Música, dança, teatro, cinema e literatura: conheça a agenda cultural de 2025
O ano de 2025 começa com a torcida por prêmios para 'Ainda Estou Aqui'. Tem novidades para os cinéfilos, lançamentos literários aguardados, Bienal de Arte e muitos shows
Por Ludmila Azevado
O Globo de Ouro abre a temporada de prêmios em 2025 no domingo, 5 de janeiro. Para o Brasil, a 82ª edição pode ter um sabor especial, Ainda Estou Aqui, longa-metragem de Walter Salles, está no páreo em duas categorias: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Outra estatueta sonhada pode virar uma realidade. Na terça-feira, 17 de dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas incluiu a produção na lista de pré-indicados à 97ª edição do Oscar. Um feito que não acontecia desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, foi escolhido entre os pré-selecionados. A lista definitiva sai em 17 de janeiro de 2025.
Dentre as estreias de 2025 da safra nacional estão: Salomé, de André Antônio, vencedor do 57° Festival de Brasília, Kasa Branca, de Luciano Vidigal, premiado no Festival do Rio, A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert, os documentários Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, e Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes. E ainda: Enterre Seus Mortos, estrelado por Selton Mello, e os representantes do Brasil no Festival de Berlim: A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo, e Ato Noturno, dos cineastas Marcio Reolon e Filipe Matzembacher. Para a criançada, o destaque é Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, filme inspirado em um dos personagens mais queridos de Mauricio de Sousa.
A lista dos filmes estrangeiros é extensa. O clássico Nosferatu ganha uma nova versão dirigida por Robert Egger. Lobisomem é outro que mereceu refilmagem pelas mãos de Leigh Whannell. Ainda sob a perspectiva dos monstros, vale ver Frankenstein, com direção de Guillermo Del Toro. Para os fãs de super herois há a versão de James Gunn para Superman e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, dos estúdios Marvel, sob direção de Matt Shakman. Franquias como Missão Impossível, Avatar, Wicked e Jurassic World devem movimentar as salas mais comerciais.
A ascensão, queda e ressurreição de um artista estará em Better Man – A História de Robbie Williams. Em forma de cinebiografia, Michael vai contar a história do rei do pop, Michael Jackson, morto em 2009. Tom Hanks e Robin Wright são as estrelas de Aqui, de Robert Zemeckis. Bong Joon-ho, do aclamado Parasita, vem gerando expectativas com Mickey 17. O filme tem Robert Pattinson (no alto) no papel principal. Maggie Gyllenhaal, de A Filha Perdida, e Paul Thomas Anderson, de Sangue Negro, também estão com produções saindo do forno.
Artes visuais
Em 2025, o MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand segue até abril com exposições dedicadas aos trabalhos de artistas LGBTQIA+. Na sequência, apresenta uma programação voltada às Histórias da ecologia, que vai abordar a crise climática e a relação do ser humano com o meio ambiente. As atividades acontecem nos dois edifícios: a sede original nomeada Lina Bo Bardi e no novo prédio Pietro Maria Bardi, que será aberto para o público em março de 2025.
O Itaú Cultural apresentará em agosto a Ocupação Ailton Krenak. Ele é a primeira personalidade indígena homenageada no programa. Rivane Neuenschwander, artista de renome nacional e internacional, também ganhará uma exposição de três andares na instituição, no começo do segundo semestre.
A Pinacoteca de São Paulo entra no novo ano em tom festivo. A instituição comemora seus 120 anos. É o museu de arte mais antigo de São Paulo. A proposta curatorial de 2025 se dedica a olhar para manifestações e tradições populares, a formação de público e a popularização das artes plásticas no Brasil. Ocupam a Pina Contemporânea, a partir de abril, Antonio Dias, Hélio Oiticica e Lygia Pape, Terezinha Soares e Romanita Disconzi, além da mostra dedicada aos saberes e ofícios criativos do carnaval.
Sob a curadoria do camaronês Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, a 36ª Bienal, que acontece no no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, começa em 6 de setembro de 2025 e vai se estender o dia 11 de janeiro de 2026. Será sua programação mais longa e fará uma conexão entre arte e literatura, repensando a humanidade a partir de um poema de Conceição Evaristo.
Dança e Teatro
Com mais de 14 espetáculos, a Companhia de Dança Deborah Colker é uma das mais prestigiadas do País. O balé Sagração será apresentado numa dobradinha com a Osesp, sob regência do maestro Claudio Cruz, de 27 de fevereiro a 1º de março na Sala São Paulo. O ano de 2025 também vai comemorar os 50 anos do Grupo Corpo. Os mineiros preparam um novo espetáculo.
