Comportamento

Sistema de purificação de água alemão chega ao Brasil

Chega ao mercado brasileiro o Truu Original Water, o sistema de purificação de água mais inovador, eficiente e sustentável do mundo

Crédito: Silvia Zamboni

Sistema de purificação de Anzelotti (à esq.) e de Winkelhof: oito etapas rigorosas (Crédito: Silvia Zamboni)

Por Eduardo Marini

Seca, péssima qualidade do ar, altas temperaturas e queimadas chamam atenção para a necessidade de boas iniciativas sobre água pura. A união desses caprichos da natureza ajuda a criar o cenário para a chegada, no mercado brasileiro, do sistema de purificação de água mais inovador, eficiente e sustentável do mundo: o Truu Original Water. Os poluentes são filtrados em oito etapas. Para evitar contaminação, a partir da quarta, a água flui apenas em condutores de aço inoxidável V4A, usado em meios cirúrgicos, incluindo a torneira.

O projeto é da joint venture Truu Brasil, formada por Augusto Anzelotti e o alemão Arie van Winkelhof, CEO mundial e criador da empresa. O Brasil será o primeiro mercado a contar com o sistema fora da Alemanha, onde foram vendidos 30 mil módulos. “As oito etapas deixam a água em estado de pureza total, maior até do que as das melhores minerais. Ao final, temos água pura efetivamente em seu conceito: inodora, incolor e insípida”, resume Anzelotti.

Barreiras

As etapas são rigorosas.
Começam com uma pré-filtragem que captura partículas a partir de cinco microns.
Nesta fase, 99,99% de sedimentos visíveis como areia, ferrugem, detritos e outras partículas ficam no caminho.
Em seguida, uma purificação por carvão ativado retém 99,99% de materiais orgânicos, trialometanos (THMs), TEE, cloro, ozônio, pesticidas e sulfeto de hidrogênio.
A terceira é uma filtragem fina, que barra 99,99% dos sedimentos a partir de um micron.
Na sequência, há uma filtragem molecular de alta tecnologia que retém 99,6% das bactérias, vírus, nitrato e outras dezenas de substâncias, incluindo plastificantes e resíduos de anticoncepcionais.

As versões Home, fixa, e Mobile (à dir., na mala) do sistema estão à venda por aqui. A terceira, Fontain, para grandes consumidores, ainda não está disponível no Brasil (Crédito:Divulgação)

Para evitar contaminação, após a quarta etapa o processo é executado em ambiente de aço inoxidável V4A.
A quinta envolve neutralização de odor da tubulação do imóvel e otimização de pH por carvão ativado.
A sexta, neutralização de germes, vírus, bactérias e microorganismos com lâmpada de radiação ultravioleta.
A sétima, restauração da estrutura e da aparência cristalina da molécula por processo biocerâmico.
E a última, restauração da energia da água. O sistema é recomendado apenas para água doce. O site www.truu.com/pt traz outras informações.

Há três versões: Home, Mobile e Fontain. A primeira é fixa e custa R$ 45 mil. A segunda pesa 23 quilos e pode ser deslocada. Preço: 48 mil. As duas produzem 150 litros de água pura por dia. A Fontain, para grandes utilizadores, ainda não é oferecida aqui. “Nos interessa antes informar sobre a importância da água pura”, destaca Winkelhof. Bons projetos nesta área significam vida.