Divirta-se

Os novos hinos de Manchester

Em 'Council Skies', o ex-guitarrista do Oasis, Noel Gallagher, homenageia a cidade natal no seu melhor álbum solo

Crédito: Matt Crockett

Noel Gallagher em dose dupla: um dos melhores compositores britânicos da atualidade (Crédito: Matt Crockett)

Por Felipe Machado

Quando o Manchester City venceu a Liga dos Campeões, no último sábado 10, os jogadores comemoraram cantando Wonderwall, sucesso dos ídolos locais do Oasis. O grupo terminou em 2009, mas os fãs não precisam mais se sentir órfãos: o novo álbum solo do ex-líder Noel Gallagher é melhor que muitos trabalhos de sua antiga banda.

A volta à cidade de Manchester deve ter exercido no Noel Gallagher’s High Flying Birds uma influência muito positiva, afinal Council Skies é o primeiro lançamento gravado em seu estúdio particular, recém-inaugurado na cidade britânica. “Sua música é uma expressão de quem você é. Seu estúdio também deve ser”, explicou Gallagher à ISTOÉ.

O artista diz que o disco é um retorno ao passado, época em que ele “sonhava acordado e olhava para o céu, imaginando o que a vida lhe traria”. Pois ela lhe trouxe muito sucesso e o tornou um dos homens mais ricos da Inglaterra.

“Cresci em meio à pobreza e o desemprego. A música me tirou desse mundo. Eu queria que minhas canções transformassem as pessoas, e elas me transformaram.”
Noel Gallagher 

É difícil escolher a melhor entre tantas faixas excelentes, mas o destaque vai para Pretty Boy. É uma parceria com outro nativo da cidade, Johnny Marr, guitarrista do The Smiths. Em Manchester, a comemoração dos fãs vai muito além dos estádios de futebol.

O bruxo comemora no palco

Hermeto Pascoal: doutor (Crédito:Divulgação)

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal é um dos mais inventivos artistas da história da música brasileira. Pois o talento do alagoano acaba de ser celebrado no exterior: ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da renomada Juilliard School, em Nova York, das mãos do trompetista Wynton Marsalis. No próximo 22 de junho, o “bruxo dos sons” comemora a qualificação e o aniversário de 87 anos no palco do Bourbon Street, casa de jazz em São Paulo.

Para Ler

Um ex-pistoleiro troca o sertão nordestino pelo Rio de Janeiro para trabalhar como porteiro. O passado de violência, porém, volta à tona quando sua filha sofre uma agressão. Enquanto Anoitece é mais um romance contundente de Luiz Eduardo Soares.

Para Ver

‘And Just Like That…’: de volta (Crédito:Divulgação)

A segunda temporada de And Just Like That...(HBOMax) traz de volta as inseparáveis Carrie (Sarah Jessica Parker), Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon). A novidade é o retorno de Samantha (Kim Cattrall), afastada desde 2004.

Para ouvir

Yussef Dayes: promessa do jazz (Crédito:Divulgação)

O multi-instrumentista Yussef Dayes é uma grande promessa do jazz britânico e um dos artistas mais jovens a tocar no Royal Albert Hall, em Londres. Rust, novo single do álbum Black Classical Music, tem parceria com o músico Tom Misch.

Arte
MAM reúne gravuras de Babinksi

Gravura de Maciej Babinksi (Crédito:Divulgação)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo inaugura mostra com mais de 20 obras de Maciej Babinksi, todas recém-integradas ao acervo da instituição. O conjunto criado pelo polonês radicado no Brasil representa a variedade de estilo e técnicas usadas pelo artista, passando pela xilogravura e com ênfase na gravura em metal. “Trata-se de uma seleção representativa e generosa feita pelo próprio Babinski”, afirma o curador Cauê Alves, que reuniu trabalhos produzidos desde 1950 até os anos 2000. Em cartaz até 13 de agosto.

Documentário
Festival internacional em SP

Miúcha: atração de documentário no festival In-Edit (Crédito:Divulgação)

O cineasta Ron Mann é o homenageado na 15a edição do In-Edit, festival dedicado ao universo da música. O canadense vem ao País apresentar seus filmes, entre eles Imagine the Sound, importante relato da história do jazz. Outros destaques são Ovelha Negra (2007), que exibe a trajetória de Rita Lee, Personality Crisis, dirigido por Martin Scorsese sobre a vida de David Johansen, cantor do New York Dolls, e Miúcha, a Voz da Bossa Nova (foto), de Daniel Zarvos e Liliane Mutti.

Teatro
Brasil e Escócia pelo meio ambiente

O projeto Drama for Change promove uma reflexão sobre o conceito de justiça climática a partir de uma peça de teatro criada em parceria com o Playwrights Studio, da Escócia. O espetáculo foi escrito a quatro mãos pela escocesa Hazel Darwin-Clements e a roteirista brasileira Vana Medeiros, sob coordenação de Péricles Silveira. Vana é autora do longa Mulher Oceano e do curta Polaris; Hazel produz e apresenta os podcasts People to People, CliMates e Small Small Rainbows. Entrada gratuita no Teatro Cultura Inglesa, em 17 e 18 de junho.

Música
Memórias cariocas e lusitanas

Moacyr Luz (à esq.) com o francês Pierre Aderne: parceria incomum (Crédito:AF Rodrigues)

Primeiro álbum do sambista carioca Moacyr Luz (à esq.) com o francês Pierre Aderne, Mapa dos Rios é o resultado do encontro entre os músicos no bairro de Alfama, em Lisboa. O disco foi gravado na ponte aérea Brasil-Portugal, entre fevereiro de 2022 e maio de 2023. “Foi como se compuséssemos para um filme, tendo como cenário as recordações do nosso passado em comum”, diz Aderne. Fundador do evento Rua das Pretas, ele promove a arte brasileira na Europa há 12 anos.