Meu pai é um agente secreto
'Plano em Família', produção da AppleTV+ com Mark Wahlberg, combina de forma divertida elementos de ação e humor
Por Felipe Machado
Dan Morgan (Mark Wahlberg) é casado com a mulher dos seus sonhos e pai de três filhos. Tem uma vidinha tranquila como vendedor de carros no subúrbio de uma cidade no interior. Mas tudo isso não passa de fachada: seu passado como perigoso agente secreto vêm à tona quando seus inimigos descobrem sua identidade falsa. Para escapar, só lhe resta colocar a mulher e os filhos na van e pegar a estrada. Como não pode revelar sua verdadeira profissão, inventa que uma viagem a Las Vegas é apenas um passeio familiar. Apesar da ideia não ser exatamente uma novidade, Plano em Família é uma divertida comédia de ação dirigida com habilidade por Simon Cellan Jones a partir de um bom roteiro de David Coggeshall. “Eu me identifiquei com a história porque a vida de ator também tem dois lados. A visão que minha família tem de mim é bem menos glamourosa do que o público imagina. Em casa deixo o trabalho de lado e sou o paizão, não o astro de Hollywood. Como também já tive um lado rapper, então me identifico com o protagonista de vida dupla”, afirmou Wahlberg à ISTOÉ. Michelle Monaghan, que interpreta sua esposa, concorda com a comparação. “Também sinto semelhança entre o enredo e a vida real. Meus filhos nem sempre entendem minha profissão. Mas agora que eles estão ficando maiores, vão ver o filme e entender por que a mamãe estava até tarde no set de gravação.”
Parceria entre ator e diretor
Conhecido por seu trabalho à frente das séries A Diplomata e Ballers, o cineasta britânico Simon Cellan Jones (foto) ouviu falar de Plano em Famíia pela primeira vez quando dirigia Mark Wahlberg em Arthur the King, que estreia em 2024. Leu o roteiro e se apaixonou pela trama. “Não consigo pensar em outro ator tão perfeito para esse papel”, afirmou Cellan Jones à ISTOÉ. “Wahlberg convence como espião perigoso, mas também como pai de família.”
Para Ler
Em O Mágico, o autor irlandês Colm Tóibín apresenta uma obra que alterna elementos biográficos e de ficção
do escritor alemão Thomas Mann, de A Montanha Mágica. Um romance sensível que reflete a instabilidade do século 20.
Para Ver
Estrelado pelo mexicano Gael García Bernal, o longa Old (Netflix) traz um roteiro original: durante férias num resort paradisíaco, uma família em crise descobre uma praia misteriosa que faz envelhecer décadas em poucas horas.
Para ouvir
Um dos maiores nomes da bossa nova, o compositor Carlos Lyra (1933-2023) é homenageado por nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, no disco Afeto. Haverá shows de lançamento em 2 e 3/12, no Sesc Pompeia, em São Paulo.
STREAMING
Um dos melhores filmes do ano
Chega ao streaming da AppleTV+ um dos destaques do ano no cinema: Assassinos da Lua das Flores, longa dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio (foto). Para o ator, a inspiração em um caso real aumentou a responsabilidade dos envolvidos. “A trama foi conduzida a partir do nosso ponto de vista. Como era um caso historicamente importante, um episódio esquecido e sombrio dos EUA, precisávamos ser totalmente corretos”, afirmou DiCaprio. A trama aborda o massacre da tribo Osage.
LIVROS
Por trás da criatividade
Roteirista de cinema e autor do best-seller A Guerra da Arte, Steven Pressfield é conhecido por sua visão aprofundada do processo criativo. Em seu novo livro, A Jornada do Artista, o norte-americano discute os significados do mito do herói que, segundo Joseph Campbell e outros especialistas, está presente em todas as culturas humanas. Pressfield compartilha ainda casos e inspirações para motivar artistas e profissionais de diversas áreas a enfrentarem os desafios que levam à criação de uma obra perene, inovadora e original.
EXPOSIÇÃO
O rei da TV infantil nos anos 1980
Roupas coloridas, gravata borboleta e cabelos desalinhados: quem foi criança nos anos 1980 certamente se lembrará de Daniel Azulay (1947-2020), apresentador de TV que passava as tardes ensinando atividades para o público infantil. O criador da divertida Turma do Lambe-Lambe ganha uma exposição no Museu Judaico de São Paulo. Algodão Doce pra Você! De Férias com Daniel Azulay tem curadoria de Mariana Lorenzi e exibe a vida e obra do artista autodidata que provocou um impacto positivo no panorama cultural brasileiro.
FILME
Uma fábula para os dias de hoje
E se você encontrasse seus pais novamente, muito depois de eles terem partido, só que agora eles tendo a mesma idade que você? Esse é o ponto de partida de Todos Nós Desconhecidos (All of Us Strangers), filme que explora questões familiares sob a ótica LGBT+ do cineasta britânico Andrew Haigh. Traz no elenco Andrew Scott, Paul Mescal, Claire Foy e Jamie Bell. “É um conceito adorável”, diz Bell à ISTOÉ. “Outros filmes trataram da vida após a morte com sucesso, mas em outros gêneros. Não é comum ver essa abordagem num drama tão comovente.”