Os palcos reservam uma temporada de aplausos. Em São Paulo, os destaques são a comédia Visitando Sr. Green, dirigida por Guilherme Piva e protagonizada por Elias Andreato, que estreia 18 de janeiro, no Teatro Renaissance; Uma Ideia Genial, com Cássio Gabus Mendes, a partir de 24 de janeiro, no Teatro Procópio Ferreira; Três Mulheres Altas, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill, no Teatro Bravos, a partir de 7 de março; e o fenômeno Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que chega ao Brasil e ainda não tem data fechada.
Literatura
A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip deve mudar de data em 2025 na sua 23ª edição. A curadoria será de Ana Lima Cecilio e os homenageados ainda não foram divulgados. Além dela, o calendário literário nacional conta com ótimas opções para os leitores, como Flipetrópolis, também no Rio de Janeiro, Fliaraxá, Flitabira e Fliparacatu, todas em Minas Gerais.
Adélia Prado, vencedora do Prêmio Camões deste ano, lançará Os Jardins das Oliveiras. Outros lançamentos de autores brasileiros aguardados são: Irmãs do Atlântico, de Ynaê Lopes dos Santos, Vez em quando Billie Holiday, de Evandro Affonso Ferreira, a coleção Machado Fora da Caixa, com 26 títulos de Machado de Assis, Sabor paciência, de Mariana Salomão Carrara e Giovanni Colaneri.
Já entre estrangeiros, algumas apostas são: Livro da doença, de Djaimilia Pereira de Almeida, A Contagem dos Sonhos, de Chimamanda Ngozi Adichie, Os livros de Jacob, Olga Tokarczuk, O primeiro homem mau, de Miranda July, Como salvar a Amazônia, de Dom Philips, Freud – Obras completas, a biografia de Mark Twain, por Ron Chernow, a autobiografia do Papa Francisco e a edição comemorativa de 100 anos de Mrs Dalloway (Autêntica), de Virginia Woolf.
Shows e festivais
No clima de férias, o Festival de Verão Salvador 2025 acontece nos dias 25 e 26 de janeiro em celebração especial pelos 40 anos do axé. Dentre os shows estão Daniela Mercury com Timbalada, Bell Marques e Ivete Sangalo. Ao longo do ano, Gilberto Gil vai passar por 10 cidades brasileiras na turnê que marca sua despedida dos palcos. Uma das principais referências da música popular brasileira também fará shows na Europa e Estados Unidos. Tempo Rei estreia em março, em Salvador, e várias apresentações estão com ingressos esgotados.
Um dos nomes mais emblemáticos do rock brasileiro dos anos 1980, Os Paralamas do Sucesso, celebram no Allianz Parque, em São Paulo, 40 anos de carreira, completados em 2023, no dia 31 de maio. Outro grupo da mesma geração, o Capital Inicial, dá largada à turnê que celebra os 25 anos do Acústico MTV, passando por diversas capitais e cidades brasileiras.
As opções de shows e festivais com nomes de peso da música internacional vão agitar o calendário durante todo o ano. Nos dias 29 e 30 de janeiro, Patti Smith e Soundwalk Collective fazem apresentações intimistas no Cultura Artística, em São Paulo. A cantora colombiana Shakira trará sua turnê Las Mujeres Ya No Llorán para o Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro, no Estádio Nilton Santos, e no dia 13, no Estádio MorumBis, em São Paulo. O ex-líder da banda The Police, Sting, tem shows marcados entre 14 e 18 de fevereiro. Invasão britânica também em novembro, com o esperado show do Oasis, em 22 e 23, no Estádio MorumBis.
Pelo menos quatro festivais de música, todos em São Paulo, vão presentear fãs com artistas que estão ou no auge da fama ou entre aqueles que o público sente saudade.
● No primeiro caso, trata-se do Lollapalooza com Olivia Rodrigo e Shawn Mendes no line-up, entre os dias 28 e 30 de março no Autódromo de Interlagos.
● No segundo caso, o C6 Fest, em sua terceira edição, acertou em cheio ao escalar, entre os nomes principais, Pretenders e Wilco, no Parque Ibirapuera, de 22 a 25 de maio.
●O Popload volta à ativa depois de um hiato, com nomes como Norah Jones e Kim Gordon, no dia 31 de maio, no Parque Ibirapuera.
● Com uma pegada similar à do seu “irmão mais velho” Rock in Rio, o The Town tem uma programação variada e, neste 2025, com Bruce Dickinson, Iggy Pop e Green Day, a partir de 6 de setembro, no Autódromo de Interlagos. Haja pique!