Economia

Inteligência artificial dá cada vez mais lucro; confira

A IA está impulsionando a produtividade no mercado brasileiro. Cerca de 41% das empresas já estão implementando a ferramenta, trazendo benefícios para segurança, investimentos, saúde, agronegócio, atendimento ao cliente e marketing

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A IA trouxe mais agilidade e precisão para os investimentos e vem impulsionando a medicina, salvando vidas e permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos (Crédito: Istockphoto)

Por Mirela Luiz

A Inteligência Artificial (IA) tem trazido benefícios significativos para diversos setores da economia brasileira. Está automatizando tarefas que antes eram realizadas por humanos, oferecendo maior velocidade, precisão e redução de custos. Na América Latina, o dispositivo já é utilizado, principalmente, na detecção de problemas de segurança e de ameaças ao bom funcionamento das organizações, sendo adotada já por 44% das companhias do continente.

Além disso, o sistema também é empregado no atendimento eletrônico aos clientes e em atividades de marketing e vendas, representando 30% no volume utilizado. “Os CEOs estão se conscientizando de que o uso de IA com soluções de automação de processos acelera o retorno do investimento”, afirma Edgar Garcia, vice-presidente regional da UiPath para a Latam.

De acordo com estudo realizado pela IBM, cerca de 41% das companhias brasileiras já estão implementando ativamente a IA. Entre as empresas que adotaram essa tecnologia estão gigantes como MRV, Bradesco, Uber, Volvo, Hering e Itaú.

“Através da MIA fazemos por mês mais de quatro mil atendimentos. Hoje 80% das vendas da MRV são feitas pela inteligência artificial”, revela Reinaldo Sima, diretor de TI e Inovação da empresa.

O mercado financeiro é o segmento que mais se beneficia da IA — e isso fica bastante visível com o aumento dos canais online de interação com o consumidor.

O cliente não precisa mais perder tempo para solicitar serviços nem ficar por horas ao telefone para obter uma resposta simples, já que agora sistemas autônomos assumem essas e outras funções.

“Quando há melhoria na produtividade há aumento na margem de lucro e os bancos de fato são os mais beneficiados”, explica a advogada especializada em Direito Digital e economista Elaine Keller.

A Inteligência Artificial no mercado financeiro é passível de várias aplicações. O Itaú usa a ferramenta em diversas áreas. Na parte de investimentos, o sistema ajuda os clientes a entender os motivos que impactaram a performance dos seus portfólios.

“Com essa nova ferramenta, inédita em plataformas de investimentos, procuramos ajudar a traduzir a volatilidade dos mercados para os investidores”, diz Claudio Sanches, diretor de Produtos de Investimentos e Previdência do Itaú Unibanco.

Chegada da IA no agronegócio aliou tecnologia e conhecimento para a melhoria em todos os processos do setor (Crédito:Istockphoto)

Já o Bradesco tem a sua Bia, que funciona como uma assistente pessoal para os clientes. Ela permite a execução de atividades como transferências e pagamentos, usando a identificação por voz, por exemplo. A Bia é amplamente treinada e pode responder a cerca de 300 mil perguntas por mês, com uma taxa de precisão de 95%.

E agora também ajuda a prevenir golpes e fraudes via Pix. “A Bia se mostrou uma ferramenta fundamental em transações de segurança”, argumenta José Gomes Fernandes, diretor de Segurança Corporativa do Bradesco.

Economista e advogada Elaine Keller (Crédito:Divulgação)

“Quando há melhoria na produtividade, há aumento na margem de lucro e os bancos
de fato são os mais beneficiados.”
Elaine Keller, economista e advogada

Apesar de a IA não estar preparada ainda para fazer tudo sozinha, ela já é realidade para apoiar indústria, instituições financeiras, varejo e o agronegócio.

“A IA gera lucro principalmente porque aumenta a eficiência operacional e a produtividade, processa grandes volumes de dados rapidamente e melhora a tomada de decisões. Ela abre novas oportunidades de negócios e reduz custos operacionais”, explica Eduardo Ibrahim, professor e especialistas em inteligência artificial.

Problemas e desafios

No entanto, há também desafios e preocupações relacionados à Inteligência Artificial. Um deles é a discriminação. Como a máquina aprende a partir de dados históricos, ela pode reproduzir comportamentos discriminatórios.

“Isso pode ser observado, por exemplo, na seleção de candidatos por meio de filtros baseados em dados históricos, o que prejudica grupos vulneráveis da sociedade”, explica Elaine.

Outro ponto de preocupação é a segurança da informação. Para que a Inteligência Artificial funcione adequadamente, é necessário utilizar uma grande quantidade de dados, conhecida como Big Data.

Porém, é crucial garantir que esses dados sejam manipulados de forma a respeitar a privacidade das pessoas. É fundamental garantir que as leis existentes sejam atualizadas para abordar os desafios trazidos pela tecnologia, sem cair em soluções políticas que possam limitar sua aplicação.

Seguindo o exemplo da Comissão Europeia, é possível complementar a legislação existente, adaptando-a a nova realidade.

A IA trouxe mais agilidade e precisão para os investimentos e vem impulsionando a medicina, salvando vidas e permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos (Crédito:Istockphoto)