Divirta-se

Os anos 1990 estão de volta

The Smashing Pumpkins, uma das bandas mais famosas do rock alternativo, volta ao Brasil numa turnê repleta de clássicos

Crédito: Divulgação

Jimmy Chamberlin, James Iha e o líder Billy Corgan: formação original (Crédito: Divulgação)

Por Felipe Machado

Lembra dos anos 1990? Pois essa época está de volta, pelo menos para os fãs de rock alternativo. Um dos maiores nomes do estilo, os norte-americanos do The Smashing Pumpkins, volta ao Brasil com a turnê mundial The World is a Vampire, que inclui shows em Brasília (Arena BRB Nilson Nelson, em 1/11) e São Paulo (Espaço Unimed, em 3/11). Liderada pelo carismático guitarrista e vocalista Billy Corgan, a banda promete tocar não apenas os hits do trabalho mais recente, Atum: A Rock Opera in Three Acts, disco triplo com 33 faixas, mas clássicos da fase em que a banda conquistou o mundo, entre eles 1979, “Today” e “Bullet with Butterfly Wings”. O que torna essa turnê ainda mais especial é o retorno da formação original da banda, com James Iha na guitarra e Jimmy Chamberlin na bateria. Formado em 1988 na cidade de Chicago, o grupo inovou o cenário da música ao unir estilos como rock, pop, metal e eletrônico em um único som. A receita deu certo: venderam mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo e conquistaram diversos prêmio pelos discos e videoclipes. Em 2018, embarcaram em uma de suas excursões de maior sucesso, a Shiny and Oh So Bright Tour, que também passou pelo Brasil. O sucesso, no entanto, continua: nas plataformas digitais, a banda soma mais de 11.5 milhões de ouvintes mensais e 1,1 bilhão de visualizações no canal do YouTube.

A nova cantora do Linkin Park

(Divulgação)

Sete anos após a morte do vocalista Chester Bennington, o Linkin Park anunciou seu retorno com nova formação. O grupo agora conta com uma cantora, Emily Armstrong, e outro baterista, Colin Brittain. Combinando rock, rap
e música eletrônica, a banda californiana liderada por Mike Shinoda faz dois shows em São Paulo: as apresentações serão no Allianz Parque em 15 e 16 de novembro, parte da turnê de lançamento do álbum From Zero.

Para Ler

(Divulgação)

O arquiteto Isay Weinfeld lança livro com fotos sobre suas peregrinações por São Paulo. “Percorri a cidade ao longo de dez anos, todos os domingos. Encerrado esse ciclo, decidi publicar essa vasta coleção de imagens”, afirma. O resultado é a interessante obra ISAY.

Para Ver

(Divulgação)

Não Fale o Mal é a versão norte-americana do filme dinamarquês de Christian Tafdrup. Na adaptação dirigida por James Watkins e estrelada por James McAvoy, uma família vive um pesadelo ao viajar de férias com um casal de estranhos.

Para ouvir

(Divulgação)

Ícone da música e da moda, a rainha do neo-soul Erykah Badu conquistou o mundo com seu vocal exuberante e melódico. Com show de abertura de Luedji Luna, a cantora se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Retrospectivas
Mostras no Instituto Tomie Ohtake

(Divulgação)

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, inaugura a retrospectiva Mira Schendel — Esperar que a Letra se Forme. A exposição explora a presença do signo gráfico, da letra e da palavra na obra de uma das artistas mais significativas da arte brasileira do século XX. Serão exibidos mais de 250 trabalhos, entre pinturas, desenhos e cadernos. Paralelamente, será inaugurada no local Carlito Carvalhosa — a Metade do Dobro, com a exibição de 150 obras com o melhor da produção artística do artista plástico que faleceu em 2021.

Série
Um terapeuta sem censura

(Divulgação)

Shrinking — Falando a Real, uma das produções mais divertidas da AppleTV+, conta a história de Jimmy (Jason Segel), uma terapeuta em luto pela morte da mulher que decide dizer o que pensa, sem medir as consequências. O criador da série, Bill Lawrence, e a atriz Christa Miller (Liz) conversaram com ISTOÉ sobre a segunda temporada. “Quis acabar com o mito sobre os psicólogos, assim como fiz com Scrubs, em relação aos médicos”, afirma Lawrence. “É muito interessante ver esse balanço entre drama e comédia”, completou Christa.

Cinema
Filmes europeus em destaque

(Divulgação)

Além de filmes inéditos ou com passagens pelas principais mostras do mundo, como Cannes e Veneza, a 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês apresenta ainda uma série de atividades gratuitas, como aulas e palestras. O evento ocorre entre 7 e 20 de novembro, com exibição de 20 produções em 60 cidades e 110 salas de cinema. Além da homenagem ao ator Alain Delon, o destaque vai para os filmes O Sucessor, de Xavier Legrand, e O Conde de Monte Cristo (foto), de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte.

Livros
Reflexões sobre guerra e pandemia

(Divulgação)

Os conflitos militares se sucedem, assim como as doenças que se espalham pelo planeta. Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago, Ricardo Guedes publica Economia, Guerra e Pandemia — A Era da Desesperança, com reflexões sobre episódios históricos e o contexto atual. Colunista de ISTOÉ e CEO da Sensus Mercado e Opinião, Guedes acredita que as teorias da democracia previam a representatividade política, a eleição dos mais capazes e a justa distribuição de renda, mas isso não ocorreu. Lançamento da editora Altabooks.

(Divulgação)