessa onda migratória empreendedora são diversos:
* alguns brasileiros estão em busca de melhores condições de vida e trabalho,
* outros desejam aproveitar a estabilidade econômica e o ambiente de negócios favorável em outros países.

“O sucesso das franquias internacionais pode gerar interesse e motivar outras empresas a também buscarem as mesmas oportunidades, promovendo uma mentalidade competitiva voltada para o mercado internacional”, explica Luã Santini, professor de Gestão Empresarial da Faculdade Anhanguera.

Os Estados Unidos têm sido um dos destinos preferidos para os empreendedores brasileiros. Com sua economia sólida e ambiente de negócios próspero, o País oferece uma ampla gama de oportunidades para aqueles que desejam iniciar ou expandir seus negócios.

“Internacionalizar com a franquia é a forma mais fácil de você ter um tradutor e conseguir interiorizar e aplicar no seu negócio os ajustes necessários para que ele funcione em outras culturas”, explica Lucien Newton, vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Franchising Ecossistema de Alto Impacto.

Portugal também tem se destacado como um destino atraente. O mercado de beleza brasileiro é atrativo e faz cada vez mais imigrantes escolherem o continente europeu como nova morada, levando consigo a cultura brasileira do embelezamento como promoção da autoestima.

Luzia Costa, CEO da Sobrancelhas, o casal Tiago Rodrigues e Jamille de Paula Mota, franqueados da unidade em Portugal (Crédito:Divulgação)

Pé na estrada e mão na massa

É exatamente isso que Tiago Rodrigues resolveu fazer. O empresário está no país desde setembro de 2022 e não demorou muito para decidir empreender por lá. “Vim para Portugal fazer um mestrado. Os dias foram passando e vi crescer a vontade e a necessidade de empreender por aqui. Não tive muitas dúvidas na hora de escolher em qual mercado investir, já que a área de beleza é a que mais cresce e as brasileiras se tornaram referência de beleza em Portugal”, comenta Tiago, que abriu a franquia da Sóbrancelhas, uma rede com mais de 130 unidades espalhadas pela América Latina e que agora está chegando a Portugal.

Já o Paraguai apresenta vantagens distintas. Com economia em expansão e uma carga tributária mais favorável, o país tem atraído empreendedores que buscam oportunidades de negócios com custos reduzidos.

Graduada em Relações Internacionais e morando em Foz do Iguaçu, cidade que faz fronteira com Ciudad Del Este, no Paraguai, Isabella Garcia André levou para o país vizinho a primeira unidade da rede de franquias de colchões Anjos Colchões & Sofás e hoje já possui cinco unidades.

O Paraguai tem características que o tornam bastante atrativo. As perspectivas econômicas são muito boas e o povo é bastante receptivo.”
Isabella Garcia André

Os vistos de moradia associados a investimentos no país de destino têm sido um atrativo para esses empreendedores, que enxergam nessas oportunidades uma forma de expandir seus negócios e conquistar novos mercados.

“A gente vê que a intenção dessas pessoas que estão abrindo seus negócios fora do País está em proteger o patrimônio e evitar a carga tributária brasileira”, aponta Daniel Toledo, especialista em gestão de negócios.

Além disso, a experiência adquirida no Brasil muitas vezes se torna um diferencial competitivo, permitindo que esses empreendedores brasileiros se destaquem em seus novos empreendimentos.

Com a economia global cada vez mais conectada, a migração empreendedora se torna uma estratégia viável para aqueles que buscam diversificar seus investimentos e aproveitar as oportunidades oferecidas por outros países.

A expectativa é que esse movimento continue a crescer nos próximos anos, impulsionando não apenas a economia brasileira, mas também a dos países de destino.