Divirta-se

As várias vozes de Rodrigo Santoro

Ator dá vida a uma tartaruga na animação Bizarros Peixes das Fossas Abissais e repete a dose ainda neste ano em Arca de Noé

Crédito: Divulgação

A jovem (Natália Lage) e a tartaruga, que tem a voz de Santoro (no detalhe) pegam carona em uma nuvem chuvosa (Crédito: Divulgação)

Por Eduardo Simões

Divulgação

Astro do cinema e das plataformas de streaming, em produções brasileiras e internacionais, Rodrigo Santoro também é desenvolto como dublador de personagens de animação. Sua mais recente experiência foi no recém-lançado Bizarros Peixes das Fossas Abissais, primeiro longa do premiado diretor de curtas Marão. No filme, voltado para o público jovem, Santoro dá vida a uma tartaruga com mania de arrumação, que acompanha uma nuvem chuvosa (Guilherme Briggs) e uma jovem (Natália Lage) com superpoderes excêntricos em uma jornada heroica até as fossas do título. A estreia de Santoro num longa de animação foi em Rio (2011), dos mesmos criadores da série A Era do Gelo (iniciada em 2002). Voltou em Uma História de Amor e Fúria (2013) e, em seguida, com Rio 2 (2014). No segundo semestre deste ano será lançada a mais recente experiência de Santoro em uma animação: o musical Arca de Noé, inspirado nas canções de Vinicius de Moraes, com roteiro e direção de Sérgio Machado. Em 1980 e 1981, o musical teve suas primeiras adaptações para as telas exibidas pela TV Globo. O longa, coprodução da Globo Filmes e da Gullane Entretenimento, acompanha dois ratos – Santoro, como Vini, um poeta avesso aos palcos; e Marcelo Adnet, como o famoso guitarrista Tom – que entram sorrateiramente na Arca Bíblica, onde são permitidos apenas um macho e uma fêmea de cada espécie.

O ator volta em Bom Dia, Verônica

(Divulgação)

No dia 14/2 a Netflix estreia a terceira e última temporada de Bom Dia, Verônica, série de suspense dirigida por
José Henrique Fonseca, que acompanha as investigações de Verônica Torres (Tainá Miller, à esq.) para desvendar crimes envolvendo mulheres. Em A Caçada Final, Rodrigo Santoro vive Jerônimo, um criador de cavalos milionário, última peça de um complicado quebra-cabeças. Santoro já havia trabalhado com Fonseca em Heleno: O Príncipe Maldito (2011).

Para Ler

A Cobogó acaba de lançar a edição revista e ampliada de Frans Post (1612-1680), catálogo raisonné do pintor holandês, um pioneiro dos registros da paisagem do Brasil. Inclui os desenhos da fauna brasileira descobertos em 2016.

Para Ver

(Divulgação)

Na mostra São Paulo Quadro a Quadro, a Cinemateca Brasileira exibe no domingo (28) o longa Corpo Elétrico (2017), de Marcelo Caetano. Retrato do proletariado gay da capital paulista, o filme é protagonizado por Kelner Macêdo (à esq. na foto).

Para ouvir

(Divulgação)

Preta Gil anunciou a capa do EP De Volta ao Sol, projeto que trará três faixas, lançadas sempre às sextas. A primeira delas dá nome ao EP e é uma das apostas da artista para o Bloco da Preta deste ano.

CARNAVAL
Johnny Hooker celebra a folia

(Divulgação)

No sábado (27), a partir das 22h, a Casa Natura Musical recebe o Bloco do Johhny, grito de Carnaval do cantor pernambucano Johnny Hooker, que terá CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Bardo entre os seus convidados. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantor, em 2015, Hooker fará covers de outros artistas além de cantar sucessos de seus três álbuns solo – o mais recente é Orgia, de 2021 – e de seus singles. A festa também terá a discotecagem dos DJs Felipe Rocha e Leandro Pardí.

CINEMA
Henry Cavill volta à telona

(Peter Mountain)

Astro da série The Witcher (2019), da Netflix, Henry Cavill volta aos cinemas com o filme Argylle – O Superespião, longa de suspense e aventura dirigido por Matthew Vaughn (da série Kingsman e de X-Men: Primeira Classe). Cavill interpreta Argylle, detetive criado por Elly Conway (Brice Dallas Howard), uma reclusa autora de best-sellers de espionagem, cujas tramas começam a se misturar com a realidade. Ainda no elenco, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, John Cena e Dua Lipa (na foto, com Cavill).

EXPOSIÇÃO
Palhaços no salão

(Andre Arruda)

A partir do dia 2 de fevereiro, o Paço das Artes recebe a coletiva E o palhaço, quem é!?, que abriga obras de mais de 30 artistas, entre eles Dora Longo Bahia, João Farkas, Luiz Só, Marcelo Cipis, Nilda Neves e Véio. Com curadoria de Renato De Cara, a mostra reúne recriações de imagens emblemáticas de palhaços, retrabalhadas por meio de pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos e ilustrações, entre outros suportes. Na foto, a obra Bate-Bola, Turma Bem Feito (2019), do fotógrafo André Arruda.

STREAMING
Série com a marca Spielberg

(Divulgação)

Na sexta-feira (26), estreiam mundialmente, na plataforma AppleTV, os dois primeiros episódios da série Mestres do Ar, produzida por Steven Spielberg. Baseado no livro homônimo do escritor Donald L. Miller, a atração acompanha os homens do 100º Grupo de Bombardeio enquanto eles realizam perigosos ataques sobre a Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, enfrentando o frio e a falta de oxigênio. No elenco estelar, Austin Butler (astro de Elvis, na foto), Callum Turner e Anthony Boyle, entre outros.