Comportamento

A cidade viking existiu ou não?

Uma fortificação do século X, encontrada na ilha de Wolin, Polônia, pode ter sido Jomsborg, a mítica morada dos guerreiros que é procurada há anos

Crédito: Divulgação

Festa anual em Wolin reúne poloneses e turistas estrangeiros na representação de batalhas vikings; abaixo, ilustração de como seria Jomsborg (Crédito: Divulgação)

Por Alan Rodrigues

Pode ter chegado ao fim um dos maiores enigmas da Era Viking: a localização da lendária vila de Jomsborg, um dos mais importantes entrepostos comerciais dos Nórdicos na Europa continental. Poderoso reduto militar dos escandinavos entre os séculos VIII e XI, a cidade também é conhecida por Jomsvikings. No suposto lugarejo mítico hoje se encontra a ilha de Wolin, Polônia.

Com cerca de seis mil habitantes no Século 10, era um lugarejo cosmopolita. Lá, além dos vikings, também viviam eslavos, russos e saxões. A expansão marítima das populações escandinavas durante a Era Viking (por volta de 750-1050 d.C) foi uma transformação profunda na história mundial. “O mundo viking sempre fascinou as pessoas ao longo dos anos. Esse povo guerreiro e conquistador instiga a imaginação”, diz o arqueólogo polônes Wojciech Filipowiak, 37.

(Divulgação)

Mito revive na mídia

Autor do atual achado arqueológico, Filipowiak avalia que nos últimos anos, várias obras, livros, filmes, séries e até brinquedos de videogames revitalizaram o mito viking – o que confere ao seu trabalho uma importância ainda maior.

Ao certo, a descoberta não foi por acaso. A cidade de Wolin e seus arredores são escavados por arqueólogos desde 1828.

“Em 2021, conduzi uma escavação preventiva em uma localidade próxima de Wolin que revelaram várias sepulturas e vestígios calcinados de estruturas de madeira, as quais eu acredito serem restos de uma muralha incendiada no Século X”, disse Filipowiak ao jornal New York Times.

Chamado para inspecionar o local por conta da construção de uma torre de observação turística, Filipowiak começou a escavar a área da Colina dos Enforcados, um parque público que já foi um local de execução e cemitério.

Nas escavações foram encontradas madeiras carbonizadas indicando os restos de uma fortaleza do século X. “Os vestígios dessa fortificação coincidem com a lendária Jomsborg”, concluiu.

Wojciech Filipowick, arqueólogo polonês: descoberta não foi acaso (Crédito:Justyna Stachowska/ Gato Studio)

“Os vestígios dessa fortificação coincidem com as informações que temos da lendária Jomsborg.” Wojciech Filipowick, arqueólogo polonês

Alguns estudiosos acreditam que Jomsborg nunca foi um lugar real, mas uma lenda transmitida e bordada ao longo dos séculos.

“Os elementos orgânicos desenterrados estão muito deteriorados devido ao ambiente arenoso do local, o que não favorece a sua preservação. No entanto, a análise por carbono-14 dessas descobertas está em andamento e deve permitir uma datação mais precisa dos ossos encontrados e das estruturas mencionadas”, aposta Filipowiak.

Só mesmo a ciência para por fim a este mistério e, confirmada a localização, aumentar o fluxo do “turismo viking” na região, que abriga festas em que as pessoas encarnam guerreiros do século X.