Divirta-se

Anime Friends: São Paulo abriga maior evento de cultura pop asiática da AL

Evento voltado ao estilo de vida pop oriental reúne atrações, bate-papos, áreas temáticas, exibição de animes e concursos de fantasias

Crédito: Fujishiro

Watusa: grupo japonês faz um dos shows mais aguardados do palco principal (Crédito: Fujishiro)

Por Felipe Machado

Entre os dias 18 e 21 de julho, o Distrito Anhembi, em São Paulo, será ocupado pelos fãs da cultura otaku. Em sua 20ª edição, o Anime Friends, maior evento de cultura pop asiática da América Latina, vai reunir uma série de atrações, bate-papos, áreas temáticas, exibição de animes e concursos de fantasias. Também acontecem shows — serão mais de 20 apresentações, entre artistas brasileiros e internacionais, e o principal destaque é o Bandai Namco Music Live Festival, um festival do selo musical da empresa japonesa de jogos Bandai Namco, que fará uma edição especial pela primeira vez fora do Japão. Outro destaque são os tokusatsu, séries de super-heróis que foram febre no Brasil nos anos 1990. Esse ano todo o elenco principal de Comando Estelar Flashman, formado pelos atores japoneses Kihachiro Uemura, Yasuhiro Ishiwata e Mayumi Yoshida, estarão reunidos pela primeira vez no País. O ator Vincent Martella, personagem de Todo Mundo Odeia o Chris e dublador na série japonesa de videogames Final Fantasy XIII, é outro convidado especial. Quem gosta de cosplay — caprichadas fantasias usadas pelos fãs, que gastam fortunas para ficar parecidos com seus ídolos — vai celebrar a presença do italiano Taryn, um dos nomes mais reconhecidos desse universo. São esperadas cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias. (Luiz Cesar Pimentel)

Brasileiros também se destacam

(Divulgação)

Não são apenas os artistas orientais que brilham no Anime Friends. Entre os brasileiros, o destaque vai para dubladores como Wendel Bezerra, famoso por ser “a voz” de Bob Esponja e Goku, e Guilherme Briggs, que já emprestou seu timbre vocal a Buzz Lightyear e Clark Kent/Superman. Haverá ainda painéis com tradutores de animes de sucesso, como Naruto, One Piece e Solo Leveling. Entre as atrações musicais estão o gaúcho TAUZ e os rappers TK Raps e VMZ (foto).

Para Ler

(Divulgação)

Numa obra que combina ensaio e literatura, Marcílio França Castro se estabelece com um ótimo nome do cenário contemporâneo. O Último dos Copistas narra a história de um revisor obcecado pelo artista Ângelo Vergécio, cuja caligrafia deu origem à fonte Garamond, no século 16.

Para Ver

(Divulgação)

Estrelada por Lior Raz, de Fauda, a série Um Corpo que Gera (Netflix) aborda a vida de um casal israelense que não consegue engravidar e recorre a uma barriga de aluguel — a decisão cria tensão e influi no relacionamento.

Para ouvir

(Divulgação)

O cantor, compositor e ativista Leal faz boa estreia no álbum que leva seu nome. O trabalho apresenta influência de MPB e world music, em 12 faixas autorais. Destaque para Karma, que tem participação especial de Ney Matogrosso.

Série
Uma divertida viagem no tempo

(Matt Grace)

Nova aposta da AppleTV+ para o público jovem, a série Time Bandits é baseada no filme homônimo de 1981, dirigido por Terry Gilliam, do grupo britânico Monty Python. Adaptada por Taika Waititi e Jemanie Clement, a produção é uma viagem no tempo estrelada pelo ator Kal-El Tuck e a atriz Lisa Kudrow (Friends). “Foi natural transformar o filme em série porque há muitas histórias que poderiam ser exploradas com mais profundidade”, disse Clement à ISTOÉ. “Faço os filmes que eu e meus amigos gostaríamos de ver”, completou Waititi.

Música
Destaque latino no piano do jazz

(Divulgação)

O jovem pianista colombiano Jesus Molina é um dos grandes nomes do jazz contemporâneo. Formado na Berklee College of Music e vencedor do prêmio da Fundação Cultural do Grammy Latino, ele lança Selah, seu sexto álbum. Com um estilo que combina ritmos latinos, bossa nova e influências do Oriente Médio, Molina contou com participações especiais: o lendário flautista Hubert Lews, que toca em Dear Fall, e a violinista Lucia Micarelli, que faz um solo em Melody, composição do pianista em homenagem a sua filha recém-nascida.

Livros
Autobiografia com tom ficcional

(John Macdougall)

O sucesso de Ioga confirmou que o autor francês Emmanuel Carrère é unanimidade de público e crítica. Seu estilo autobiográfico pode ser conferido no lançamento no País de Um Romance Russo (Alfaguara), em que combina diversas tramas de forma sensível e confessional. A história narra os bastidores de uma reportagem sobre um prisioneiro húngaro esquecido há décadas em um hospital. A partir daí, Carrère reflete sobre o fracasso de seu relacionamento e a vergonha sentida pela cooperação do avô com os nazistas durante a Segunda Guerra.

Exposição
Arte e tecnologia em exibição

Um dos pioneiros na exibição de obras que combinam conceitos de arte e tecnologia, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) completa 25 anos com uma mostra especial no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. O evento exibe o trabalho de artistas que sofreram influência da computação quântica e da inteligência artificial, como o dinamarquês Valentin Rye em A Space Odyssey 2002 (foto). A exposição traz instalações imersivas, vídeos e esculturas digitais, além de palestras e workshops. Em cartaz até 25/8.

(Divulgação)