Cultura

Dupla principal de ‘Forrest Gump’, Tom Hanks e Robin Wright voltam às telas em ‘Aqui’

Estreia das mais esperadas, o filme Aqui reúne diretor e protagonistas de Forrest Gump 30 anos depois daquele sucesso

Crédito: Divulgação

Filme usou Inteligência Artificial para rejuvenescer os atores (Crédito: Divulgação)

Por Ludmila Azevedo

Inspirado na graphic novel homônima de Richard McGuire, Aqui narra uma história que se passa em um único local através dos séculos. O filme é protagonizado por Tom Hanks (Richard) e Robin Wright (Margareth). Eles se conhecem no final da adolescência, quando têm planos de ingressar na universidade, mas a gravidez inesperada muda esses projetos. Diferentemente de muitas produções em que atores mais novos seriam escalados para interpretar a fase jovem, o diretor Robert Zemeckis, conhecido pelo seu entusiasmo pela tecnologia, usou inteligência artificial para tirar alguns anos de Hanks, 68, e Wright, 58. A iniciativa, evidentemente, vem suscitando debates sobre o uso e consequências desses recursos na arte.

Aqui é o resultado do fascínio de Zemeckis por “histórias invisíveis” que habitam os espaços do cotidiano. “Eu morava em uma casa com centenas de anos de idade”, lembra o diretor. “Olhei para as paredes e pensei nas vidas que passaram por aquele mesmo lugar: as alegrias, as tristezas, as tribulações. As paredes permanecem, mas as histórias mudam.” Esta reflexão o levou a embarcar numa odisseia cinematográfica que faz uma viagem da pré-história até o futuro, mostrando a passagem do tempo através de um único espaço imutável. Nesse espaço, que é a sala de estar, cabem muitos sentimentos: esperança, perdas, encontros, festas, desejo, tristeza, nascimento, morte e, de forma destacada, relações de amor.

Reencontro de estrelas

(Divulgação)

Em 1994, o longa-metragem Forrest Gump – O Contador de Histórias foi um sucesso estrondoso de bilheteria, além de vencer prêmios importantes como o Oscar. Baseado no romance homônimo de Winston Groom, o diretor Robert Zemeckis formou, ao lado do roteirista Eric Roth, um time dos sonhos encabeçado por Tom Hanks e Robin Wright. Trinta anos depois, em Aqui, os quatro trabalham juntos novamente e em sintonia. Como disse a atriz principal, essa colaboração foi como “reunir a banda novamente”, destacando a conexão criativa e fluida entre eles.

Para Ler

(Divulgação)

De Quatro, da multiartista norte-americana Miranda July, é um romance ousado e que apresenta uma protagonista de 45 anos que decide viajar de Los Angeles a Nova York de carro para comemorar seu aniversário, mas os planos mudam completamente e tomam um caminho surpreendente.

Para Ver

(Divulgação)

O Caso dos irmãos Naves, dirigido por Luiz Sergio Person, é considerado um clássico do cinema brasileiro. O filme acaba de chegar à plataforma Itaú Cultural Play e tem no elenco atores como Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, John Herbert e Lélia Abramo.

Para ouvir

(Divulgação)

A música “Ilha de Santiago” foi composta pelo renomado artista cabo-verdiano Mário Lúcio em 2002. Recentemente, ganhou uma nova versão, com o autor, a cantora brasileira Natasha Llerena e o rapper Emicida. Disponível em todas as plataformas.

Show
Brasilidade em tom maior

Cantor, compositor e violononista João Bosco sobe ao palco do Sesc Vila Mariana, entre sexta-feira, 17, e domingo, 19, para celebrar a sua carreira. O artista mantém sua identidade musical única, marcada pelo ritmo pulsante, letras profundas e melodias cativantes que o tornaram uma figura tão reverenciada na MPB. No repertório do artista, canções do último disco, Boca Cheia de Frutas, além de seus sucessos como “Incompatibilidade de Gênios”, “O Mestre-Sala dos Mares”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Corsário”.

Teatro
Das ruas para o palco

(Divulgação)

Proncovô cumpre temporada no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de janeiro. Protagonizado por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo reúne música e teatro, celebrando a arte do caminhar, uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, e direção musical de Sérgio Pererê. Proncovô já circulou por 28 cidades de 4 estados do norte, nordeste e sudeste brasileiros.

Férias
Com um toque do Oriente

(Divulgação)

A Japan House São Paulo oferece uma programação com atividades gratuitas para aproveitar o período das férias escolares. São oficinas criativas, visitas mediadas às exposições em cartaz, atividades literárias e palestras que vão até o dia 30 de janeiro. Um dos destaques é a exposição A Vida que Se Revela (foto), que fica em cartaz até 13 de abril. Já Princípios japoneses: design e recursos vai até 4 de maio. Uma oportunidade para conhecer diversas facetas da cultura japonesa.

Ocupação
Celebrar a cultura negra

(Divulgação)

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo a ocupação Trilogia Matriarcas, que homenageia a vida e obra de Helena Theodoro, primeira doutora preta do País. A programação celebra os 80 anos de sua trajetória, marcada pela defesa da cultura afro-brasileira e pelo enfrentamento ao racismo estrutural. A agenda é extensa e inclui teatro — com as peças Mãe de Santo, Mãe Preta e Mãe Baiana, que também é filme e será exibido (foto) —, exposições, debates e música. As atrações podem ser acompanhadas até o dia 23 de fevereiro.