Gente

A música e a sabedoria de Dora Vergueiro

Crédito: Divulgação

Dora Vergueiro: álbum novo em lançamento no Blue Note Rio (Crédito: Divulgação)

Por Elba Kriss

Uma artista repleta de referências brasileiras. Essa é Dora Vergueiro, cantora e compositora que aprendeu o ofício no berço. Ela é filha de Carlinhos Vergueiro e conviveu com ícones de nossa música, o que a tornou “sambista por natureza”. Seu novo álbum, Trégua, é “um disco gravado na pandemia, num astral especial em Itaipava, região serrana do Rio”, conta Dora à ISTOÉ. O trabalho traz parcerias com Davi Moraes, Luis Carlinhos e Arthur Favela, e faixas inéditas de Rogê e de seu pai. O lançamento será feito com show no Blue Note Rio, no sábado (13), no Rio de Janeiro. O espetáculo segue para São Paulo e Minas Gerais. Artista múltipla, indicada ao Grammy Latino em 2013, Dora marcou uma geração como apresentadora do SporTV. “Comecei muito nova e fazia de tudo: entrevistava, viajava, carregava câmera. Depois, o jornalismo hard news me ensinou a produzir e editar”, relembra. Da experiência, vêm grandes projetos para 2024. “Vou estrear como diretora. Tenho dois documentários para rodar neste ano. Os temas são femininos: falaremos sobre ancestralidade, o valor e a sabedoria da mulher.”

Nervoso, eu?

(Divulgação)

Depois de interpretar italianos famosos nos filmes sobre Gucci e Ferrari, Adam Driver não gostou de ser questionado sobre o fato de repetir papéis no cinema. “Quem liga para essa m**** de serem dois italianos seguidos?”, disparou ele. Muitos atores fogem de personagens parecidos para não serem rotulados. Segundo Driver, emendar projetos similares não passou de coincidência. E jogou a culpa em sua equipe. “O meu time de relações públicas deveria ter me avisado de que isso seria citado”. Pode?

Ô, psit!

(Fael Gregorio)

A vida e obra de Renato Aragão será contada no espetáculo O Adorável Trapalhão — O Musical. Prometido para o primeiro semestre de 2024, a montagem terá o ator Rafael Aragão na pele de Didi Mocó. O artista também é o idealizador do projeto, que narra desde a infância do humorista no Nordeste até o encontro com Dedé, Mussum e Zacarias. Uma curiosidade é que Aragão e o veterano descobriram mais em comum além do sobrenome e o fato de serem do Ceará: estudaram na mesma escola. “Apesar de não sabermos o grau de parentesco, somos da mesma árvore genealógica. E isso já foi o suficiente para nos chamarmos de tio, primo, sobrinho”, conta o ator.

Momento histórico

(Michael Buckner)

Lily Gladstone ganhou o Globo de Ouro 2024 de Melhor Atriz pela atuação em Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, e se tornou a primeira indígena a conquistar uma estatueta nos 81 anos de premiação. Lily cresceu em uma reserva da comunidade Blackfeet em Montana, nos EUA. Por isso, começou seu discurso de agradecimento no idioma de seus ancestrais. “É assim que me apresento a um novo grupo de pessoas, especialmente quando é significativo”, explicou ela. Aos 37 anos, é favorita ao Oscar.

Casos de família

(Divulgação)

Anos após a separação de Angelina Jolie e Brad Pitt, o assunto ainda repercute na imprensa internacional. Desta vez, quem deu o que falar foi o irmão mais velho da atriz, o ator James Haven. Segundo ele, sua vida mudou após o divórcio, recheado de polêmicas, em 2016. Diante do escândalo, algo bom surgiu: a união entre os irmãos. “Quero protegê-la e as crianças, minhas sobrinhas e meus sobrinhos. Organizei minha vida para estar presente e disponível para qualquer coisa que precisem”, disse. No total, Angelina tem seis filhos, e a criação deles aproximou os irmãos. “Todos estão se tornando jovens adultos com seus 20 e poucos anos. É natural querer estar com eles em todos os momentos.”

Reality repaginado

(Divulgação)

A disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão do Big Brother Brasil 2024, da Globo, corre com mudanças. A versão atual ganhou 26 participantes entre anônimos e famosos, com importante renovação no esquema de votação. Pela primeira vez, o reality show terá duas contagens: voto único por CPF e voto da torcida. Os confinados agradaram ao séquito de fanáticos pelo programa. Do time de celebridades, Yasmin Brunet e MC Bin Laden são as gratas surpresas dos primeiros dias de convivência. Por outro lado, nomes como o da modelo de lingerie Fernanda Bande e da vendedora de roupas Beatriz Reis despontam na preferência do público. Vale dar a tal da espiadinha.