Comportamento

Marcas premium avançam no segmento de bebês e crianças

Grifes apostam em itens infantis, de olho no mercado que rende R$ 40 bilhões ao ano. Estrelas que vestem luxo com os filhos endossam movimento

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Carrinho da Dior, de Khloé Kardashian, vale R$ 28 mil (Crédito: Divulgação)

Por Ana Mosquera

De carrinho de passeio da Dior a visual completo Dolce & Gabbana. Bebês e crianças são o novo público do mercado de luxo, e analistas prevêem que as vendas de moda infantil de grife atingirão R$ 42 bilhões ainda em 2023.

Impulsionado pela identificação dos pais, e sua busca por exclusividade e status social, o contato desde o berço fortalece o entendimento sobre as marcas ao longo da vida.

“O movimento impacta a moda como um todo ao inspirar tendências e influenciar a percepção de valores e estilos, ainda que de maneira adaptada”, diz Mariana Cerone, professora do Hub de Moda e Luxo da ESPM.

Para ela, a exposição precoce a padrões de consumo e imagem passa por uma discussão ética. “É essencial questionar os limites entre expressão criativa, autonomia infantil e a potencial exploração comercial.”

A oferta dos itens luxuosos para os pequenos também vem atrelada a um estilo de vida (no caso, coletivo). Além dos programas de TV, como Keeping up with the Kardashians, as célebres famílias são o centro das redes sociais.

A tendência de mãe e filha com a mesma roupa é chamada “mini me” e, na pele de duplas como Beyoncé e Blue Ivy, ganha outro valor com os logotipos de Dior e Chanel.

Assim como no mercado adulto, os que não podem investir em originais aderem a réplicas ou usados. O número de brechós infantis cresceu mais de 30% desde 2018, segundo o Sebrae. Em loja do Peça Rara, em São Paulo, itens sofisticados de segunda mão podem ser comprados por ⅓ do preço original.

Precioso: ursinho de pelúcia da Fendi, do grupo Louis Vuitton, custa R$ 75 mil (Crédito:Divulgação)
Beyoncé e filhos posam com sua linha para Adidas (Crédito:Divulgação)

Cheiro de nenê

“Convite à ternura da infância, à idade em que os sentidos despertam, onde o riso de uma criança encanta e os sonhos reinam.” É o lema da Bonne Étoile, a nova água perfumada da Dior.

Com notas de pera, rosa selvagem e almíscares brancos, está entre os cheiros de nenê mais caros do mundo: cerca de R$ 1500 por 100ml.

O investimento nos produtos de cuidado acompanha o crescimento de uma fatia que é promissora mesmo longe das grandes cifras. De acordo com a plataforma global de dados Statista, o mercado de brinquedos, utensílios para alimentação, lenços umedecidos, fraldas, produtos de higiene e chupetas deve chegar a R$ 438,54 bilhões em 2026.

Nem só de peças óbvias está abastecido o rol de produtos: um cofre de porco cor-de-rosa da Tiffany vale R$ 1235. São as pequenas fortunas protegidas desde cedo.

De Gucci: babador com logotipo da marca italiana é um dos mais requisitados, no valor de R$ 1600 Tênis para crianças de colo chegam a R$ 1230 (Crédito:Divulgação)