Gente

Bruna Aiiso e outros atores que fazem a diferença

Crédito: Divulgação

Bruna Aiiso: ativista pela presença de asiáticos na dramaturgia (Crédito: Divulgação)

Por Elba Kriss

No ar como Laurita em Terra e Paixão, na Globo, a atriz Bruna Aiiso é um dos destaques da novela de Walcyr Carrasco. A médica psiquiatra da história é quem prescreve remédios tarja preta para Petra (Debora Ozório), que acaba se viciando nos medicamentos. A trama já revelou que a profissional de saúde tem seu passado misterioso, bem como conduta duvidosa. Bruna celebra a visibilidade em horário nobre: “Ser a única atriz de ascendência oriental em um produto tão importante como uma novela das nove é uma vitória a ser comemorada”, diz à ISTOÉ.

A artista é ativista da causa e luta pela presença de asiáticos na dramaturgia. “Identifico um crescimento significativo da nossa inserção no mercado audiovisual, porém, caminhando a passos lentos”, analisa. Segundo ela, é preciso que os talentos se atentem a respeito da relevância dos personagens para os quais são escalados. “A representatividade acontece com a importância, valorização e oportunidades cada vez maiores. Queremos, sim, os lugares de destaque e por que não as protagonistas?” O alerta é digno de aplausos.

A voz dos games

Atriz Valéria Silva (Crédito:Mayara Jacques)

Nascida em Santos, em São Paulo, a atriz Valéria Silva vive desde os 21 anos nos EUA. A mudança se deu graças à conquista de uma bolsa de estudos na New York Film Academy, famosa escola de cinema na Big Apple. O sonho virou realidade para a brasileira de 31 anos: ela é um dos destaques de O Faixa Preta — A Verdadeira História de Fernando Tererê, filme disponível no streaming da Amazon Prime Video. Valéria também tem sucesso como dubladora. É a voz de Brava, personagem do jogo Rainbow Six Siege. A experiência foi desafiadora: “Nem sempre temos as imagens de referências. A maioria é na base da imaginação”, conta à ISTOÉ. “O mercado dos videogames fatura mais que o do cinema. É um business promissor.” Apesar das oportunidades no exterior, Valéria admite um sonho: “Fazer novela no Brasil é uma das minhas metas.” Por enquanto, ela permanece na ponte aérea Brasil-EUA.

Ele gosta de ser vilão

Ator Emilio Dantas (Crédito:Mauricio Fidalgo)

Encarnar um antagonista é saber lidar com o rancor do público ­— algo que o ator Emilio Dantas está tirando de letra. Na pele do Theo em Vai na Fé, da Globo, o galã é a atual sensação do folhetim de Rosane Svartman. O personagem virou o homem que o publico ama odiar. Mérito de Dantas, que se entrega ao papel de corpo e alma. “Está sendo uma delícia fazer esse vilão”, admitiu ele, lá no início das gravações. “Ele é um aproveitador. Tem a fé no caos.” O enredo favorece: em cena recente, ele apareceu cantando Cazuza. O ator havia feito sucesso interpretando o roqueiro no musical Pro Dia Nascer Feliz. Um spoiler da novela: Theo será denunciado por abuso sexual nos próximos capítulos.

Ano sabático

Ator Tom Holland (Crédito:Pascal Le Segretain)

O ator Tom Holland decidiu dar uma pausa na carreira e tirar férias em 2024. O motivo de seu afastamento de Hollywood: a série Entre Estranhos, da Apple TV+, o levou ao limite. O astro da franquia Homem-Aranha interpreta um assassino com transtorno dissociativo na produção. “Explorei certas emoções que nunca havia experimentado antes. Foi um período pesado”, admitiu. Além disso, Holland teve que cumprir com as obrigações de produtor, uma vez que também investiu na área executiva da série. “Lidar com problemas do dia a dia, que acompanham qualquer set de filmagem, adiciona um nível extra de pressão.” Quem disse que a vida em Hollywood era fácil?

Musa no Caribe

Atriz Heather Graham (Crédito:Divulgação)

Aos 53 anos, a atriz Heather Graham tirou o fôlego dos fãs ao aparecer de biquíni em um ensaio de fotos na Jamaica. As imagens na praia caribenha em nada lembram o atual trabalho da artista, o thriller Suitable Flesh. O longa foi exibido no Tribeca Film Festival, em Nova York. A maré anda boa para Heather, a eterna musa de Austin Powers: O Agente ‘Bond’ Cama. Com a carreira cada vez mais reconhecida, ela não se arrepende de não ter tido filhos. “As mulheres não podem dizer ‘eu não quero ser mãe’. Com os homens, isso é legal. Hoje temos liberdade para fazer as nossas próprias escolhas”, afirmou. “Teria sido legal ter filhos, mas hoje me sinto livre.”

Um brinde às ONGs

Ator e empreendedor Kevin Hart (Crédito:Divulgação)

Além da carreira como ator e comediante em Hollywood, Kevin Hart é um empreendedor de respeito. O humorista é sócio-fundador da marca de tequila Gran Coramino, mas ele busca mais do que lucros. Em parceria com organizações sem fins lucrativos, o artista de 43 anos criou um programa para apoiar pequenos empreendedores negros e latinos. “Frequentemente eles têm menos probabilidade de ter reservas de caixa e acesso a crédito e capital, o que limita a capacidade de crescimento”, explicou Hart. Assim nasceu a The 2023 Coramino Fund, que já beneficiou mais de 50 empresas com US$ 10 mil cada.