Divirta-se

48ª Mostra de Cinema de São Paulo reúne mais de 400 filmes

Evento favorito dos cinéfilos reunirá produções de 82 países, com destaques para o cinema indiano e o público infantil

Crédito: Divulgação

Anora, de Sean Baker: Leão de Ouro em Cannes é um dos destaques em São Paulo (Crédito: Divulgação)

Por Felipe Machado

A 48a edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre os dias 17 e 30 de outubro. O evento promovido por Renata de Almeida e sua equipe vai exibir 415 filmes de 82 países em 29 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A abertura acontece no dia 16, na Sala São Paulo, com a exibição de Maria Callas, longa de Pablo Larraín que estreou no Festival de Veneza e traz Angelina Jolie no papel principal. Destaque para produções premiadas nos circuitos internacionais, como Anora, de Sean Baker, e Tudo que Imaginamos Como Luz, de Payal Kapadia, respectivamente Leão de Ouro e Grand Prix no Festival de Cannes, e A Última Sinfonia, de Matthias Glasner, Urso de Prata de Melhor Roteiro em Berlim. O cartaz da Mostra é uma arte do indiano Satyajit Ray, que ganha uma retrospectiva no evento. A homenagem ao cineasta lança luz sobre a bem-sucedida indústria do cinema indiano, que conta com cerca de 30 filmes na programação. Outra novidade são as sessões dedicadas ao público infantil. A 1ª Mostrinha presta tributo aos 30 anos do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, e ao escritor e cartunista Ziraldo, morto em 2024, com a exibição dos dois filmes sobre o Menino Maluquinho, personagem mais conhecido do autor.

O século de Marcello Mastroiani

(Divulgação)

Os 100 anos de nascimento do italiano Marcello Mastroianni serão celebrados na sessão de Marcello Mio (2024), de Christophe Honoré, destaque no Festival de Cannes. Serão exibidos ainda seis filmes restaurados com o ator: Um Homem em Estado… Interessante, de Jacques Demy, O Apicultor, de Theo Angelopoulos, Olhos Negros, de Nikita Mikhalkov, Três Vidas e Só uma Morte, de Raúl Ruiz, e Viagem ao Princípio do Mundo, de Manoel de Oliveira.

Para Ler

(Divulgação)

Com mais de 60 anos de carreira, a psicóloga argentina Susana Balán passou os últimos 20 estudando um tipo específico de comportamento — um conceito criado por ela. O resultado é a interessante obra Entre Aqui e Lá: Compreendendo a Personalidade Link.

Para Ver

(Divulgação)

Criada por Ryan Murphy, a série Monstros, da Netflix, investiga o crime real cometido pelos irmãos Menendez, condenados pelo assassinato brutal dos pais em 1989. O elenco reúne Javier Bardem, Chloë Sevigny e Cooper Koch.

Para ouvir

(Divulgação)

O álbum 3001, de Rita Lee, é lançado em vinil pela primeira vez. Com produção de Roberto de Carvalho, ele venceu o Grammy Latino de Melhor Disco de Rock. O som combina o estilo rebelde de Rita e Roberto com música eletrônica.

Show
Paul McCartney volta ao Brasil

(Mj Kim)

O ex-Beatle Paul McCartney está entre nós mais uma vez. Ele deu início à sua nova turnê Got Back Tour na América do Sul com apresentações em Montevidéu (foto), Buenos Aires e Santiago. No Brasil, faz dois shows em São Paulo (15 e 16/10) e um em Florianópolis (19/10). O repertório terá mais de trinta músicas, incluindo sucessos de sua trajetória solo e dos Beatles. Ele deixa de fora o hit “Yesterday”, mas inclui uma novidade: a canção “Now and Then”, parceria com John Lennon, restaurada recentemente por meio de inteligência artificial.

Livros
A voz e a alma dos millennials

(Divulgação)

Desde sua estreia, Conversas Entre Amigos, de 2017, a escritora irlandesa Sally Rooney chama a atenção do público e da crítica por retratar com fidelidade as relações amorosas entre os jovens acostumados ao ambiente digital. Seu novo romance, Intermezzo, narra a história de dois irmãos. Peter, de 32 anos, está dividido entre duas mulheres, Sylvia, de sua idade, e Naomi, uma garota bem mais nova; Ivan, de 22, se apaixona por Margaret, 14 anos mais velha que ele. A obra deve virar filme, como Pessoas Normais, bem-sucedida adaptação para as telas.

Cinema
O jovem e ambicioso Donald Trump

(Divulgação)

Estrelado por Sebastian Stan e Jeremy Strong, o longa O Aprendiz, do diretor Ali Abbasi, retrata o início da carreira do ex-presidente Donald Trump nas décadas de 1970 e 1980, quando ganhou fama no mercado imobiliário e desenvolveu o seu estilo agressivo como empresário. O longa traz Sebastian Stan no papel de um inexperiente, porém ambicioso empresário, que se vê apadrinhado pelo influente advogado Roy Cohn. Vivido por Jeremy Strong, é Cohn quem o introduz à elite nova-iorquina e o guia na sua jornada em busca da fama.

Teatro
Os 80 anos de Irene Ravache

(Divulgação)

Quase cinco anos depois de sua estreia em São Paulo, a primeira temporada carioca de Alma Despejada celebra a vida e a carreira de uma das maiores e mais queridas atrizes do Brasil: Irene Ravache comemora 80 anos de idade e 65 de carreira. “Fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária”, afirma ela. Com direção de Elias Andreato, a peça venceu o Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Texto Original. Em cartaz no Teatro dos 4, até 27/10.