Comportamento

Sua camiseta é um megafone. Ou quase isso. Entenda

As camisetas com mensagens e frases criativas viraram tendência entre anônimos e famosos. Do cômico ao poético, expressam posições políticas, valores e emoções

Crédito: Divulgação

A apresentadora Astrid Fontenelle: estampa com incentivo à leitura é campeã de vendas da marca Jouer Couture (Crédito: Divulgação )

Por Ana Mosquera

“Se não quiser falar sobre algo, use uma camiseta.” A frase de Maya Mattiazzo, professora de Moda e Luxo da ESPM, daria uma ótima estampa. O comentário traduz a tendência das camisetas com frases emblemáticas e mensagens diretas, sem rodeios. Por meio de pensamentos e palavras grafadas nessa que é a peça mais básica do guarda-roupa, anônimos e famosos se posicionam politicamente, questionam desigualdades, fazem piadas e soltam o verbo. Enquanto algumas remetem a curiosidades e memes bem-humorados, outras exibem valores e emoções, funcionando como verdadeiros desabafos — sobretudo de mulheres. Como o figurino é uma representação do que as pessoas são e pensam, o uso das roupas com ideias diretas é uma forma legítima de expressão.

A maior aderência às camisetas com frases tem raiz na busca por estilo aliado ao conforto, mas não só, segundo Maya. “Hoje nos entendemos como uma marca e um veículo de mídia. A internet cobra um posicionamento de todos sobre tudo, e as camisetas são uma forma de fazer isso.”


A modelo Hailey Bieber: a herdeira do ator Stephen Baldwin assume ser “filha do nepotismo” (Crédito:Divulgação )

“Acredito que isso tem a ver com as redes sociais, aquilo que se diz por meio de frases curtas e uma única imagem. Há um interesse crescente por esse tipo de linguagem”, diz a estilista Iara Wisnik. Ela lançou a camiseta “E LER E RELER” em parceria com a irmã, Marina Wisnik, multiartista e criadora de palíndromos — frases que podem ser lidas nos dois sentidos sem perder o significado.

Se a maioria dos recados é incorporada ao vestuário após sua criação, o impacto visual faz com que alguns modelos surjam diretamente nas roupas. “Eu peguei a imagem de uma mulher vestindo uma camiseta básica, branca, e comecei a desenhar em cima. Foi então que surgiu a inspiração para criar ‘e ler e reler’, que pode até soar como algo complexo, mas é direto, como deve ser uma frase numa camiseta”, diz Marina, que acredita que as mensagens nas peças de roupa têm o poder de trazer um pouco de cor e reflexão ao cotidiano. “É uma alegria a mais no dia a dia, do tipo que só a linguagem no estado de brincadeira e síntese pode propiciar.”

O ator Jorge Neto: o palíndromo da artista Marina Wisnik ilustra a peça da estilista Iara Wisnik, com design de Elaine Ramos (Crédito:Divulgação )

Espírito do tempo

No caso dos famosos, as peças são usadas para rebater fofocas e cobranças — muitas vezes carregadas de ironia. Recentemente, a cantora Rihanna desfilou por Nova York com uma camiseta com a frase “I’m retired” (“Estou aposentada”), após cansar de ser cobrada sobre a data de lançamento do novo álbum.

O sarcasmo esteve presente até na Semana de Moda de Berlim, ocasião em que a grife alemã Namilia desfilou regatas com as frases “Eu amo Ozempic” e “Muito bonita para ir à clínica de reabilitação”, em inglês criticando o culto à magreza e a ditadura da beleza. “O medicamento é um marco da época em que vivemos e a sociedade está mudando em função dele. Quando uma marca escancara isso, abre espaço para discussão. As roupas gritam o espírito do tempo”, diz Maya.

“Perdoe meu buldogue francês”: versão da Levi’s traz frase divertida (Crédito:Divulgação )

Não à toa, algumas grifes apostam em frases dedicadas à exaustão feminina86% das mulheres se sentem sobrecarregadas, segundo pesquisa da ONG Think Olga — e as camisetas mais vendidas da Jouer Couture são as que ironizam esse sentimento: “Tô calma, mas tô nervosa”, “Viva & Atazanada” e “Quero acordar com tudo resolvido”, dizem.

Os recados, muitas vezes, têm a função de incentivar a própria pessoa. “Eu costumo vestir a camiseta com a frase ‘Não desisto’ quando estou prestes a fazer isso. E não é que dá certo?”, afirma Mariana Bonfanti, estilista da Jouer Couture. “Parece que algo mágico acontece.”

Rihanna: cansada de ser cobrada por novo álbum, cantora brincou com a aposentadoria (Crédito:Thiago Pethit)