Dupla principal de ‘Forrest Gump’, Tom Hanks e Robin Wright voltam às telas em ‘Aqui’
Estreia das mais esperadas, o filme Aqui reúne diretor e protagonistas de Forrest Gump 30 anos depois daquele sucesso
Por Ludmila Azevedo
Inspirado na graphic novel homônima de Richard McGuire, Aqui narra uma história que se passa em um único local através dos séculos. O filme é protagonizado por Tom Hanks (Richard) e Robin Wright (Margareth). Eles se conhecem no final da adolescência, quando têm planos de ingressar na universidade, mas a gravidez inesperada muda esses projetos. Diferentemente de muitas produções em que atores mais novos seriam escalados para interpretar a fase jovem, o diretor Robert Zemeckis, conhecido pelo seu entusiasmo pela tecnologia, usou inteligência artificial para tirar alguns anos de Hanks, 68, e Wright, 58. A iniciativa, evidentemente, vem suscitando debates sobre o uso e consequências desses recursos na arte.
Aqui é o resultado do fascínio de Zemeckis por “histórias invisíveis” que habitam os espaços do cotidiano. “Eu morava em uma casa com centenas de anos de idade”, lembra o diretor. “Olhei para as paredes e pensei nas vidas que passaram por aquele mesmo lugar: as alegrias, as tristezas, as tribulações. As paredes permanecem, mas as histórias mudam.” Esta reflexão o levou a embarcar numa odisseia cinematográfica que faz uma viagem da pré-história até o futuro, mostrando a passagem do tempo através de um único espaço imutável. Nesse espaço, que é a sala de estar, cabem muitos sentimentos: esperança, perdas, encontros, festas, desejo, tristeza, nascimento, morte e, de forma destacada, relações de amor.
Reencontro de estrelas
Em 1994, o longa-metragem Forrest Gump – O Contador de Histórias foi um sucesso estrondoso de bilheteria, além de vencer prêmios importantes como o Oscar. Baseado no romance homônimo de Winston Groom, o diretor Robert Zemeckis formou, ao lado do roteirista Eric Roth, um time dos sonhos encabeçado por Tom Hanks e Robin Wright. Trinta anos depois, em Aqui, os quatro trabalham juntos novamente e em sintonia. Como disse a atriz principal, essa colaboração foi como “reunir a banda novamente”, destacando a conexão criativa e fluida entre eles.
Para Ler
De Quatro, da multiartista norte-americana Miranda July, é um romance ousado e que apresenta uma protagonista de 45 anos que decide viajar de Los Angeles a Nova York de carro para comemorar seu aniversário, mas os planos mudam completamente e tomam um caminho surpreendente.
Para Ver
O Caso dos irmãos Naves, dirigido por Luiz Sergio Person, é considerado um clássico do cinema brasileiro. O filme acaba de chegar à plataforma Itaú Cultural Play e tem no elenco atores como Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, John Herbert e Lélia Abramo.
Para ouvir
A música “Ilha de Santiago” foi composta pelo renomado artista cabo-verdiano Mário Lúcio em 2002. Recentemente, ganhou uma nova versão, com o autor, a cantora brasileira Natasha Llerena e o rapper Emicida. Disponível em todas as plataformas.
Show
Brasilidade em tom maior
Cantor, compositor e violononista João Bosco sobe ao palco do Sesc Vila Mariana, entre sexta-feira, 17, e domingo, 19, para celebrar a sua carreira. O artista mantém sua identidade musical única, marcada pelo ritmo pulsante, letras profundas e melodias cativantes que o tornaram uma figura tão reverenciada na MPB. No repertório do artista, canções do último disco, Boca Cheia de Frutas, além de seus sucessos como “Incompatibilidade de Gênios”, “O Mestre-Sala dos Mares”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Corsário”.
Teatro
Das ruas para o palco
Proncovô cumpre temporada no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 24 e 26 de janeiro. Protagonizado por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo reúne música e teatro, celebrando a arte do caminhar, uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, e direção musical de Sérgio Pererê. Proncovô já circulou por 28 cidades de 4 estados do norte, nordeste e sudeste brasileiros.
Férias
Com um toque do Oriente
A Japan House São Paulo oferece uma programação com atividades gratuitas para aproveitar o período das férias escolares. São oficinas criativas, visitas mediadas às exposições em cartaz, atividades literárias e palestras que vão até o dia 30 de janeiro. Um dos destaques é a exposição A Vida que Se Revela (foto), que fica em cartaz até 13 de abril. Já Princípios japoneses: design e recursos vai até 4 de maio. Uma oportunidade para conhecer diversas facetas da cultura japonesa.
Ocupação
Celebrar a cultura negra
Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo a ocupação Trilogia Matriarcas, que homenageia a vida e obra de Helena Theodoro, primeira doutora preta do País. A programação celebra os 80 anos de sua trajetória, marcada pela defesa da cultura afro-brasileira e pelo enfrentamento ao racismo estrutural. A agenda é extensa e inclui teatro — com as peças Mãe de Santo, Mãe Preta e Mãe Baiana, que também é filme e será exibido (foto) —, exposições, debates e música. As atrações podem ser acompanhadas até o dia 23 de fevereiro.