Astros e estrelas de Hollywood invadem a Broadway
Enquanto os astros do cinema voltam ao teatro em busca de desafios artísticos e credibilidade, os investidores estão de olho em produções mais simples e de altíssimo retorno financeiro
Por Felipe Machado
A Broadway, meca do teatro mundial, no coração de Nova York, sempre foi um ímã para talentos de Hollywood. Brilhar no palco, depois de se destacar nas telas, gera uma aura de credibilidade que nem os mais altos recordes de bilheteria podem produzir. Durante anos, os cachês estratosféricos falaram mais alto e os atores preferiram se dedicar às superproduções cinematográficas. Essa temporada, porém, está marcada pela presença de grandes atores da sétima arte nos espetáculos. A razão? Os produtores da Broadway descobriram que peças de duração limitada, com elenco composto por celebridades, têm maiores chances de dar lucro, em comparação com novos ou tradicionais musicais.
É por isso que a lista de estrelas nos palcos em 2024 e 2025 é tão abundante. Robert Downey Jr., um dos atores de maior sucesso em Hollywood, fará sua estreia na Broadway com a peça McNeal. Ele interpreta um escritor famoso com interesse doentio por inteligência artificial. Conhecido como o Homem de Ferro dos blockbusters da Marvel — e premiado com um Oscar por Oppenheimer —, Downey em cena deve consolidar ainda mais o respeito entre os colegas da indústria.
Outro grande nome é Mia Farrow, que retorna aos 79 anos na comédia The Roommate, de Jen Silverman. A atriz, que teve seu apogeu em Bebê de Rosemary e nos filmes de Woody Allen, havia se aposentado das telas. Agora ela se junta a Patti LuPone, uma vencedora do prêmio Tony, o Oscar do teatro. Adam Driver, um graduado da renomada escola Juilliard que já se destacou no cinema com Guerra nas Estrelas e na TV com Cenas de um Casamento, texto de Ingmar Bergman, também volta ao teatro. Ele atuará na peça Hold On to Me Darling, de Kenneth Lonergan. Vai interpretar um cantor de música country narcisista que enfrenta uma reviravolta em sua vida ao retornar para casa após uma turnê.
A renomada atriz Julianna Margulies, conhecida por seu trabalho na série Plantão Médico e The Good Wife, vai estrelar Left on Tenth, adaptação da autobiografia de Delia Ephron, na qual ela explora o amor em meio ao luto. Margulies será acompanhada por Peter Gallagher, que desempenha o papel do homem que a ajuda a curar suas feridas emocionais.
Lucro garantido
A Broadway tenta se adaptar a um novo cenário, com custos de produção mais baixos e uma lenta recuperação na frequência do público desde que a pandemia do coronavírus abalou o setor. Isso faz com que o apelo das estrelas seja ainda mais vital. Investidores apostam em peças que exigem menos capital para serem produzidas e um potencial de retorno mais seguro. Basta um simples tablado e uma estrela de Hollywood para atrair multidões. A nova versão de Romeu e Julieta, por exemplo, tem orçamento de US$ 7 milhões — apesar do valor ser alto, não chega nem perto dos caríssimos musicais que podem superar os US$ 20 milhões. Como o retorno nas peças de sucesso pode ser de até 30% para os investidores, é essencial que elas permaneçam um bom tempo em cartaz. Mas os formatos tradicionais hoje causam arrepio: entre os 24 novos musicais que estrearam nas últimas duas temporadas, apenas & Juliet deu lucro até agora. Hell’s Kitchen e The Outsiders estão indo bem, mas ainda é cedo para garantir que seu investimento sairá do vermelho.
A receita para atrair multidões às peças em Nova York é simples: basta oferecer um palco simples e um nome de peso
No início do ano que vem, a expectativa é grande para outro grande nome que se prepara para encarar o palco: George Clooney fará sua estreia com Boa Noite e Boa Sorte. E poucas produções são tão esperadas quanto Denzel Washington como protagonista de Othello, de William Shakespeare. Depois do premiado papel no streaming em Macbeth, outro texto clássico do dramaturgo inglês, ele retorna ao lado de Jake Gyllenhaal, outro astro de Hollywood.
O galã Keanu Reeves, por sua vez, tem uma aparição ainda mais inesperada prevista para o outono de 2025. Ele estreia na Broadway ao lado de Alex Winter, seu antigo parceiro no filme Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica. Para quem se lembra da comédia adolescente estrelada pela dupla, será uma grande surpresa vê-los no palco em Esperando por Godot, clássico de Samuel Beckett — a plateia, certamente, estará lotada.