Divirta-se

O ‘Amor Azul’ de Gilberto Gil

Em parceria com o maestro italiano Aldo Brizzi, o cantor e compositor estreia obra inspirada pela filosofia hindu

Crédito: Buda Mendes

Gilberto Gil: MPB, ritmos africanos, melodias indianas e sonoridades europeias (Crédito: Buda Mendes )

Por Felipe Machado

Só alguém com o talento e musicalidade de Gilberto Gil é capaz de se reinventar aos 80 anos. O cantor e compositor baiano apresenta para o público brasileiro seu novo trabalho: a ópera Amor Azul, que combina elementos de sua longa jornada musical e uma profunda reflexão sobre a espiritualidade. Em colaboração com o maestro italiano Aldo Brizzi, Gil compôs uma obra em dois atos que mistura influências da música popular brasileira, ritmos africanos, melodias indianas e sonoridades europeias. O libreto é inspirado em poemas hindus e na figura de Krishna, o que reflete o seu interesse pela religiosidade e pelas filosofias orientais, temas que o acompanham desde a juventude. A elogiada estreia aconteceu em Paris, onde se apresentou ao lado de 150 músicos do Coro e Orquestra da Radio France. ”São muitas emoções, nunca havia tocado com um conjunto assim”, declarou Gil após se apresentar na lendária Maison de La Radio, em Paris. Gil faz três apresentações na Sala São Paulo entre 29 e 31 de agosto. A performance contará com 140 artistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e o Coro Acadêmico da Osesp, e será transmitida ao vivo no YouTube no dia 30/8. Ao todo, o trabalho reúne 47 composições inéditas da dupla. Junto com seu violão inseparável, Gil estará no palco interpretando o protagonista Jayadeva.

Tempo Rei cai na estrada

(Divulgação)

Depois da ópera em parceria com Aldo Brizzi (foto) Gilberto Gil cai na estrada com a turnê Tempo Rei. Será a última do cantor e compositor baiano. A excursão vai percorrer nove cidades, começando em Salvador, em 15 de março de 2025, e terminando em Recife, em 22 de novembro. “É o reinado eterno do tempo, essa coisa, esse Deus estranho, extraordinário, regente da nossa vida, como todos os outros deuses são. Mas o tempo é mais do que qualquer outro”.

Para Ler

(Divulgação)

Ex-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jeronimo, o Pagê, lança obra em que narra suas mais de seis décadas dedicadas ao jornalismo. Memórias Quase Tardias narra a história real de dois amigos que trocam São Paulo pelas redações cariocas.

Para Ver

(Divulgação)

O Kinoforum — Festival Internacional de Curtas de São Paulo comemora 35 anos com programação especial dedicada a Win Wenders e Jonathan Glazer (foto). São 287 filmes de 66 países, exibidos em salas por toda a capital paulista.

Para ouvir

(Divulgação)

Lady Gaga e Bruno Mars, dois dos artistas mais bem-sucedidos da atualidade, se uniram para gravar a canção “Die With
a Smile”. Produzido por Andrew Watt, o hit remete à sonoridade dos anos 1970 e já explodiu nas paradas.

Série
Buscapé volta à comunidade

Divulgação

Inspirada no filme de Fernando Meirelles indicado a quatro Oscars, a série Cidade de Deus: A Luta não Para terá seis episódios e vai contar com parte do elenco original, além de exibir flashbacks que remetem às cenas do longa. A produção é uma continuação adaptada do livro de Paulo Lins, o mesmo em que foi baseado o filme, e contará a história de seus personagens a partir do trabalho do fotógrafo Buscapé (Alexandre Rodrigues, acima, à dir.). Na trama, a comunidade segue assolada pela disputa entre traficantes, policiais e milicianos.

Festival
Macy Gray e Agnes Nunes em SP

(Derrick Rodgers Photography)

O Sthorm Festival, que acontece em 24/8 em Piracicaba, interior de São Paulo, é diferente dos eventos de música que fazem tanto sucesso hoje no País. Além dos shows, reúne acadêmicos e empreendedores vindos de diversas partes do mundo para discutir temas que vão da biotecnologia à pesquisa espacial. O brasileiro Pablo Lobo e o norte-americano Matt Sorum, baterista do Guns ‘N’ Roses, são os idealizadores do evento. Entre as atrações musicais estão as cantoras Macy Gray (foto) e Agnes Nunes, revelação da música brasileira.

Dança
Do clássico ao contemporâneo

(Divulgação)

Apresentando estilos, técnicas e origens culturais diversas, dois grandes eventos dedicados à dança uniram forças para movimentar a Avenida Paulista, em São Paulo, entre 27 de agosto e 1 de setembro. O Museu de Arte de São Paulo e o Itaú Cultural apresentam de forma conjunta a programação gratuita da 6ª Semana Paulista de Dança, que reúne companhias clássicas e contemporâneas, como a chinesa Yin Yue Dance Company (foto). São 22 apresentações ao vivo, além de exibições de videodanças e fóruns sobre criatividade e produção.

Música
A reabertura do Cultura Artística

(Divulgação)

O Teatro Cultura Artística, marco da cidade de São Paulo, será reinaugurado após um projeto de restauração que durou 16 anos. O local foi consumido por um incêndio em 2008. A primeira atração é a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, um dos principais conjuntos europeus, que se apresenta entre 25 e 29/8 sob regência de Tarmo Peltokoski e com o pianista Jan Lisiecki como solista. O programa inclui Villa-Lobos, Beethoven e Sibelius. Em 31/8, será a vez da soprano búlgara Sonya Yoncheva, estrela do canto lírico internacional.