Falta um Gilbertinho?

Crédito: Edilson Rodrigues

Por Leandro Mazzini

Tem gente graúda que passa pelas maçanetas do Palácio do Planalto com saudade de Gilberto Carvalho, o conhecido chefe de Gabinete das Eras Lula I e II. Seu jeito ativo nas agendas é confrontado com o pacato, hoje, do chefe da Casa Civil, Rui Costa, que faz as vezes de dono da agenda do presidente. Ele demora até dois meses para dar respostas.

Israel tem boa memória

O episódio da demorada saída do grupo de brasileiros da região Sul da Faixa de Gaza, via Egito, desafia quem tem memória curta para a literatura diplomática. Quem fez a lista para o cronograma de transporte dos estrangeiros foi o Governo de Israel e eles não se esquecem da simpatia do presidente Lula da Silva com o finado Yasser Arafat, o líder da Fatah a quem
o brasileiro visitou mais de uma vez. Tampouco esquecem as declarações de parlamentares da esquerda do Brasil em apoio à luta armada palestina. Deu no que deu. Quando notaram a demora provocada neste sentido, o ex-chanceler Celso Amorim gastou lábia, e o embaixador Mauro Vieira, idem, até o grupo conseguir autorização para atravessar a fronteira esta semana. Erra quem culpar Lula da Silva ou politizar ideologicamente as tentativas diplomáticas exaustivas da dupla — o que não deixa de ser um equívoco, também, o histórico de maior proximidade com os palestinos. O Itamaraty, agora, terá o desafio de equilibrar essas relações.

Itamaraty notou a antipatia de Israel com o Governo do PT e intensificou o diálogo no Oriente Médio. Lula tem desafio de equilibrar as relações

Um olho no bilhete, outro no saguão

Danilo Verpa

A Agência Nacional de Aviação Civil e a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, estão em alerta máximo com a iminência das férias de fim de ano e o aumento considerável da demanda por voos domésticos. O fantasma da falência da Itapemirim em outubro passado deixou milhares no chão. Mas as companhias em operação não se ajudam, a despeito do bom momento. Levantamento da Coluna na Senacon mostra que ocupam a 5ª posição no ranking de reclamações no mercado. Até outubro, o setor registrou 77.306 queixas, com um índice de solução de 81,83% (menos mal). Os campeões dessa lista são os bancos.

Missão dada a presidente da Caixa

Pedro Ladeira

O novo presidente da Caixa, Antônio Vieira, é conhecido na instituição pelo estilo bonachão, afável e pouco político. Dificilmente ascenderia. Não é segredo de que seu padrinho é Arthur Lira. Outra característica de Vieira é sua neutralidade em assuntos polêmicos, mesmo amparado pelos corpos técnico, jurídico e pelo Conselho de Administração do banco — até por vice-presidentes. Mas há uma missão da qual não poderá fugir, e pela qual terá de dar satisfação: controlar com mão de ferro a diretoria de Habitação. O presidente Lula quer a Caixa afinada com o Minha Casa, Minha Vida.

Novo diagnóstico do Dr. Luizinho

Líder do PP na Câmrara e com aval do partido para articular seu nome, o deputado federal Dr. Luizinho desistiu da candidatura a prefeito do Rio de Janeiro. Avaliou que seria um alto risco trocar o domicílio eleitoral da Baixada Fluminense, que lhe garante 100 mil votos, para a capital.

Prestação de contas

Presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM) vai impetrar ação para solicitar o afastamento da presidente eleita do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Lins. O irmão dela está envolvido em escândalos de corrupção na área da saúde na pandemia. Omar apontou provas ao STJ que ligariam a dupla às empresas sob suspeita.

Com mãos no manche

A Receita Federal avalia comprar um jato para usar em grandes operações de fiscalização. Falta bom senso ao órgão, caso vingue a ideia. Porque há os jatos da Polícia Federal. Além do mais, conta figurão do Governo, deveria investir em braços para fiscalização de portos e aeroportos, o grande gargalo, e não em mãos para manche.

Nos bastidores

General de pijama

O general Braga Netto sonhava se eleger senador por Minas em 2026, com ajuda do eleitorado jovem do deputado Nicolas Ferreira e dos conservadores. O TSE lhe atropelou.

O resort da toga

Se havia dúvidas de o novo TRF (6a região, em BH) ter gastos desnecessários, eis a prova: Desembargadores se hospedaram e fecharam resort em Tiradentes para evento. Cada suíte saiu por mais de R$ 3 mil.

Muito além das cercas

Vem aí uma nova guerra dos ruralistas contra o MST. O presidente da Frente Parlamentar Invasão Zero, deputado Zucco (Rep-RS), ingressou na PGR com pedido de investigação contra o ministro Paulo Teixeira (MDA), que defendeu as invasões.

De volta ao lar

O último carro de JK voltou ao Memorial que leva seu nome. O Exército reformou o Galaxie. Um tenente o dirigiu em passeio por Brasília, com André Kubitschek, bisneto do ex-presidente, como carona.