Divirta-se

World Press Photo 2024: mostra conta realidade em imagens

Mostra World Press Photo 2024, em São Paulo, oferece uma visão crítica dos temas que afligem o planeta nos dias de hoje

Crédito: Mohammed Salem

Imagem do palestino Mohammed Salem: foto simboliza o drama do conflito no Oriente Médio (Crédito: Mohammed Salem)

Por Felipe Machado

A Caixa Cultural São Paulo é palco da exposição itinerante World Press Photo 2024, que traz ao País 129 das melhores imagens selecionadas para a 67º edição do concurso. Considerado um dos mais importantes do gênero, o evento foi criado em 1955 pela WPP Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Amsterdã, na Holanda. A mostra, que acontece de 14/9 a 11/11, destaca o melhor do fotojornalismo mundial e oferece uma visão crítica de eventos e temas atuais, como as guerras em Gaza e na Ucrânia, além de questões migratórias e ambientais. O evento faz parte de um circuito global que já passou por capitais como Londres, Sydney e Cidade do México, e que chegará a 60 cidades até o fim do ano. Entre os destaques está a foto do ano (acima), capturada pelo palestino Mohammed Salem, da Agência Reuters. Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha retrata de forma contundente o custo humano do conflito no Oriente Médio. Outra distinção vai para a reportagem do ano, Valim-babena, da sul-africana Lee-Ann Olwage. A série de imagens explora a demência por meio do olhar íntimo sobre uma família que vive na ilha de Madagascár, na África. Para o curador Raphael Dias e Silva, a volta da World Press Photo ao Brasil, após um período de ausência, reafirma o reconhecimento internacional da qualidade do fotojornalismo brasileiro e proporciona ao público uma oportunidade única de viajar pelo mundo por meio das lentes premiadas da fundação. Foram mais de 60 mil inscrições de quase quatro mil fotógrafos, vindos de 130 países.

Cliques premiados do Brasil

(Divulgação)

Quatro brasileiros são destaque na World Press Photo 2024. Com Seca na Amazônia (acima), Lalo de Almeida retrata a condição que fez com que povos indígenas tivessem que caminhar quilômetros ao longo do leito seco do rio. Gabriela Biló recebeu menção honrosa por Insurreição, sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023; Felipe Dana e Renata Brito foram premiados com À Deriva, ensaio sobre um barco africano encontrado na costa do Caribe com homens mortos a bordo.

Para Ler

(Divulgação)

Em Os Anos de Discernimento, terceiro volume da monumental biografia de Franz Kafka, o autor alemão Reiner Stach narra os últimos anos do escritor theco, de 1916 a 1924. Sofrendo com tuberculose, Kafka pede a Max Brod para queimar suas obras.

Para Ver

(Divulgação)

Com o ator Colin Farrell como protagonista, a série Pinguim (Max) conta a origem de Oswald Cobblepot, arqui-inimigo de Batman. Com oito episódios, a produção explora o submundo criminoso de Gotham City.

Para ouvir

(Divulgação)

Nascido no Mississippi, EUA, Christone “Kingfish” Ingram, de 25 anos, é um dos melhores guitarristas de blues da atualidade. Após abrir shows na turnê dos Rolling Stones, ele se apresenta em 12/9 no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Música
Rock in Rio comemora 40 anos

(Divulgação)

O Rock in Rio comemora quatro décadas da sua primeira edição com shows que acontecem de 13 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Entre os destaques estão Imagine Dragons (foto), Ed Sheeran, Katy Perry e Mariah Carey, entre outros. Artistas brasileiros como Barão Vermelho, Jão e Xande de Pilares também estarão espalhadas pelos diversos palcos do evento. Uma novidade: em 21/9 haverá a primeira apresentação de sertanejos da história do festival, com Chitãozinho e Xororó, Ana Castela e Luan Santana.

Arte
Os rascunhos de Arnaldo Antunes

(Divulgação)

O Instituto de Arte Contemporânea (IAC), em São Paulo, estreia a exposição Rascunhos — Arnaldo Antunes, que combina artes visuais e poesias concretas do artista paulistano. Parte do projeto Diálogos Contemporâneos — Acervo IAC, a mostra, que tem curadoria de Daniel Rangel, apresenta cerca de 500 itens, incluindo esboços de letras do ex-Titã. A exposição explora a ligação entre os escritos de Antunes e peças de artistas como Antonio Dias, Sérvulo Esmeraldo e Regina Silveira, refletindo a integração entre as artes visuais e a poesia.

Cinema
Glórias na TV e um drama familiar

(Divulgação)

A cinebiografia Silvio, estrelada por Rodrigo Faro no papel do apresentador Silvio Santos, chega finalmente aos cinemas. Dirigida por Marcelo Antunez, destaca momentos importantes desde o início de sua carreira, que começou aos catorze anos com a atividade de camelô. O foco principal da produção, porém, é um episódio dramático. Pouco depois de ter a sua filha sob custódia de um sequestrador, o comunicador enfrentou um obstáculo ainda maior: sua casa foi invadida e ele foi mantido refém durante sete horas pelo mesmo criminoso.

Literatura
Festival no Museu Judaico

(João Bomfim)

O Museu Judaico de São Paulo anuncia a terceira edição do FliMUJ, que ocorrerá de 18 a 21/9 com curadoria de Daniel Douek. Com o tema Como reparar o mundo?, o evento busca explorar novas formas de existência diante das crises globais e é inspirado pelo conceito judaico Tikun Olam. Entre os convidados estão o ativista israelense Gershon Baskin, a escritora argentina Ariana Harwicz e a autora alemã Olga Grjasnowa. O evento contará também com participações de autores brasileiros, entre eles Carla Madeira e Ilko Minev.