Divirta-se

A intensidade da Fuerza Bruta: acrobacias para celebrar os sentidos

Após seis anos, grupo argentino traz ao País sua performance que combina teatro imersivo e festa de música eletrônica

Crédito: Divulgação

AVEN: troca de energias entre os artistas e o público (Crédito: Divulgação )

Por Felipe Machado

Considerada uma das companhias mais viscerais da atualidade, a Fuerza Bruta está de volta ao Brasil após seis anos. Inspirado na força e nos elementos da natureza, o novo espetáculo, AVEN, é uma “celebração dos sentidos” levada ao palco por meio de números que combinam o enredo com acrobacias e performances radicais. A produção redefine o conceito de teatro imersivo, oferecendo ao público uma experiência sensorial única e vibrante. Em cartaz no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, se destaca pela capacidade de envolver a plateia em um clima de circo contemporâneo. O que difere a apresentação, então, de outros espetáculos semelhantes? O clima de festa, que remete a uma rave de música eletrônica. O show começa com um DJ, que prepara o local para uma jornada de sons e movimentos. O público é então envolvido por uma névoa, com água e confete, além de, em determinados momentos, serem convidados a participar do show em uma conexão física rara para os espetáculos teatrais. Após bem-sucedida estreia na Argentina, AVEN passou pelo México antes de chegar ao Brasil. Depois da temporada brasileira, segue para a Europa, com première em Londres. A nova atrção se junta a outras produções de sucesso da companhia, que, desde 2003, já visitou mais de 34 países e 58 cidades ao redor do mundo.

Argentino criou o fenômeno

(Jemal Countess)

O diretor de criação argentino Diqui James (foto, à esq.) é o cérebro por trás da Fuerza Bruta. Ele descreve AVEN como o show mais alegre da companhia — há, de fato, uma atmosfera de celebração, que pode ser sentida pela troca de energia entre artistas e público. “Com AVEN descobrimos coisas que nos fazem felizes: dançar rodeados de borboletas, entrar dentro de uma baleia, dançar de ponta cabeça. Uma viagem que ativa os cinco sentidos”, descreve James.

Para Ler

(Divulgação)

A perigosa jornada do ídolo do futebol pelo universo das drogas é descrita de forma sincera e corajosa em Casagrande e Seus Demônios. Nessa nova edição, que vai dos estádios às UTIs, a obra reforça o caráter de alerta para os perigos mortais do vício.

Para Ver

(Divulgação)

Favorita ao Emmy, com 23 indicações, a série The Bear (Disney+) chega a terceira temporada com um desafio: Carmen Berzatto tem de manter o nível elevado de seu restaurante enquanto aprende a conviver com Sydney (Ayo Edebiri).

Para ouvir

(Divulgação)

A banda Refúgio lança o álbum de estreia Velhos Hábitos com show em 20/7 no CitrusFest, em São Paulo. Com Eduardo Ramella (voz), Guga Maia (guitarra), Stock (baixo) e Fernando Barros (bateria), o grupo é uma boa aposta do novo rock nacional.

Exposição
Duas décadas de amor à arte

(Divulgação)

Em comemoração aos seus 20 anos de existência, o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, em São Paulo, reabre a exposição em homenagem ao artista que batiza a instituição e inaugura duas novas mostras — Wagner Celestino: Caminhos do Samba e Entre Linhas: Aurelino dos Santos e Rommulo Vieira Conceição (foto). “Esse é um momento em que voltamos os olhos à nossa própria história e à constituição do acervo para nos reafirmamos à luz de diálogos inéditos”, afirma Hélio Menezes, diretor artístico e curador das exibições.

Livros
Novo romance policial do Titã

(Divulgação)
(Divulgação)

O escritor e músico Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, volta à literatura com mais um romance policial, gênero que se tornou sua marca registrada na ficção. Após lançar livros protagonizados pelo detetive Bellini e o traficante Dom, que inspirou uma série na Amazon Prime, Bellotto lança Vento em Setembro. Na obra, ele amplia seu universo e fala de temas como o amor, o desejo e os traumas familiares. Com um enredo que aborda o desaparecimento do filho de um fazendeiro paulista, esse é mais um bom livro do roqueiro autor.

Teatro
O palco das sete mulheres

(@adrianodoria)

Após rodar pelo Brasil numa turnê que foi vista por mais de 45 mil pessoas, chega ao Teatro Itália, em São Paulo, a comédia Antes do Ano que Vem. É estrelada pela atriz Mariana Xavier, a Marcelina de Minha Mãe é uma Peça. Com direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, o espetáculo trata com leveza das dores emocionais e a capacidade de se reinventar para resolver os desafios da vida. No palco, a atriz interpreta sete mulheres que têm suas histórias conectadas pelo atendimento feito por uma central telefônica de voluntários.

Streaming
Inteligência artificial e emocional

(Divulgação)

Produzida pelo estúdio A24 e disponível na AppleTV+, a série Sunny traz Rashida Jones no papel de Suzie, uma norte-americana que mora em Kyoto, no Japão, e cuja vida muda radicalmente quando seu filho e marido desaparecem em um misterioso acidente de avião. Para amenizar a perda, ela ganha de presente um robô-companheiro de última geração fabricado justamente pela empresa de seu companheiro. A série de ficção científica é baseada no livro Dark Manual, de Colin O’Sullivan, escritor irlandês radicado no Japão.