O que Monja Coen faz para ficar zen
A intensa agenda de Monja Coen não é um conflito com as práticas budistas. De acordo com ela, são pilares da própria religião despertar a mente e a consciência

Além do Templo, ela está nas redes sociais e dá palestras concorridas (Crédito: Divulgação)
Por Luiz Cesar Pimentel
Quando pensamos em alguém com mais de três milhões de seguidores no Instagram, quase 50 mil inscritos no YouTube, mais de 30 livros publicados e que, ainda, tem uma agenda com palestras sempre lotadas, é difícil imaginar que não estamos falando propriamente de uma celebridade ou de uma influencer, e sim de uma monja budista que se levanta nas primeiras horas do dia e tem um estilo de vida bastante simples.
Talvez, um de seus segredos para atrair a atenção até mesmo de não praticantes de sua filosofia seja o diálogo com outros campos para a expansão do que prega o budismo.
“O diálogo com todos os grupos e atores sociais sempre é importante para a construção de uma cultura de paz, justiça e cura da Terra. Não é necessariamente um diálogo que esteja baseado no proselitismo, na intenção de expandir o Zen Budismo, mas de somar valores e esforços para um mundo mais harmonioso e menos violento em todos os aspectos da vida no planeta”, revela Monja Coen.
A atuação fora do Templo Taikozan Tenzuizenji, pelo qual é responsável, em empresas, escolas e eventos, é conciliada perfeitamente com suas atividades religiosas e cotidianas.
“Sob o meu ponto de vista, onde quer que eu, monja zen budista, seja convidada e sempre que as causas e condições forem favoráveis, atendo a essas solicitações para compartilhar de ensinamentos que possam dar vida com qualidade a qualquer ser humano”, explica. Monja Coen, inclusive, afirma que algumas dessas pessoas passaram a ser seguidoras do Zen na América Latina.
Para abrir 2025, ela conduziu um evento de Ano Novo, no dia 30 de janeiro, no Teatro Bradesco, em São Paulo. A Cerimônia Dai Hannya Gokito é um ritual de bênção e transformação tradicional e invoca a sabedoria perfeita simbolizada pelo Sutra do Coração. Houve também a abertura do Grande Livro Dourado da Grande Sabedoria Perfeita. A ideia é afastar energias prejudiciais e promover proteção, harmonia e clareza espiritual para os presentes.