A Semana

EUA: maior calor da história do país, temporais e ameaças de tornados sem precedentes

Crédito: Adam Gray

Relaxamento, mas também tensão: média de temperatura acima de 35ºC (Crédito: Adam Gray)

Por Antonio Carlos Prado

Aproximadamente cem milhões de norte americanos, equivalente a um terço da população dos EUA, estão padecendo sob uma onda de calor muito acima daquelas às quais vinham se acostumando. Era esperado um verão atipicamente quente. As temperaturas que estão fazendo superam, no entanto, todas as expectativas – e jamais foram registradas na história do país. Em Nova York, por exemplo, 35ºC são muito superiores à média de verões anteriores, mesmo nos mais quentes. A sensação térmica em Baltimore e na Filadélfia já ultrapassa os 45ºC. Em estados do Meio-Oeste, sobretudo em Dakota do Sul e Iowa, a situação é literalmente diversa. Não se trata de frio, mas, sim, de inundação das cidades devido às fortes e ininterruptas tempestades com violentos e constantes ventos. Estados norte-americanos como Massachusetts, New Hampshire, Maine e Vermant receberam alertas da aproximação de tornados, fato incomum nesses pontos do Leste dos EUA.

Dia a dia de caos: graves alagamentos (Crédito:Josh Jurgens)

LITERATURA
Isabel Allende lança o seu primeiro livro infantil, que conquista também os adultos

A escritora peruana com cidadania chilena e norte-americana Isabel Allende é famosa em todo o mundo por diversos de seus livros, mas, principalmente, pela obra-prima A Casa dos Espíritos, na qual ela narra o drama e a luta de quatro gerações de mulheres sob o domínio de um patriarcado que faz de casamentos com interesses previamente combinados o caminho para assegurar e aumentar o patrimônio da família. Ou seja: Isabel Allende é uma autora para adultos. Isso explica a surpresa causada pelo lançamento de seu primeiro livro infantil, intitulado Perla, a Cachorrinha Poderosa. Na obra, o principal tutor do animal é o garoto chamado Nico, que constantemente sofre bullying na escola, fato que naturalmente o entristece, deprime e revolta. Como ocorre na vida real, o menino se isola e não consegue falar sobre a sua situação com adultos que poderiam ajudá-lo. Nesse cenário, é Perla quem acaba sendo a grande confidente de Nico. A partir daí, desenrolam-se mecanismos no campo emocional e psicológico. Criadora de poderosas personagens feministas, Isabel Allende dirige o livro também ao público adulto, sobretudo às mulheres que sofrem solitariamente as decorrências de comportamentos agressivos de seus parceiros.

Isabel Allende: luta contra a opressão sofrida pelas mulheres (Crédito:Oscar Gonzalez)

PERSONAGEM
Asas da liberdade

Quem nasceu no dia em que Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, revelou ao mundo cerca de dez mil documentos sigilosos de atividades militares e diplomáticas dos EUA está hoje com 14 anos de idade. Esse é o tempo durante o qual Assange viveu clandestino, homiziou-se e asilou-se em embaixadas ou esteve detido em outros países para se livrar dos tribunais norte-americanos, do julgamento de traição à sua nação e de uma pena que chegaria a quase dois séculos de prisão. Ele esteve asilado na maior arte do tempo na embaixada do Equador em Londres, e foi lá que em 2019 acabou preso pela polícia britânica após a Justiça dos EUA formalizar 19 acusações. Na última segunda-feira, 24 de junho, o caso que mobilizou o planeta começou a se encaminhar para um inesperado desfecho. Finalmente, Assange assentiu com o acordo que os EUA queriam e admitiu, em um tribunal federal dos EUA nas Ilha Marianas do Norte, ter cometido o mais grave crime do qual é acusado: disseminação ilegal de material de segurança nacional. Surpresa total, já que ele insistira, o tempo todo, ter apenas exercido o seu direito à liberdade de expressão – nesse ponto, muitos de seus adeptos, que o respeitavam pelas suas firmes convicções, agora se silenciam decepcionados. Tal admissão de culpa, conforme determina a legislação de seu país, reduz enormemente a pena. Dessa forma, Assange respirou o ar das ruas da Inglaterra e agora, se condenado, a sua pena máxima será de 60 meses. Nesse momento, ele é um homem livre. Eis um importante detalhe: ganha ponto o incumbente Joe Biden, pois a libertação do australiano Assange era uma de suas principais promessas na primeira campanha à Casa Branca.

Julian Assange, sem sair do avião que fez escala em Bangkok, poucas horas após ser libertado: fim dos pedido de asilo em embaixadas (Crédito:WikiLeaks / WikiLeaks / AFP)
Quarta-feira, 26, Julian Assange chega à Austrália: vida normal após acordo com a Justiça norte-americana (Crédito:William West)