Comportamento

Nasa manda mensagem ao cosmos em busca de contatos extraterrestres

A Nasa está prestes a promover em uma jornada épica, enviando poema em diversos idiomas para além das estrelas

Crédito: Divulgação

Placa de tântalo que será encaminhada pela NASA na tentativa de estabelecer contato com extraterrestres. Nela há uma foto do pioneiro da ciência planetária, Ron Greeley (Crédito: Divulgação )

Por Mirela Luiz

Em um gesto ousado e cheio de mistério, a Nasa escolheu a lua de Júpiter, chamada Europa, como destinatária de sua mensagem extraterrestre. Uma placa triangular, cuidadosamente gravada, será lançada ao espaço em busca de contato com seres de outros mundos.

Mas o que essa placa contém? Nada menos que um belo poema intitulado ‘Em louvor ao mistério: um poema para Europa’, escrito pela poeta norte-americana Ada Limón.

Além disso, um microchip de silício abriga 2,6 milhões de nomes enviados pelo público, criando uma conexão humana com o desconhecido. “A inclusão de nomes, poesias e arte de pessoas no espaço realmente destaca a diversidade, unidade e humaniza o território espacial”, avalia a consultora e especialista em multinacionais espaciais Miriam Rezende Gonçalves.

A mensagem não se limita apenas às palavras, mas também às imagens. Representações visuais de ondas sonoras do termo “água” em 103 línguas adornam a placa, transmitindo a importância desse elemento vital para a vida como a conhecemos.

“O fato de haver uma mensagem com palavras em português é especialmente significativo para nós, brasileiros. É emocionante pensar que um pedaço da nossa cultura e língua estará presente nessa missão tão importante”, declara Gonçalves.

“É emocionante pensar que pedaços de nossa cultura e língua estarão presentes nessa missão.”
Miriam Gonçalves, especialista em multinacionais espaciais

Representação única

Embarcando em uma jornada em outubro, essa mensagem especial levará quase seis anos para alcançar seu destino final. É uma espera ansiosa, mas vale a pena quando se trata de desvendar os segredos do universo.

A placa em si é uma obra de arte, feita de metal tântalo e medindo aproximadamente 18 por 28 centímetros. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para transmitir um significado profundo.

Ao lado do poema, encontra-se um retrato de Ron Greeley, um visionário pioneiro da ciência planetária que dedicou sua vida a explorar Europa. “Suponho que essa iniciativa à lua de Júpiter é uma forma única de representar a humanidade, buscar conhecimento e explorar o que pode significar para o futuro”, avalia Gonçalves.

Mas a mensagem não é apenas poética, ela também é matemática. A Equação de Drake, uma formulação criada pelo astrônomo Frank Drake em 1961, está gravada na placa. Essa fórmula busca avaliar a probabilidade de encontrarmos civilizações avançadas além da Terra, adicionando uma dimensão científica intrigante à mensagem.

Além disso, a placa contém referências às frequências de rádio consideradas ideais para a comunicação interestelar. Essas frequências, conhecidas como “buraco de água”, correspondem às ondas de rádio emitidas pelos componentes da água e são representadas como linhas de emissão de rádio.

Essa mensagem cósmica não está sozinha em sua jornada. Acompanhando-a há uma sonda destinada a confirmar a existência de um vasto oceano abaixo da superfície congelada de Europa.