Divirta-se

O doce cotidiano do escritor Luis Fernando Verissimo

Documentário sobre Luis Fernando Verissimo revela a intimidade de um dos mais reservados autores brasileiros

Crédito: Divulgação

Verissimo: retrospectiva da trajetória aos 80 anos (Crédito: Divulgação )

Por Felipe Machado

Quem procura um thriller de ação ou uma narrativa repleta de fortes emoções ficará frustrado. Mas quem deseja conhecer uma bela trajetória profissional e os detalhes que compõem a boa literatura gostará da estreia de Verissimo, documentário de Angelo Defanti sobre Luis Fernando Verissimo. Às vésperas de completar 80 anos, um dos maiores – e mais reservados – escritores brasileiros ganha uma espécie de diário audiovisual que revela sua tranquila rotina. A produção mergulha não apenas no universo dos livros, mas na figura pessoal do tímido autor gaúcho, que, surpreendentemente, deixou que a câmera o acompanhasse por cerca de um mês, até o dia em que comemorou oito décadas de vida. O filme apresenta um lado de Verissimo pouco conhecido, mesmo para quem é fã de sua obra. Defanti o descreve como “um senhor de movimentos lentos, introvertido, não muito fã de socialização, com leve pendor para o sedentarismo”, cuja atividade mais corriqueira é escrever no computador. “Ele é quase um anti-personagem. O desafio era transformar a inação em algo luminoso”, explica o diretor. Os 90 minutos da produção são fruto da seleção de quase 100 horas totais de material. O cineasta conta que o segredo foi ter sido o mais discreto possível na casa dos Verissimo, com uma equipe reduzida — geralmente composta, apenas, por ele mesmo.

Diretor é fã do autor gaúcho

(Divulgação)

O universo de Luis Fernando Verissimo não é novidade para o diretor Angelo Defanti (foto). Em 2022, ele lançou o longa O Clube Dos Anjos, baseado no livro homônimo do escritor, além de adaptar para as telas os curtas Feijoada Completa e Maridos, Amantes e Pisantes, ambos a partir de contos do gaúcho. O diretor conheceu Verissimo na fase de universitário, quando ele lhe concedeu os direitos para adaptar os contos. Essa relação foi o primeiro passo para a realização do novo documentário.

Para Ler

(Divulgação)

O romance policial Catedrais, da argentina Claudia Piñeiro, vai além da simples resolução de um crime ao apresentar a narrativa contada por sete personagens. A autora vem ao Brasil em junho para a Feira do Livro, em São Paulo.

Para Ver

(Divulgação)

Criada por Park Chan-wook, O Simpatizante é um thriller de espionagem estrelado por Robert Downey Jr., que interpreta quatro papéis. Inspirada no livro de Viet Thanh Nguyen, vencedor do Pulitzer, a série tem direção de Fernando Meirelles.

Para ouvir

(Divulgação)

Algumas da melhores bandas da atualidade são formadas por mulheres. É o caso da Malvada, que assinou com a gravadora Frontiers Records. Elas acabam de lançar o ótimo single “Veneno” ­– e o álbum novo sai ainda esse ano.

Ópera
Carmen, de Bizet, de roupa nova

(Divulgação)

A temporada de óperas no Theatro Municipal, em São Paulo, ganha novo clássico em maio: Carmen, de Georges Bizet, uma das mais célebres de todos os tempos. Com regência de Roberto Minczuk, a inovadora montagem dirigida por Jorge Takla é ambientada no universo da alta costura. Conhecido por seu grande número de atores ­– o elenco chega a ter 125 pessoas em cena –, o espetáculo terá 400 figurinos desenhados pelo estilista argentino Pablo Ramírez e cenários inspirados na obra do pintor espanhol Francisco de Goya. Em cartaz até 11/5.

Livros
Reflexões de pai para filho

(Divulgação)

O chileno Alejandro Zambra é um dos grandes escritores da atualidade. Sua nova obra, Literatura Infantil ­— Cartas ao Filho, é uma espécie de manual para pais de primeira viagem, marcado pelo estilo poético que o tornou conhecido em todo o mundo. “Com você no colo, vejo pela primeira vez a sombra que formamos juntos. Você tem vinte minutos de vida”, narra o autor, na abertura. O livro traz uma reflexão sobre o impacto que o nascimento do filho tem sobre o casal, além de anotações e pensamentos durante seu primeiro ano de vida.

(Divulgação)

Música
Festa para Dorival Caymmi

(Divulgação)

A cineasta Daniela Broitman escolheu uma data especial para exibir o documentário Dorival Caymmi — Um Homem de Afetos: 25 de abril, quando o cantor e compositor completaria 110 anos. A festa de lançamento, no entanto, ocorrerá ao longo do mês de maio. A Casa de Francisca, em São Paulo, sediará shows da família Caymmi (Dori, Danilo e Alice), de BNegão, Fabiana Cozza e Romulo Fróes, entre outros. “Desde que comecei a produzir o filme, sonhava em lançá-lo com uma grande celebração para que as gerações mais novas pudessem conhecê-lo”, diz Daniela.

Streaming
O olhar sensível de Todd Haynes

(Divulgação)

Um dos melhores filmes de 2023 chega ao streaming. Inspirado em uma história real, Segredos de um Escândalo (Amazon Prime) aborda a relação entre Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), 23 anos mais novo. O relacionamento ganhou as manchetes quando foi descoberto — na época, ele tinha apenas 13 anos. Vinte anos depois, a relação do casal é abalada quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) se aproxima na tentativa de adaptar o caso para o cinema. O filme é dirigido pelo excelente Todd Haynes.