Comportamento

Cruzeiros: millennials e Geração Z invadem a praia da terceira idade

Turbinada pelas redes sociais e os navios temáticos, a popularização entre as novas gerações faz explodir o número de jovens que optam por viagens marítimas

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Norwegian Cruise: lua de mel, formaturas e despedidas de solteiro no navio (Crédito: Divulgação )

Por Mirela Luiz

A imagem dos cruzeiros como destinos exclusivos para a terceira idade está sendo deixada à deriva. Jovens de 20 a 30 anos lotam esses luxuosos navios e transformam o setor. De acordo com dados da Royal Caribbean, cerca de 50% dos passageiros pertencem aos millennials ou à geração Z, revelando uma mudança significativa no perfil.

Essa crescente popularidade entre os jovens não poderia vir em melhor hora: as empresas que enfrentaram dificuldades financeiras durante a pandemia buscam a recuperação.

• Ignacio Palacios, diretor de Vendas da MSC Cruzeiros, afirma que observou um aumento de 60% no número de hóspedes entre 20 e 29 anos na última década: “A procura por cruzeiros como destino para celebrações de várias ocasiões, como lua de mel, renovação de votos, aniversários, despedidas de solteiro e formaturas também cresceu significativamente”.

A Cruise Lines International Association aponta que, em 2022 e 2023, o número total de cruzeiros aumentou 12%, totalizando 31,7 milhões de passageiros.

Enquanto isso, o turismo internacional enfrentou queda de 12%. A tendência crescente entre os jovens impulsiona o setor, que busca se recuperar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia.

Um dos principais atrativos para a Geração Z é o modelo ‘all-inclusive’, com comida e bebidas incluídas, que pode ser até 20% mais econômico do que os valores gastos com as opções terrestres. O relatório com foco em viagens feito pela consultoria Deloitte para 2024 aponta que 42% da Geração Z e 26% dos millennials utilizam vídeos para planejar as férias, evidenciando a influência das redes sociais no comportamento.

A empresária Ianes Azevedo Ismail, de 25 anos, adorou a experiência de poder subir e descer da embarcação em diferentes portos. “A experiência de passar por várias cidades é única. Conheci cada cantinho do cruzeiro com diversas atividades, piscinas, festas e teatro. Fui com meu noivo e celebramos o noivado no navio, foi inesquecível”, lembra.

(Divulgação)

“A experiência de passar por várias cidades é única. Celebramos o noivado no navio, foi inesquecível.”
Ianes Azevedo, empresária de 25 anos

Tatiana Mika, especialista em branding, explica que a Geração Z é marcada por essa intensa conexão com a internet e a presença constante nas redes sociais. “Mais de 90% dessa geração utiliza plataformas digitais para buscar informações e planejar suas viagens”, afirma. Isso se traduz em uma nova dinâmica de consumo, onde os jovens não apenas buscam qualidade, mas também experiências que façam sentido e estejam alinhadas com seus valores.

Experiências digitais

Os influenciadores digitais têm um papel fundamental na promoção dos cruzeiros, compartilhando vivências autênticas e engajadas nas plataformas sociais. As empresas do setor estão intensificando suas estratégias de marketing digital para capturar esse novo público.

O crescimento do interesse dos jovens por cruzeiros está ligado à busca por lazer, descoberta e interação social, possibilitando a criação de conteúdos que alimentam um ciclo de desejo nas redes.

Royal Caribbean (abaixo) e MSC (acima): atrações variadas para públicos de todas as idades, com ênfase recente nos gostos dos casais jovens e adolescentes (Crédito:Divulgação )
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As redes sociais também são fundamentais na identificação e promoção do aumento do interesse por cruzeiros.

O Pinterest, por exemplo, registrou um crescimento nas buscas por “vibes de cruzeiro” entre os usuários de 18 a 24 anos.

No TikTok, vídeos com a hashtag #cruisetok acumulam mais de um bilhão de visualizações.

Reconhecendo essa tendência, empresas como a Celebrity Cruises convidam celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow para criar novas experiências a bordo, enquanto viagens temáticas nacionais apostam em artistas brasileiros, como Maiara e Maraisa e Alok, para atrair esse público em ascensão. “A demanda por cruzeiros para esse nicho tem aumentado muito por conta dos navios temáticos”, afirma a diretora da agência de turismo Soney Tour, Carolina Tomba. “A nossa geração descobriu os atrativos do cruzeiro. Eu mesma fui pedida em casamento a bordo de um”, conta.

Além disso, a indústria de cruzeiros está se adaptando às expectativas da Geração Z ao incorporar práticas sustentáveis. O compromisso com questões ambientais se torna crucial para conquistar a lealdade desse exigente público.