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Range Rover Evoque HSE R-Dynamic: emissão zero sem eletrificação (e luxo nota dez)

Crédito: Divulgação

Range Rover Evoque: on e off-road no maior estilo (Crédito: Divulgação )

Por Flávio Silveira

Se um SUV elétrico da moda não serve a você, não significa que você não pode ter um carro “eco-friendly”. O Evoque é um exemplo: flex, pode usar etanol, combustível nacional e renovável, considerado de “emissão zero” – ao menos de CO2, principal culpado pelo aquecimento global. Afinal, para crescer, a cana-de-açúcar capta dióxido de carbono e devolve oxigênio. Não livra o SUV de emitir outros gases maléficos, mas atenua o problema que mais preocupa. Aliás, há uma briga na indústria entre os que querem eletrificação total (não inocente ambientalmente) e os que apostam em tecnologia híbrida eletricidade-etanol.

O Evoque ainda tem um ótimo motor flex, com 250 cv e 360 Nm, e desempenho excelente. E, por não ser elétrico, tem preço menor: pelo valor do BMW X1 a bateria, tem melhor desempenho rodoviário. Está certo que o consumo é alto (fizemos 6 km/l na estrada e 3,5 na cidade), limitando o alcance. Mas ainda assim ele é maior que nos elétricos – e o abastecimento é rápido.

Comparado aos rivais premium a gasolina, como BMW X1 e Audi Q3, ele é mais caro. Mas, enquanto eles são SUVs de entrada de marcas premium, o Evoque é um Range Rover.
Mesmo no uso urbano, é mais SUV, com posição de guiar mais elevada, e extremamente mais luxuoso.
Tem telas sofisticadas, incluindo para ajustar o ar e modos de condução, mas sem abrir mão de botões.
Além de um genial retrovisor interno por câmera, som excepcional e muito mais.
Fica devendo só alguns (inúteis, ao menos na minha opinião) sistemas semiautônomos.

Andando a 120 km/h em nona marcha, ele marca 1.700 rpm, absurdamente silencioso. Qualquer toque nas aletas ativa o modo manual, e as suspensões equilibram absorção de impactos e dinâmica.

Por fim, o Evoque humilha os rivais em qualquer atividade off-road: tem 21,2 cm de vão do solo, 4×4 com seletor de terreno e ótimos ângulos de ataque e saída. Um carro que envelheceu bem, mas deve mudar logo – além de ganhar retoques visuais, deve se render à eletrificação em breve.

(Divulgação)
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É nos detalhes que se vê as qualidades do Evoque, com muito capricho nos materiais e na montagem (e ainda encara um off-road)

Concorrentes

Bmw x1 sDrive20i m sport R$ 354.950
Audi q3 perf. black 45 R$ 351.990

Range Rover Evoque HSE R-Dynamic

Preço básico R$ 427.950
Carro avaliado R$ 459.950

Motor: dianteiro, quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Combustível: flex
Potência: 250 cv (g/e) a 5.500 rpm
Torque: 360 Nm de 1.300 a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: integral, seletor de terreno
Dimensões: 4,371 m (c), 1,904 m (l), 1,649 m (a)
Entre-eixos: 2,681 m
Pneus: 235/50 R20
Porta-malas: 591 a 1.383 litros
Peso: 1.850 kg
Tanque: 47 litros
0-100 km/h: 7s5
Velocidade máxima: 230 km/h
Consumo na cidade: 5,4 km/l (e) e 8,2 km/l (g)
Consumo na estrada: 7,1 km/l (e) e 10,4 km/l (g)
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: B (Fora de Estrada Grande)