Economia

Viajar de ônibus está em alta

A procura por viagens rodoviárias aumentou devido ao preço elevado dos bilhetes aéreos, que ficaram 47% mais caros. As passagens interestaduais e intermunicipais estão muito mais em conta

Crédito: Taba Benedicto/Futura Press/Folh

Preços mais atrativos e serviços mais eficientes fazem passageiros lotarem rodoviárias em todo o País (Crédito: Taba Benedicto/Futura Press/Folh)

Por Mirela Luiz

Cada vez mais, os brasileiros têm optado por viajar de ônibus em vez de avião. Isso se deve ao aumento dos preços das passagens aéreas, que estão muito caras, com um reajuste recente de 47%. Mas há ocasiões especiais que tornam os valores exorbitantes, sobretudo em vésperas de feriados ou eventos sazonais. Um exemplo disso é o show da Madonna em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio. Levantamento da Onfly, agência de pesquisas, mostra que o voo de retorno do Aeroporto Santos Dumont (RJ) para o Aeroporto de Congonhas (SP), no dia 5 de maio, pode custar até 613% a mais do que a média de preços no fim de semana anterior.“Os principais custos das empresas aéreas são altamente impactados pela volatilidade da moeda. Dado o cenário econômico em que estamos com as cotações do dólar em alta, os preços estão muito indefinidos”, explica André Vilar, CEO da Monis, empresa especializada em viagens personalizadas.

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em janeiro e fevereiro deste ano, 7.524.711 pessoas viajaram de ônibus, o que significou um aumento de 62,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Isso mostra que cada vez mais pessoas estão optando pelo transporte rodoviário. “Mesmo com a redução dos feriados prolongados este ano, entendemos que a migração de outros modais e o movimento de expansão deve compensar esse movimento”, projeta Luiz Benício, diretor de Receita e Planejamento da Buser.

A alta nos preços das passagens aéreas, que subiram 25,5% em 12 meses até janeiro, tem sido o principal motivo dessa maior procura por viagens rodoviárias.

No ano passado, os bilhetes aéreos ficaram 47% mais caros, segundo o IBGE.

Por outro lado, as passagens interestaduais e intermunicipais de ônibus subiram apenas 3,88% e 5,12%, respectivamente.

Carlos Renato Bernardes Filho, fotógrafo capixaba, mudou-se para São Paulo recentemente e, como fã da cantora Madonna, nem sequer pensou em buscar passagens de avião e foi logo pesquisando viagens de ônibus. “Minha opção por esse meio de transporte foi por conta da agenda de trabalho e mudança de cidade. Então optei pelo ônibus por ser mais flexível. Mas a melhor atração é mesmo o preço, que é muito mais em conta”, explica.

(Divulgação)

“Observamos um aumento de 10% nas vendas de passagens de ônibus em todas as regiões.”
Tomaz Nunes, diretor da Mobifácil

Já a advogada Gabriela Guimarães vai sair de Curitiba ao Rio com amigos. “Quando surgiu a possibilidade de irmos ao show da Madonna, eu e outros amigos ficamos muito empolgados, cogitamos ir de avião. Mas ficou impraticável. As passagens atingiram valores muito elevados. Pensamos em ir de carro também, mas está ficando mais barato irmos de ônibus”, conta Gabriela.

Aumento expressivo

Desde o anúncio oficial do evento em 21 de março, as buscas por viagens no final de semana do show chegaram a representar 5% do tráfego total do site da Buser. “A agenda de shows internacionais no Brasil sempre impacta os valores das passagens, além dos preços das hospedagens. Vimos isso acontecer no ano passado, com apresentações disputadas no caso da cantora Taylor Swift e do grupo RBD. Com Madonna não seria diferente”, diz Luiz Moura, cofundador da agência de viagens VOLL e conselheiro de turismo da FecomercioSP.

Esse cenário promissor tem movimentado o setor de transporte interestadual.

As passagens rodoviárias para o Rio de Janeiro durante o período do show da Madonna tiveram um crescimento de quase 500%, segundo levantamento da Buser.

Houve também um aumento expressivo da demanda turística, como já havia acontecido com o espetáculo da Taylor Swift, que injetou mais de R$ 400 milhões na economia e foi responsável por provocar uma taxa de ocupação hoteleira de 97%.

A Mobifácil, outra plataforma de passagens rodoviárias, também registrou uma expansão significativa nas buscas com destino ao Rio de Janeiro devido ao mega show. i, conta Tomaz Nunes, diretor comercial da Mobifácil.

Já na ClickBus, as vendas de bilhetes para a cidade maravilhosa no mesmo período de maio estão representando em média 57%. “Se comparado um mês antes e um mês depois do anúncio do espetáculo, nossas vendas cresceram 682% no período”, informa Rodrigo Polacco, COO da ClickBus.