Divirta-se

Calder e Miró juntos no Brasil

Mostra no Instituto Tomie Ohtake reúne 150 obras e colaborações entre dois nomes consagrados das artes visuais

Crédito: Jaime Acioli

Les Coqui llages, de Joan Miró: boas relações com artistas nacionais (Crédito: Jaime Acioli)

Por Felipe Machado

Dois gênios da arte mundial ocupam até 15 de setembro o mesmo espaço em São Paulo. A exposição Calder + Miró, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, tem como foco a ligação entre a trajetória do escultor norte-americano Alexander Calder e do espanhol Joan Miró, assim como a relação que ambos mantiveram durante anos com a cena artística brasileira. Com curadoria de Max Perlingeiro, a mostra reúne 150 peças, entre pinturas, desenhos, gravuras, móbiles e joias. “A ligação de ambos, cuja amizade teve início em 1928, em Paris, é objeto de estudo por parte dos pesquisadores. Ao longo de décadas, realizaram juntos inúmeras mostras e publicações”, afirma Perlingeiro. Calder visitou o Brasil pela primeira vez em 1948, quando expôs no Rio de Janeiro e em São Paulo. O artista voltaria ao País mais duas vezes, estabelecendo amizade com artistas, críticos e arquitetos brasileiros. Já Miró, mesmo sem nunca ter visitado o Brasil, estabeleceu vínculo com o País desde que se tornou amigo do poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, que chegou a Barcelona em 1947 para atuar como vice-cônsul. A relação do espanhol com esse e outros poetas também ganha destaque na exposição: uma sala abriga obras gráficas de Miró em colaboração com o romeno Tristan Tzara e os franceses René Crevel e Robert Desnos, além do escritor pernambucano.

Influência na arte brasileira

Calder e Miró ganharam prestígio no cenário nacional a partir de 1940, quando a abstração passou a ser um tema presente entre os artistas locais. Para ilustrar essa influência, a mostra traz trabalhos de Hélio Oiticia, Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake e Milton Dacosta (foto), entre outros. “Para eles a abstração estava fundada na imaginação e na intuição, características que encontramos na relação entre a forma e a cor do construtivismo brasileiro”, diz o curador Paulo Venâncio Filho.

Para Ler

(Divulgação)

Temas como a teoria e a crítica literária foram abordados pelo escritor Umberto Eco em seis conferências realizadas na Universidade de Harvard, em 1983. O conteúdo dessas palestras está reunido na obra Seis Passeios Pelo Bosque da Ficção.

Para Ver

(Divulgação)

A série The Umbrella Academy (Netflix) chega a sua quarta e última temporada. A trama, sobre um grupo de crianças super-poderosas que quer salvar o mundo, foi criada pelo americano Gerard Way e o brasileiro Gabriel Bá.

Para ouvir

(Divulgação)

O quarteto vocal MPB4 comemora seis décadas de carreira com o lançamento do álbum 60 anos de MPB. O disco conta participações especiais de grandes astros da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Ivan Lins e Milton Nascimento.

Show
As canções do Legião Urbana

(Leo Aversa)

Os fãs do Legião Urbana vão poder celebrar junto com o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá a última etapa da turnê As V Estações, parte do projeto que celebra os trinta anos de lançamento dos álbuns da banda. A turnê passa por São Paulo (31/8) e termina em Belo Horizonte (14/9). Os vocais estão a cargo de André Frateschi, que interpreta as canções eternizadas por Renato Russo. “A ideia de reencontrar o público é emocionante porque percebemos que o que fizemos ainda têm relevância”, afirma Villa-Lobos.

Cinema
O novo filme de Karim Ainouz

(Divulgação)

O aguardado Motel Destino, novo filme do diretor Karim Aïnouz que encantou a plateia em Cannes, já tem data para ser exibido ao público brasileiro. Em 9 de agosto, o thriller erótico estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha abrirá a 52ª edição do Festival de Gramado, o mais tradicional do País. O curador Marcos Santuario comemorou a escolha: “É uma honra enorme ter o filme de um dos maiores realizadores brasileiros da atualidade, que é aplaudido e reverenciado no exterior, abrindo essa edição em Gramado”.

Streaming
Uma fuga em que tudo dá errado

(Divulgação)

Rory (Matt Damon) e Cobby (Casey Affleck) são parceiros improváveis: um pai desesperado e um ex-presidiário que se unem para roubar o dinheiro de um político corrupto. Quando o plano dá errado, eles convencem o terapeuta de Rory (Hong Chau) a se juntar à fuga. Esse é o enredo da comédia Os Provocadores, nova produção original que estreia na plataforma AppleTV+ em 9 de agosto. O longa tem roteiro de Chuck MacLean e direção de Doug Lima, indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes por Jogo de Poder.

Teatro
De volta ao ventre materno

(Divulgação)

Escrito, dirigido e encenado por Pedro Cardoso, o monólogo O Recém-Nascido estreia no Teatro Renaissance, em São Paulo, após passar por diversas cidades de Portugal, onde o ator vive desde 2012. Nessa comédia ácida e divertida, ele é um homem que se lembra de detalhes de seu nascimento e da sua infância, época em que, segundo ele, “era muito mais feliz porque havia silêncio, sossego e serviço de quarto”. Conhecido por sua carreira na TV, Cardoso é lembrado pelo sucesso do personagem Agostinho Carrara, de A Grande Família.