Confira a força da black music em festival multidisciplinar e shows
A Boogie Week, evento que celebra a cultura negra, chega à quarta edição em São Paulo e se consolida como um dos maiores festivais do País
Por Felipe Machado
Uma semana inteira dedicada à celebração da cultura negra em diversas áreas, do empreendedorismo à música, passando pela educação e literatura. Idealizada por Eliane Dias, produtora que representa o grupo de rap Racionais MC’s, a Boogie Week chega a sua quarta edição em São Paulo e se firma como um dos maiores festivais multidisciplinares do País.
“Este ano a gente vem com um trabalho mais amplo e com o objetivo de atingir um número bem maior de pessoas. Nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente. Queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo”, afirma Eliane.
No evento será entregue o Prêmio Griô, inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental. A premiação reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais. A semana será coroada com dois shows do Racionais MC’s no Espaço Unimed, nos dias 22 e 29 de novembro.
O evento ultrapassa o campo da música e chega ao empreendedorismo. Em parceria com o Google, a Boogie Week sediará a conferência Caminhos Possíveis, direcionada a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento contará com as participações do comediante Rhudson Victor, da escritora Bárbara Carine e do escritor e ativista Samuel Gomes. Além de aprender com as trajetórias e vivências dos convidados, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre os caminhos possíveis de carreira e produção.
Kool & the Gang
Na mesma semana, a lendária banda de black music Kool & the Gang retorna à São Paulo após mais de uma década. Conhecidos por sucessos como “Celebration”, “Jungle Boogie” e “Cherish”, se apresentam no Espaço Unimed em 15 de novembro. O retorno é ainda mais especial pois marca a recente inclusão do grupo no Hall da Fama. Formado em 1964, o Kool & the Gang já conquistou inúmeros prêmios, incluindo dois Grammys e sete American Music Awards. Sua capacidade de se reinventar e atrair novas audiências é demonstrada não apenas pelas turnês mundiais, mas também pelos clássicos sampleados por artistas de hip-hop e pop.