Os anos 1990 estão de volta
The Smashing Pumpkins, uma das bandas mais famosas do rock alternativo, volta ao Brasil numa turnê repleta de clássicos
Por Felipe Machado
Lembra dos anos 1990? Pois essa época está de volta, pelo menos para os fãs de rock alternativo. Um dos maiores nomes do estilo, os norte-americanos do The Smashing Pumpkins, volta ao Brasil com a turnê mundial The World is a Vampire, que inclui shows em Brasília (Arena BRB Nilson Nelson, em 1/11) e São Paulo (Espaço Unimed, em 3/11). Liderada pelo carismático guitarrista e vocalista Billy Corgan, a banda promete tocar não apenas os hits do trabalho mais recente, Atum: A Rock Opera in Three Acts, disco triplo com 33 faixas, mas clássicos da fase em que a banda conquistou o mundo, entre eles 1979, “Today” e “Bullet with Butterfly Wings”. O que torna essa turnê ainda mais especial é o retorno da formação original da banda, com James Iha na guitarra e Jimmy Chamberlin na bateria. Formado em 1988 na cidade de Chicago, o grupo inovou o cenário da música ao unir estilos como rock, pop, metal e eletrônico em um único som. A receita deu certo: venderam mais de 30 milhões de álbuns em todo o mundo e conquistaram diversos prêmio pelos discos e videoclipes. Em 2018, embarcaram em uma de suas excursões de maior sucesso, a Shiny and Oh So Bright Tour, que também passou pelo Brasil. O sucesso, no entanto, continua: nas plataformas digitais, a banda soma mais de 11.5 milhões de ouvintes mensais e 1,1 bilhão de visualizações no canal do YouTube.
A nova cantora do Linkin Park
Sete anos após a morte do vocalista Chester Bennington, o Linkin Park anunciou seu retorno com nova formação. O grupo agora conta com uma cantora, Emily Armstrong, e outro baterista, Colin Brittain. Combinando rock, rap
e música eletrônica, a banda californiana liderada por Mike Shinoda faz dois shows em São Paulo: as apresentações serão no Allianz Parque em 15 e 16 de novembro, parte da turnê de lançamento do álbum From Zero.
Para Ler
O arquiteto Isay Weinfeld lança livro com fotos sobre suas peregrinações por São Paulo. “Percorri a cidade ao longo de dez anos, todos os domingos. Encerrado esse ciclo, decidi publicar essa vasta coleção de imagens”, afirma. O resultado é a interessante obra ISAY.
Para Ver
Não Fale o Mal é a versão norte-americana do filme dinamarquês de Christian Tafdrup. Na adaptação dirigida por James Watkins e estrelada por James McAvoy, uma família vive um pesadelo ao viajar de férias com um casal de estranhos.
Para ouvir
Ícone da música e da moda, a rainha do neo-soul Erykah Badu conquistou o mundo com seu vocal exuberante e melódico. Com show de abertura de Luedji Luna, a cantora se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Retrospectivas
Mostras no Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, inaugura a retrospectiva Mira Schendel — Esperar que a Letra se Forme. A exposição explora a presença do signo gráfico, da letra e da palavra na obra de uma das artistas mais significativas da arte brasileira do século XX. Serão exibidos mais de 250 trabalhos, entre pinturas, desenhos e cadernos. Paralelamente, será inaugurada no local Carlito Carvalhosa — a Metade do Dobro, com a exibição de 150 obras com o melhor da produção artística do artista plástico que faleceu em 2021.
Série
Um terapeuta sem censura
Shrinking — Falando a Real, uma das produções mais divertidas da AppleTV+, conta a história de Jimmy (Jason Segel), uma terapeuta em luto pela morte da mulher que decide dizer o que pensa, sem medir as consequências. O criador da série, Bill Lawrence, e a atriz Christa Miller (Liz) conversaram com ISTOÉ sobre a segunda temporada. “Quis acabar com o mito sobre os psicólogos, assim como fiz com Scrubs, em relação aos médicos”, afirma Lawrence. “É muito interessante ver esse balanço entre drama e comédia”, completou Christa.
Cinema
Filmes europeus em destaque
Além de filmes inéditos ou com passagens pelas principais mostras do mundo, como Cannes e Veneza, a 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês apresenta ainda uma série de atividades gratuitas, como aulas e palestras. O evento ocorre entre 7 e 20 de novembro, com exibição de 20 produções em 60 cidades e 110 salas de cinema. Além da homenagem ao ator Alain Delon, o destaque vai para os filmes O Sucessor, de Xavier Legrand, e O Conde de Monte Cristo (foto), de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte.
Livros
Reflexões sobre guerra e pandemia
Os conflitos militares se sucedem, assim como as doenças que se espalham pelo planeta. Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago, Ricardo Guedes publica Economia, Guerra e Pandemia — A Era da Desesperança, com reflexões sobre episódios históricos e o contexto atual. Colunista de ISTOÉ e CEO da Sensus Mercado e Opinião, Guedes acredita que as teorias da democracia previam a representatividade política, a eleição dos mais capazes e a justa distribuição de renda, mas isso não ocorreu. Lançamento da editora Altabooks.