Divirta-se

Minissérie ‘Senna’: entre a emoção e a velocidade

Superprodução filmada em vários países, minissérie da Netflix recria a trajetória de Ayrton Senna dentro e fora das pistas

Crédito: Divulgação

Gabriel Leone como Senna: “É a maior honra da minha vida” (Crédito: Divulgação)

Por Felipe Machado

As primeiras imagens da minissérie Senna que chegaram ao público no início do ano retratavam a vitória do piloto em Interlagos, em 1991. As cenas chocaram não apenas pela emoção, mas pela semelhança entre o ator Gabriel Leone e o ídolo das pistas. A produção da Netflix, que estreia em 29 de novembro, revive o momento épico da Fórmula 1 após o piloto ganhar sua primeira corrida no Brasil apenas com a sexta marcha. Ao longo de seis episódios, Senna vai mostrar, pela primeira vez, sua trajetória de superação, alegrias e tristezas, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida é o começo da carreira do tricampeão de automobilismo, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o GP de San Marino. “Não tenho a menor dúvida de que foi o maior desafio da minha carreira. É a maior honra que já tive, como ator, poder dar vida a Ayrton Senna”, afirmou o protagonista Gabriel Leone. A minissérie foi filmada em vários países, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Irlanda do Norte. Com direção geral de Vicente Amorim e direção de Julia Rezende, Senna ainda traz no elenco Matt Mella (Alain Prost), Johannes Heinrichs (Niki Lauda), Julia Foti (Adriane Galisteu), Pamela Thomé (Xuxa) e Gabriel Louchard (Galvão Bueno).

“É quase ficção científica”

(Divulgação)

O diretor-geral Vicente Amorim (foto) afirmou que a produção de Senna “foi um trabalho de recriação extraordinário, numa escala enorme”. “É quase uma ficção-científica, porque os carros e as pistas não existem mais”, completa o diretor de fotografia Azul Serra. As cenas de corrida foram feitas em autódromos argentinos e réplicas idênticas dos carros foram criadas. Por meio de efeitos visuais, a produção recriou 21 corridas marcantes para a carreira de Senna.

Para Ler

(Divulgação)

De onde eles vêm, novo livro do premiado autor Jeferson Tenório, tem como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas na universidade brasileira. Nos anos 2000, em Porto Alegre, acompanhamos o despertar racial do narrador, Joaquim.

Para Ver

(Divulgação)

As irmãs Garvey retornam na segunda temporada de Mal de Família (AppleTV+). Dois anos após a “morte acidental” do marido de Grace, que abusou dela, as irmãs parecem ter superado o episódio — mas logo se envolvem em outra confusão.

Para ouvir

(Divulgação)

Com Paul Pesco, guitarrista de Madonna, Kiko Zambianchi apresenta o show Jupiter’s Neighbors, que terá ainda Omar Hakim, baterista de David Bowie, Corey Glover (Living Colour) e Dinho Ouro Preto (Capital Inicial). Em 21/11, na Áudio, em São Paulo.

Arte
As tapeçarias do grande paisagista

(Divulgação)

O livro Burle Marx Tapeceiro mostra uma faceta pouco conhecida do nosso maior paisagista. Escrita pelo arquiteto e historiador Guilherme Mazza Dourado, a obra reúne a produção de peças criadas ao longo de quatro décadas, entre 1950 e 1980. Fruto de uma extensa pesquisa do autor, a edição é o primeiro estudo dedicado unicamente às tapeçarias de Burle Marx. Eram feitas geralmente em lã natural e teares manuais de alto liço (fio de metal com um elo, usado para tear), e produzidas em ateliês nacionais e internacionais.

Show
Lenny Kravitz no palco em SP

(Divulgação)

Após passar pela Europa e EUA, Lenny Kravitz traz a Blue Electric Light Tour 2024 ao Brasil. Ele faz uma única apresentação em São Paulo, em 23/11, no Allianz Parque. A turnê coroa um ano marcante para o artista. Em maio, ele lançou seu 12º álbum de estúdio, Blue Electric Light, trabalho aclamado pela crítica. Sem se apresentar no País desde 2019, o músico norte-americano vai apresentar canções do novo álbum e clássicos de todas as fases da carreira. Os brasileiros Liniker, Frejat e Lianne La Havas farão os shows de abertura.

TV
Em busca do próximo rockstar

(Divulgação)

Quem será a próxima estrela do rock brasileiro? O programa Garimpeiros do Rock (canal Bis e streaming Globoplay) traz um formato inovador: apresentado pelo empresário mexicano Paulo Baron e o produtor Orlando Custódio, tem como foco encontrar e orientar as novas promessas do rock nacional. Baron e Orlando passaram por nove estados e selecionaram onze bandas. Como empresário de sucesso, Baron tem acesso a roqueiros famosos, por isso o programa conta com participações de músicos do Scorpions e Megadeth, entre outros.

Livro
Os arquivos das Diretas Já

(Divulgação)
Divulgação

No livro O Girassol que nos Tinge, o jornalista Oscar Pilagallo revisita o movimento das Diretas Já, que mobilizou milhões de pessoas nas ruas pela redemocratização do Brasil em 1984. Ele narra o impacto da campanha histórica que uniu o País na luta pelo voto direto para presidente, destacando episódios e personagens marcantes. Pilagallo enfoca, em tom de crônica, os principais atores envolvidos, reconstituindo a contribuição de políticos, artistas, publicitários e atletas. O livro foi indicado ao prêmio Jabuti na categoria biografia/reportagem.