Divirta-se

O disco novo dos Rolling Stones

A espera acabou: chegou ao streaming o primeiro álbum de músicas inéditas do grupo britânico em quase vinte anos

Crédito: Mark Seliger

Ron Wood, Mick Jagger e Keith Richards: em excelente forma (Crédito: Mark Seliger)

Por Felipe Machado

Após dezoito anos sem lançar músicas inéditas, a maior banda de rock de todos os tempos finalmente está de volta. E a melhor notícia: os fãs vão ficar radiantes com o novo álbum, que traz doze excelentes canções e revela uma banda renovada, com energia de sobra — algo surpreendente para um grupo com seis décadas de carreira e cujos integrantes estão na faixa dos oitenta anos. Pois Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood não deixam nada a desejar a nenhuma banda independente: Hackney Diamonds, gravado em diversos estúdios ao redor do mundo, é forte concorrente a disco do ano. Impossível não mencionar as participações especiais, a começar pelo ex-Beatle Paul McCartney, que toca baixo no rock pesado “Bite my Head Off”. Já as faixas “Get Close” e “Live by the Sword” contam com o toque inconfundível de Elton John ao piano. O baterista original da banda, Charlie Watts, que morreu em 2021, havia deixado duas músicas prontas: a excelente “Mess it up”, a melhor do repertório, e “Live by the Sword”, que também conta com o baixista original do grupo, Bill Wyman. Essa canção, portanto, traz os quatro músicos que fundaram os Stones, em 1962. No resto do disco, o baterista é Steve Jordan. A bela pérola gospel “Sweet Sounds of Heaven” traz Lady Gaga nos vocais e Stevie Wonder nos teclados. Em entrevista recente, Jagger deixou os fãs animados ao revelar que esse não seria o último trabalho da banda. “Já temos material pronto para o próximo”, garantiu o vocalista. Pelo jeito, as pedras ainda vão rolar por um bom tempo.

Produtor é prodígio de 32 anos

(Divulgação)

O novo som dos Rolling Stones deve muito ao produtor Andrew Watt, prodígio de 32 anos que já havia feito um bom trabalho com veteranos como Elton John e Ozzy Osbourne, mas também com artistas da nova geração, entre eles Post Malone e Miley Cyrus. Guitarrista e compositor, o nova-iorquino trouxe uma sonoridade mais moderna e co-assina as faixas “Depending on You” e “Get Close” com Jagger e Richards, tipo de parceria raríssima na trajetória dos Stones.

Para Ler

Há anos trabalhando com resoluções de conflitos e terapia de casais, a psicanalista Fabiana Guntovitch reuniu sua experiência em Chega de Brigas – Pequeno Manual para Viver em Paz. “É uma jornada de transformação em direção à paz interior”, define a autora.

Para Ver

(Divulgação)

O ator Aílton Graça está perfeito como protagonista de Mussum: O Filmis, longa de Silvio Guindane sobre o integrante do grupo humorístico Os Trapalhões. Vencedor do Festival de Gramado desse ano, a produção estreia em 2/11.

Para ouvir

(Divulgação)

Evandro Mesquita e sua turma estão de volta no retorno de uma das bandas mais queridas do público dos anos 1980. A Blitz lança “O Lado Escuro da Rua”, primeiro single do álbum Supernova, que sai em novembro.

Música
Nova versão para a obra de Bach

(Divulgação)

Quando se fala nas Variações Goldberg, logo vem à cabeça dos amantes de música erudita a gravação do pianista canadense Glenn Gould, considerada a versão definitiva dessa obra-prima de Johann Sebastian Bach. Pois um jovem pianista islandês surge para desafiar essa tradição. “Sonho em gravar há 25 anos”, diz Víkingur Ólafsson (foto), um dos maiores músicos da nova geração. Já disponível no streaming, o disco foi lançado pela Deutsche Grammophon. “Ele deu vida nova a cada nota”, afirmou Clemens Tratumann, presidente da lendária gravadora.

Festival
São Paulo, palco do mundo

(Divulgação)

A cidade de São Paulo recebe o Sesc Jazz, evento que reunirá 22 atrações, entre artistas nacionais e internacionais, até 5 de novembro. Representantes de dez países se apresentarão em diversas unidades da rede, incluindo o recém-inaugurado Sesc 14 Bis, no bairro da Bela Vista. Entre os destaques estão o Black Monument Ensemble (foto), projeto comandado pelo norte-americano Damon Locks. Os africanos também estão em alta, com shows da cantora Sona Jabartech (Gâmbia), Noura Mint Seymali (Mauritânia) e Stewart Sukuma (Moçambique).

Humor
Série mostra bastidores do júri

(Divulgação)

Os órfãos da série The Office podem comemorar: chegou ao streaming o divertido Jury Duty – Na Mira do Júri, (Prime Video), nova criação da dupla Lee Eisenberg e Gene Sputnisky. O formato, que simula um documentário, é o mesmo da produção estrelada por Steve Carell. A diferença é que, em vez de mostrar o dia a dia dos funcionários de uma empresa falida, aqui os personagens são membros de um júri popular. No elenco, destaque para o ator James Mardsen, de X-Men.

Livros
Bastidores dos debates eleitorais

(Divulgação)
Divulgação

Os embates eleitorais diante das câmeras marcam a redemocratização do País. Poucos acompanharam essas disputas tão de perto como Fernando Mitre, diretor de Jornalismo da Rede Bandeirantes há 38 anos. Ele lança Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo, obra com bastidores sobre a política nacional. Os lançamentos serão no Centro Professorado Paulista, em 26/10, em São Paulo, e na Associação Brasileira de Imprensa, em 7/11, no Rio de Janeiro.