Divirta-se

A arte fundamental de Lygia Clark brilha na Pinacoteca

Retrospectiva de uma das maiores artistas brasileiras ocupa sete salas e reúne mais de 150 obras, entre esculturas, fotos e videos

Crédito: Guggenheim Bilbao

Lygia Clark: revolução estética na arte (Crédito: Guggenheim Bilbao)

Por Felipe Machado

Uma das artistas brasileiras mais relevantes do século 20 ganha uma importante exposição panorâmica. Lygia Clark: Projeto para um Planeta ocupa sete galerias da Pinacoteca Luz, em São Paulo, com cerca de 150 obras que celebram o legado dos mais de trinta anos de carreira da artista. Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, apresenta, entre outras, obras da série Bichos, que revolucionou a estética do País nos anos 1960.

Como idealizado pela artista, a mostra prevê a participação do público, com réplicas disponíveis para o manuseio dos visitantes. Na segunda sala, vinte “Bichos” originais são reunidos pela primeira vez em mais de uma década.

A obra Maquete para Interior Nº 3 (1955), foi remontada em grande escala especialmente para a Pinacoteca. As duas últimas salas trazem trechos de filmes, fotos e documentos.

Como complemento, a sala de vídeo exibe o filme O mundo de Lygia Clark. Nascida em Belo Horizonte (MG), Lygia é um dos principais nomes de uma geração responsável por ampliar as linguagens, estabelecer vínculos com as questões socioculturais e engajar todas as pessoas, artistas ou não, na experiência transformadora de criar.

“Lygia Clark tem um lugar fundamental na formação de repertório sobre formas de produzir e experimentar arte. Passados 18 anos desde a última mostra dedicada a ela no museu, é preciso assegurar que públicos de diversas origens e idades possam não apenas ler sobre suas obras e proposições, mas vivenciá-las presencialmente”, afirma Pollyana.

Um belo Cabaret à brasileira

(Divulgação)

Criado em 1966, o musical Cabaret é um dos maiores sucessos da Broadway de todos os tempos. Ficou conhecido no Brasil graças à adaptação para o cinema em 1972, dirigida por Bob Fosse e estrelada por Liza Minnelli. O espetáculo ganha versão brasileira no palco do 033 Rooftop, em São Paulo, onde fica em cartaz até 12/5. A montagem tem direção de Kleber Montanheiro, direção musical de Fernanda Maia, coreografia de Barbara Guerra e adaptação de Mariana Elisabetsky.

Para Ler

(Divulgação)

Após o sucesso do best-seller O Livreiro de Cabul, a premiada jornalista Åsne Seierstad volta à intricada história do Afeganistão. Em Os Afegãos, a autora norueguesa narra os conflitos do país a partir de três histórias individuais.

Para Ver

(Divulgação)

Após temporada de sucesso em Portugal, o grupo de comediantes 4Amigos, com Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padinha e Márcio Donato, celebra dez anos de estrada com o espetáculo Fila de Piadas, que estreia no dia 11/3 em São Paulo.

Para ouvir

(Divulgação)

Projeto do produtor Renato Vieira e da gravadora Kuarup homenageia os 80 anos do poeta Cacaso, falecido em 1987 aos 43 anos. Diversos intérpretes participam com versões de suas canções, entre eles Joyce, Carlinhos Vergueiro e Claudio Nucci.

SHOW
Ney Matogrosso em São Paulo

(Vanessa Carvalho)

Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro, ocasião em que chegou a gravar um álbum ao vivo, o cantor Ney Matogrosso traz sua performance mais recente para o palco de São Paulo. A apresentação única está marcada para o dia 9 de março no Tokio Marine Hall. No show Bloco na Rua, o artista interpreta canções que marcaram a história da música brasileira, em arranjos contemporâneos e direção musical de Sacha Amback. No repertório estão sucessos de Chico Buarque, Caetano Veloso e Paulinho Moska, entre outros.

GALERIA
Três décadas em exposição

(Divulgação)

O artista plástico Roberto Camasmie realiza uma retrospectiva dos seus trinta anos de carreira em sua galeria no bairro dos Jardins, em São Paulo, espaço repaginado após uma ampla reforma. Passando por diversas escolas estéticas ao longo desse período, o artista ficou conhecido em todo o País por seus retratos de celebridades. Recentemente, Camasmie fez sucesso com a exposição New York in Gold, que reuniu obras inspiradas na metrópole norte-americana, pinceladas com folhas de ouro 24 quilates.

TEATRO
Dois homens santos em cena

(Divulgação)

Com texto de Gabriel Chalita, Entre Franciscos, O Santo e o Papa traz os atores Paulo Gorgulho e César Mello no papel de duas figuras icônicas. O espetáculo, que estreia em 15/3 no Teatro Domingos Oliveira (RJ), tem um diálogo imaginário entre o papa Francisco e São Francisco de Assis. O cenário é a lavanderia do Vaticano, onde o papa atende a população de rua. Um dia ele entra no local e se depara com um homem, que descobre ser São Francisco de Assis. “Não é uma peça sobre religião, mas sim um convite à reflexão”, afirma Chalita.

MOSTRA
Semana de Design espera 50 mil

(Fabiano Sanches)

Maior festival do setor na América Latina e terceiro maior do mundo, a DW! Semana de Design de São Paulo chega à 13ª edição reunindo mais de mil profissionais e marcas em 130 locais da cidade. Entre 14 e 24 de março, o evento se desdobrará em oito distritos, um digital e sete físicos, espalhados em diversas regiões. Ao todo, são esperados cerca de 50 mil visitantes. A cada edição a mostra elege um tema que permeia a programação. Em 2024 será a água, uma vez que o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial da Água (22/4).