Divirta-se

Gladiador 2, de Ridley Scott, é vingança na veia

Sequência do filme de 2000 traz Paul Mescal e Pedro Pascal no elenco em uma trama repleta de violência

Crédito: Divulgação

Pedro Pascal como Marcus Acacius: general impiedoso (Crédito: Divulgação)

Por Felipe Machado

Os fanáticos por grandes produções hollywoodianas podem comemorar: chega aos cinemas em 14 de novembro Gladiador 2, sequência do bem-sucedido filme de 2000. Vencedor de cinco Oscars, narrava a saga do líder Maximus, interpretado por Russell Crowe. Já o enredo do novo longa, também dirigido por Ridley Scott, é baseado na vingança. O personagem Lucius, interpretado por Paul Mescal, vive em paz com sua família quando é atacado e tomado como escravo pelo general Marcus Acacius (Pedro Pascal). O elenco traz ainda Denzel Washington, que interpreta um político que pretende usar Lucius para atacar Roma. O ator irlandês Paul Mescal, de 28 anos, disse que ainda está “se beliscando” para entender o tamanho do projeto em que está envolvido. “O primeiro filme teve um grande impacto não apenas em mim, mas numa quantidade enorme de pessoas ao redor do mundo”, declarou à imprensa. “Ridley Scott é o rei do cinema, e especialmente deste gênero.”

No exterior, a produção vem recebendo críticas de especialistas por diversas inconsistências históricas. Os principais pontos de discórdia são as batalhas com rinocerontes e tubarões no Coliseu. A professora e pesquisadora Shadi Bartsch reconheceu que as batalhas aquáticas de fato ocorreram, mas afirmou que os romanos “provavelmente nem sabiam o que eram tubarões.”

A versão final do diretor

(Divulgação)

Questionado sobre o corte final de Gladiador 2, o cineasta inglês Ridley Scott falou que o filme não ganhará uma releitura no futuro, como ocorreu com Napoleão. Scott diz que o longa que vai aos cinemas foi 100% escolhido por ele. “Conquistei o direito de ter o corte final. Isso acontece na maioria das vezes, os filmes que chegam aos cinemas são culpa minha”, brincou. “Faço a montagem enquanto estou no set, porque preciso ver como ele está ficando.”

Para Ler

Primeiro romance de Teresa Tavares de Miranda, No Meio do Livro conta a história de um professor universitário que sofre com a chegada da aposentadoria, sentimento que o leva a uma aventura inesperada. Lançamento no Bar Balcão, em São Paulo, em 11/11.

Para Ver

(Divulgação)

Back to Black (AppleTV+ e Amazon Prime) narra a vida da inglesa Amy Winehouse, que começou a cantar ainda na adolescência e se tornou uma das maiores artistas dos últimos tempos — até seu falecimento precoce, por abuso de álcool, em 2011.

Para ouvir

(Divulgação)

O guitarrista Marcelo Gross, da banda gaúcha Cachorro Grande, lança um novo trabalho solo: o álbum ao vivo Grossroads, em que apresenta canções inéditas e releituras de Dia Perfeito e Sinceramente, sucessos lançados por seu grupo.

Música
O novo álbum do The Cure

(Harmony Gerber)

Os reis do rock gótico estão de volta: o grupo britânico The Cure, liderado pelo guitarrista e vocalista Robert Smith (foto), lança Songs of a Lost World, primeiro álbum de músicas inéditas em 16 anos. As canções foram apresentadas aos poucos durante a turnê Shows of a Lost World, que contou com 90 shows e passou por 33 países. Smith, que fundou a banda em 1978, revelou que o projeto começou assim que ele compôs “Alone”, o primeiro single: “Assim que gravamos essa faixa, o disco inteiro se tornou claro para mim.”

Teatro
Palco intimista e cultura espanhola

Rubens Chiri / Perspectiva

Foram cinco anos até que a atriz Mara Carvalho realizasse o sonho de reunir restaurante, espaço cultural e teatro. O espaço nasce em grande estilo: de uma casa quase arruinada, ela montou o El Mercado Ibérico, em São Paulo, com gastronomia e cultura espanhola. Lá abriu um teatro intimista, com capacidade para 60 pessoas, onde três peças serão encenadas este ano: Os Cães de Rua, O Andante e Caio em Revista. No início do ano o local recebe Gala Dali, dirigida por Ulysses Cruz, em que ela interpreta a esposa do surrealista Salvador Dali.

Cinema
Festival com filmes italianos

(Divulgação)

A nova edição do tradicional Festival de Cinema Italiano no Brasil, parte do calendário cultural há 19 anos, levará clássicos e novidades a cerca de 70 cidades brasileiras. Além de uma série de filmes inéditos, que destacam a produção atual do cinema daquele país, haverá uma retrospectiva com algumas das principais obras dos diretores Vittorio de Sica e Roberto Benigni. Entre os trabalhos lançados recentemente estarão Nascida para Você, de Fabio Mollo, Romeu é Julieta, de Giovanni Veronesi, e O Penitente (foto), de Luca Barbareschi.

Exposição
Tesouros do continente americano

(Divulgação)

A Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo, realiza a exposição América Pré-colombiana: Corpo e Território, que apresentará mais de 90 peças arqueológicas de diversas civilizações que habitaram as Américas ao longo de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a mostra reunirá peças do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes e de coleções particulares. Serão apresentadas peças produzidas em cerâmica, metais, pedra e concha, muitas delas nunca antes exibidas ao público.