Comportamento

Pastel vira iguaria, com novos sabores e assinatura de chefs renomados

Fora da feira, o tradicional salgado frito ganha grife de chef e até loja que simula o comércio de rua. Mas a textura crocante e o ambiente democrático que resgata memórias afetivas continuam iguais

Crédito: Marco Ankosqui

O subchef Leôncio Pereira e o gerente de gastronomia Guillermo Teran: convidados criam versões especiais no mês de aniversário do Bar Original (Crédito: Marco Ankosqui)

Por Ana Mosquera

“Carne ou queijo?” Faz umas boas décadas que os pastéis de feira não se restringem às duas opções, assim como a iguaria frita ganhou lugares além das barracas que ocupam as esquinas de cidades do Brasil. A febre invadiu os botecos, mas também lojas de shopping e restaurantes de renomados chefs de cozinha. Os lugares que o petisco vem ocupando estão tão diversificados quanto seus sabores: vegetais, frutos do mar, produtos industrializados, frutas além da banana e até pratos inteiros compõem o interior da massa frita.

No Bar Original, aberto há quase trinta anos na capital paulista, os tradicionais “carne, queijo e camarão” não deixam o menu, mas em certas ocasiões ganham companhia de versões especiais: Alex Atala, Helena Rizzo e Paola Carosella são alguns dos chefs que já assinaram receitas para a casa.

Durante todo o mês de agosto, novos nomes são os responsáveis pelos sabores exclusivos, em comemoração ao aniversário do bar histórico. O de queijo comté, cebola e vinagre de jerez do Lucas Dante, do Cepa, e o de pizza com molho à parte do Fellipe Zanuto, do Hospedaria, estão entre eles.

A iniciativa faz sucesso entre clientes novos e habitués. “O botequim precisa ter os clássicos, um queijo bem temperado, uma carne suculenta, mas está aberto a novidades, como o uso de um queijo premiado”, diz o gerente de gastronomia Guillermo Teran. O subchef Leôncio Pereira se inspira na tradição para a boa execução do petisco. “Sempre gostei de pastel de feira, conhecido por ser sequinho. Eu me inspiro nele, mas busco fazer melhor.”

De Gustavo Rodrigues e Marcelo Corrêa Bastos, do Lobozó (Crédito:Marco Ankosqui)
De Júlia Tricate e Gabriel Coelho, do De Primeira (Crédito:Marco Ankosqui)
De Marco Aurélio Sena, do Tantin (Crédito:Marco Ankosqui)

Ao vento

Do mesmo jeito que os feirantes circulam por regiões das cidades em dias diferentes da semana, empresários espalham pelo Brasil negócios dedicados à iguaria.

● Aos 28 anos de vida, a 10 Pastéis possui 66 unidades em onze estados e no Distrito Federal e pretende encerrar o ano com mais 18 lojas abertas e receita de R$ 80 milhões. O diferencial está nas inovações: Pastel Burguer e Chilli com Nachos, massas temperadas e coloridas, e recheios como paçoca, bombom, açaí com granola e chocolate com bacon estão no menu. O bom humor tem um lado positivo, segundo o diretor e sócio-fundador Marcos Nagano: “O sucesso de vendas desses sabores diferentões mostra que o público adora experimentar o novo, e as brincadeiras acabam funcionando como uma excelente forma de divulgação”. A inclusão também é considerada: há pastéis veganos, da massa aos recheios.

● Com a primeira unidade em Santo André, o Pastel di Fêra se inspira mais do que na gastronomia das barracas de rua. O negócio — que conta com três unidades próprias e oito franquias, entre Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo — replica o ambiente da feira em detalhes. Com caixas de frutas, capô de kombi e animais cenográficos, como pombos e o famoso cachorro Caramelo, o empreendimento fatura R$ 220 mil por mês.

No cardápio, há clássicos como “carne com queijo”, o mais pedido, e sorvete retrô, mas também inovações de sucesso, como o Vira-lata, refrigerante de caldo de cana feito na casa, o Pombo, milk-shake da mesma bebida, e o Poleiro, porção de tubinhos de massa frita. “Quem procura o lugar é porque não tem acesso à feira e quer resgatar uma memória afetiva, relembrando momentos de acolhimento que esse lugar oferecia”, diz o CEO Bruno Guedes.

Bruno Guedes, CEO do Pastel di Fêra: ambiente tradicional tem kombi, pombos cenográficos e inovações no menu, com rodízio de pastel e refrigerante de caldo de cana (Crédito:Dantas Doc)
10 Pastéis: franquia investe em sabores exóticos, como o Pastel Burguer (abaixo), mas também em opções inclusivas, com massa e recheios veganos (Crédito:Divulgação )
(Divulgação)