Divirta-se

A poesia musical de Bethânia, em mostra e em shows

Com vídeos e fotos do arquivo pessoal da cantora, a ocupação no Itaú Cultural é uma viagem sensorial por sua vida e obra

Crédito: Divulgação

Maria Bethânia: fortes raízes em Santo Amaro da Purificação, na Bahia (Crédito: Divulgação )

Por Felipe Machado

A Ocupação Maria Bethânia no Itaú Cultural traz uma imersão única na vida e obra da icônica artista. Dividida em dois andares, a mostra proporciona uma experiência visual e sensorial que revela os laços entre a cantora, suas palavras e a cultura do Recôncavo Baiano. Com curadoria de Bia Lessa e pesquisa audiovisual de Antônio Venâncio, o evento celebra a influência da arte na vida de Bethânia e sua família. Explorando a poesia e a literatura que moldaram sua trajetória, a exposição, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até 9/6, apresenta cerca de 100 fotos no térreo, retratando diferentes aspectos da vida social de Bethânia — muitas delas, do acervo familiar. No primeiro andar, uma instalação composta por 47 monitores exibe imagens documentais de sua obra e vida, destacando seu diálogo com grandes nomes das letras. Há materiais ainda mais pessoais, como os bordados Rotas do Abismo e O Céu de Santo Amaro. Os tecidos revelam a intimidade da artista com as palavras, que expressou seus sentimentos durante o período de isolamento da pandemia. “Chamar isso que faço de bordado é engraçado, é uma ofensa a quem realmente sabe bordar”, diz a cantora, na apresentação da exposição. “Gosto de costurar palavras, de escrever com linhas, de inventar. É um desabafo, um modo de me expressar. Como artista, além do isolamento e da solidão, ser proibida e não conseguir me expressar é insuportável para mim.” Bethânia, que celebra seis décadas de carreira, completa 77 anos em 2024.

Reunião familiar no palco

Após o fim da turnê Fevereiros, que correu o País até terminar no show de 9 de março, em São Paulo, Bethânia volta aos palcos em agosto. Dessa vez, vem acompanhada de um convidado muito especial: seu irmão Caetano Veloso. A turnê Caetano & Bethânia (foto) estreia no Rio de Janeiro, em 3/8, depois segue para apresentações em Belo Horizonte (7/9), Belém, (29/9) Porto Alegre (12/10), Brasília (9/11), Salvador (30/11), finalizando a excursão em São Paulo (14/12).

Para Ler

(Divulgação)

Importante jornalista e crítico teatral brasileiro, Alberto Guzik faria 80 anos em 2024. Chega às livrarias A Estátua de Sal de Sodoma, obra póstuma e inédita do autor, que foi ator do grupo Os Satyros e um dos fundadores da SP Escola de Teatro.

Para Ver

(Divulgação)

O Regime, produção do streaming Max (ex-HBO), traz Kate Winslet no papel de uma ditadora de um país fictício no Leste europeu. A crítica ao autoritarismo tem direção de Stephen Frears (A Rainha) e Jessica Hobbs (The Crown).

Para ouvir

(Divulgação)

A cantora Roberta Campos, uma das maiores revelações da MPB nos últimos anos, lança “Me Surpreenda”, primeiro single do disco Quatro Mãos, que sai em 19/4. A canção é uma parceria com George Israel, do grupo Kid Abelha.

Série
O poder da alimentação saudável

(Divulgação)

Uma nova produção da Netflix sobre reeducação alimentar traz uma abordagem interessante. Você é o que Você Come: A Dieta dos Gêmeos é baseada em um estudo criado pelo cientista nutricional Christopher Gardner, da Universidade de Stanford. A série propõe a gêmeos idênticos que mudem de dieta e estilo de vida por oito semanas. A proposta é descobrir como certos alimentos afetam o corpo humano — o gêmeo que adota uma dieta vegana apresenta melhores índices de saúde, redução de colesterol e menor risco de problemas do coração.

Livros
Um guia para enfrentar a perda

(Divulgação)

Especialista em sustentabilidade, a jornalista Sonia Consiglio se viu diante de uma tragédia pessoal em março de 2023, com a morte súbita do marido, Elmo Paulo Favaretto, aos 59 anos. Decidiu se dedicar à escrita para homenageá-lo — e também para superar o trauma. O resultado é #Sobrevivi, o que li, Aprendi e Vivi no meu Luto, obra lançada pela Editora Heloisa Belluzo. Como inspiração, Sonia leu 24 livros sobre o tema, de autores como Sigmund Freud e Chico Xavier. O resultado é um guia de referências literárias que ajuda a enfrentar o luto.

(Divulgação)

Museu
A arte do mestre no MASP

(Divulgação)

Um dos maiores artistas do século 20 ganha uma importante mostra no Museu de Arte de São Paulo. Francis Bacon: A Beleza da Carne, com curadoria de Adriano Pedrosa, cobre mais de quatro décadas de trabalho do pintor britânico em uma exposição que reúne cerca de vinte obras produzidas até 1980. Os quadros, que expõem a influência da sexualidade na trajetória de Bacon, vêm de instituições como Tate (Londres), MoMA (Nova York), Museu Tamayo (Cidade do México), Stedelijk Museum (Países Baixos), entre outras.

Teatro
Memórias póstumas de Machado

(Divulgação)

O Sesc Santo Amaro, em São Paulo, recebe a Armazém Companhia de Teatro com o espetáculo Brás Cubas, versão cênica de Paulo de Moraes para a obra-prima de Machado de Assis. Mas o texto não é 100% fiel ao original, uma vez que insere o autor na peça, como personagem. “O espetáculo tem uma certa vinculação com o sonho. A história se passa dentro da casa de Machado”, explica Moraes. A montagem foi o espetáculo mais bem avaliado pelo público no Festival Internacional de Teatro de Wuzhen, na China. Em cartaz até 5/5.