Divirta-se

Suspense com a Turma da Mônica

Com direção de Maurício Eça, 'Reflexos do Medo' traz os famosos personagens dos quadrinhos como adolescentes

Crédito: Divulgação

Jovens em foco: clima de suspense e valorização da amizade (Crédito: Divulgação)

Por Felipe Machado

As criações de Mauricio de Sousa voltam às telas de cinema nesse início de ano, mas com algumas diferenças. Enquanto os dois filmes realizados com atores de verdade, Laços e Lições, apresentavam Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão ainda crianças, Reflexos do Medo tem a Turma da Mônica Jovem, a versão adolescente dos famosos personagens dos quadrinhos. A direção ficou a cargo de Maurício Eça, que vem se destacando em produções voltadas para essa faixa etária — seus flmes Carrossel 1 e 2, Garota Invisível e Hora de Brilhar fizeram sucesso com o público e alcançaram ótimas bilheterias. “Esse projeto foi um desafio para alguém como eu, que cresceu lendo os gibis”, afirma Eça. “O estilo é bem diferente da fase infantil, tem uma linguagem mais semelhante aos mangás. A trama mostra um clima de suspense e uma pegada na linha da série Stranger Things”, afirma Eça. “A mensagem de valorização da amizade entre eles, no entanto, contiua inabalada.” O enredo começa no primeiro dia de aula do Ensino Médio no Bairro do Limoeiro, quando Mônica (Sophia Valverde), Cebola (Xande Valois), Magali (Bianca Paiva), Cascão (Theo Salomão) e Milena (Carol Roberto) descobrem que o museu da vizinhança será leiloado e que algo misterioso pode estar por trás da negociação. O longa estreia em 18 de janeiro.

Dos clipes ao “true crime”

(Divulgação)

Maurício Eça ficou famoso dirigindo videoclipes. Esteve à frente de Diário de um Detento, dos Racionais, um dos melhores clipes feitos até hoje no País. Apesar da bem-sucedida virada, quando passou a focar em produções para ao público jovem, Eça se tornou especialista em um gênero bem diferente: o “true crime”. Além de três longas sobre o caso Suzane von Richtofen, sua adaptação da história do serial killer conhecido como Maníaco do Parque chega às telas em 2024.

Para Ler

(Divulgação)

A obra da Dra. Anna Lembke é uma denúncia que envolve médicos, a indústria farmacêutica e os planos de saúde. Nação Tarja Preta demonstra que estamos diante de uma epidemia de remédios prescritos, sintoma da falência do sistema atual.

Para Ver

(Divulgação)

A quarta temporada da premiada série True Detective estreia no streaming da HBO Max. A produção de Barry Jenkins traz Jodie Foster e Kalis Reis no papel das investigadoras Liz Danvers e Evangeline Navarro.

Para ouvir

(Divulgação)

A portuguesa Carminho lança a faixa “O Quarto (Fado Menor)”, canção que integra a trilha sonora do novo filme de Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas. A cantora ainda participa do longa em cena com a atriz Emma Stone.

Musical
As garotas más estão de volta

(Jojo Whilden)

Inspirado no sucesso de 2004, chega aos cinemas uma nova versão de i. Com roteiro da comediante Tina Fey, apresenta as atrizes Busy Philipps, Renée Rapp, Auli’i Cravalho e Angourie Rice nos papéis principais, e o galã Jon Hamm interpretando o sedutor professor de educação física. O musical se passa na escola North Shore, onde os grupinhos de alunos são divididos entre populares, nerds, atletas e as “Plásticas”, turma de patricinhas que dominam a atenção. A direção conjunta é de Arturo Perez Jr. e Samantha Jayne.

Streaming
Nova franquia de ficção científica

(Clay Enos/Netflix © 2023)

Após se consagrar como diretor à frente de franquias como Super-Homem e Liga da Justiça, Zack Snyder resolveu criar a sua própria: Rebel Moon (Netflix) nasce como um novo épico de ficção científica. Composta inicialmente por dois filmes, A Menina de Fogo e A Marcadora de Cicatrizes, a obra terá desdobramentos em jogos de videogame e podcasts. Semelhante a Guerra nas Estrelas, narra a história de Kora (Sofia Boutella), uma jovem rebelde que lidera um grupo de guerreiros contra os opressores generais do planeta Mundo-Mãe.

Fotografia
A Amazônia nos anos 1970

(Divulgação)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) dá início a sua programação em 2024 com uma mostra dedicada ao fotógrafo afro-americano George Love (1937-1995). Com curadoria de José de Boni, a exposição reúne obras de todas as fases de sua carreira, com destaque para as imagens do livro Amazônia, publicado em 1978 sob a inspiração de suas viagens à região. Como o acesso à floresta era ainda mais difícil na época, Love sobrevoava a região com a ajuda do Correio Aéreo e aeronaves alugadas de fazendeiros locais.

Livro
A política sob a visão da ciência

(Divulgação)

O norte-americano Neil deGrasse Tyson, apresentador de TV e o mais popular astrofísico da atualidade, não se preocupa apenas com as questões do universo. Em seu novo livro Mensageiro das Estrelas: Perspectivas Cósmicas Sobre a Civilização, ele aborda uma série de temas políticos sob o prisma do método científico. Preconceito racial, religião e gênero estão entre os assuntos analisados por Tyson, sempre com o didatismo e o raciocínio lógico que expõe os excessos que marcam a polarização da sociedade nos dias de hoje.