Para ter um feliz Natal

Crédito: Divulgação

Erika Mota Santana: "O importante é encontrar uma forma que faça sentido para você e que possa beneficiar aqueles que mais precisam" (Crédito: Divulgação)

Por Erika Mota Santana

Ah, o tão esperado Natal, esta data tem um sentimento diferente que trazemos desde a mais tenra idade, data com memórias afetivas cravadas em nossas vidas, de confraternização em todos os ambientes na família, no trabalho, entre amigos, vizinhos e até entre conhecidos distantes. Segundo pesquisas, é a data mais celebrada no mundo e a mais emocionante em que estamos sensíveis, é um tempo que aproveitamos para falar com pessoas que não falamos o ano todo, com votos de boas festas, tempo de perdão e celebração.

A maioria dos grupos celebra com mensagem, cartões, presentes, amigo secreto, almoço, jantares de confraternização, mas o mais importante é estar junto e lembrar da história do nascimento de Jesus Cristo, pois tudo gira em torno do nascimento do nosso Salvador. O Natal é a festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. É comemorado no dia 25 de dezembro. O espírito do Natal muitas vezes desperta a empatia e a generosidade nas pessoas, levando-as a se preocuparem mais com o bem-estar dos outros e a demonstrarem compaixão. É um momento especial em que podemos ver o melhor lado da humanidade. Existem várias maneiras de praticar a solidariedade no Natal. Alguns exemplos incluem doar alimentos, roupas ou brinquedos para instituições de caridade, participar de campanhas de arrecadação, oferecer ajuda a pessoas em situação de rua, visitar abrigos ou asilos, voluntariar-se em projetos sociais ou até mesmo realizar pequenos gestos de gentileza e compaixão no dia a dia.

O importante é encontrar uma forma que faça sentido para você e que possa beneficiar aqueles que mais precisam. Nesta época muitas pessoas enfrentam dificuldades e precisam de solidariedade. Sabemos que é possível estender a mão e ajudar da maneira que podemos, seja por meio de doações, apoio emocional ou simplesmente estando presente para aqueles que estão passando por momentos difíceis. Juntos, podemos tornar o Natal mais acolhedor e especial para todos. Esta época é na realidade a última oportunidade do ano de podermos praticar a solidariedade. Não podemos esquecer que, neste período, fazer o bem, aquece o coração porque já é uma data humanizada.

E ai você se pergunta por onde começo? O que eu posso fazer? Tudo parte do simples e mais próximo, não precisa viajar para África, para ajudar as crianças famintas, muitas vezes ao lado tem alguém na rua pedindo um prato de comida, ou uma família sob a ponte. O Natal é uma ótima oportunidade para fazer uma limpeza nas nossas casas e doar o que não usamos mais, acumulando itens como roupas, moveis, alimentos não perecíveis. Assim, podemos ajudar aqueles que mais precisam e tornar o Natal deles mais especial. Quando este sentimento desabrocha, a reação volta e em nós também desencadeia um sentimento de satisfação, gratidão, de sermos uteis. É realmente maravilhoso, então aproveite!