Divirta-se

As imagens do recorde de Pelé

Há quase 60 anos, o craque fez oito gols na mesma partida. O trabalho do fotógrafo Antonio Lucio só veio à luz agora

As imagens do recorde de Pelé

A Goleada: obra resgata um jogo histórico para o futebol brasileiro

Por Felipe Machado

Debaixo de chuva, em um sábado à tarde na Vila Belmiro, em 1964, o Santos derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto por 11 a 0. Pelé estufou as redes oito vezes, quebrando o recorde de gols feitos por um jogador na mesma partida. Apesar do placar histórico, pouca gente guarda o jogo na memória: ele não foi televisionado, nem filmado, e não havia nem mesmo um registro fotográfico desse dia.

Ou seja, tirando os 9.437 presentes no estádio, nunca ninguém havia visto o que aconteceu. Até agora: os negativos foram localizados em 2018 no acervo do premiado repórter fotográfico Antonio Lucio (1930-2000), e agora ganham forma de livro. A Goleada, publicação da Capella Editorial, traz ainda textos de Antero Greco e Roberto Salim.

“Contamos essa história de uma forma criativa, baseada nos fatos históricos, mas com um pouquinho de literatura”, diz Antero.

Outros grandes marcos de Pelé, como o tento contra o Fluminense no Maracanã, em 1961, que lhe rendeu uma placa (e daí o termo “gol de placa”), também ficaram apenas na memória de quem estava lá ou no imaginário de quem ouviu ao vivo as transmissões de rádio ou leu nos jornais no dia seguinte.

O resultado de 11 a 0 só não foi maior porque o goleiro do Botafogo, Galdino Machado foi eleito o melhor jogador em campo e guardava o relógio que ganhou como prêmio até seu falecimento, em 2015. (Colaborou Daniel Dystyler)

Tesouro em forma de fotografia

(Divulgação)

Quem localizou as fotos foi a filha de Antonio Lucio, a jornalista e pesquisadora Silvia Herrera. Em 2018, quatro rolinhos de filme ainda não revelados foram encontrados dentro de um pote de alumínio, no armário herdado do pai.

Antonio Lucio conseguiu registrar todos os gols do jogo, numa época em que as câmeras eram bem mais rudimentares. Por isso, impressiona a qualidade da sequência que nos deixa imaginar com precisão, como cada jogada aconteceu.

Para Ler

Almoço de Domingo, de José Luiz Peixoto, recupera as memórias do patriarca de um poderoso império cafeeiro prestes a fazer noventa anos. A combinação de biografia, romance e registro histórico comprova o talento desse grande autor português.

Para Ver

(Divulgação)

Vale o Escrito, série documental sobre o jogo do bicho, é o maior sucesso da Globoplay. Mostra como o crime dominou o Rio de Janeiro, por meio de famílias que agem também no carnaval e futebol com a conivência das autoridades.

Para ouvir

(Divulgação)

Para celebrar três décadas de carreira, a cantora Ivete Sangalo lança o EP Reivete-se (Altafonte), com três novas faixas. O primeiro single, “Macetando”, parceria com Ludmilla, será destaque no show Esquenta, em 20/12, no estádio do Maracanã.

MPB
Milton queria ter um filho com Gal

(Diego Ruahn)

Um estúdio isolado com vista cinematográfica para as montanhas de Minas Gerais foi o cenário perfeito para a gravação da série Milton e o Clube da Esquina. Na produção da Gullane, o cantor e compositor Milton Nascimento se reúne com os ex-membros do grupo Lô Borges, Márcio Borges e Ronaldo Bastos e recebe convidados especiais que chegam para gravar versões inéditas de seus grandes sucessos. Ao longo de seis episódios exibidos no Canal Brasil, o ator Gabriel Leone conduz entrevistas com Gal Costa, Seu Jorge, Criolo, Maria Gadú, Samuel Rosa, Iza e Ney Matogrosso. A atração é baseada no livro Os Sonhos não Envelhecem, de Márcio Borges. “A série foi um projeto marcante para mim. Principalmente pela forma como tudo foi feito, em Minas Gerais, cercado pelas montanhas de minhas tantas memórias. E onde tive o privilégio de receber artistas, músicos, profissionais e técnicos dos quais tenho a mais profunda amizade e admiração. Dividimos a mesma casa durante os vários dias de gravação e, o mais bonito de tudo isso, com um único objetivo: cantar e contar as canções do Clube da Esquina”, conta Milton. Seu Jorge falou sobre sua relação com o artista: “Ele eleva quem escolheu a música como profissão. Há muitos anos mexe com a alma das pessoas”. Um dos destaques da série é o episódio com Gal Costa. Além de interpretar “Paula e Bebeto”, a cantora revela que os dois tinham planos de ter um filho juntos, mas nunca levaram a ideia à frente. Criado no início dos anos de 1970, o Clube da Esquina é lembrado até hoje, mesmo tendo lançado apenas dois álbuns. O nome veio de um local em Belo Horizonte onde o grupo costumava se encontrar para tocar violão e conversar. A direção é de Vitor Mafra, com coprodução de Suzana Villa Boas.

(Diego Ruahn)

Série
Suspense marca produção sueca

Baseada no best-seller de Mattias Edvardsson, a série sueca Uma Família Quase Perfeita (Netflix) é um dos maiores sucessos de audiência do streaming. Narra a história de Stella, filha de um casal considerado modelo na pequena cidade de Lund, que se torna a principal suspeita de um misterioso caso de assassinato. A partir daí, seus pais fazem de tudo para provar a sua inocência. O que torna a produção interessante é a combinação de crítica de costumes, suspense policial e thriller jurídico — além de seu desfecho surpreendente.

(Divulgação)

Teatro
O espírito de Natal entra em cena

Uma das histórias natalinas mais conhecidas ganha versão no palco em uma adaptação de Miguel Falabella. O ator interpreta o avarento Scrooge em A Christmas Carol — Um Conto de Natal. Dirigido por Fernanda Chamma, o espetáculo fica em cartaz até 17/12 no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. “Para mim, é o único espetáculo natalino que realmente aborda o resgate de valores”, diz Fernanda. A obra de Charles Dickens tornou-se popular após ter servido de inspiração para a criação do personagem Tio Patinhas, da Disney.

(@drianodoria)