Divirta-se

Memórias de um pioneiro

Arquivos do antropólogo Luiz de Castro Faria, pesquisador do Museu Nacional por 70 anos, são finalmente publicados

Crédito: Luiz de Castro Faria

"Paisagens Culturais": imagens que o autor registrou em suas expedições pelo litoral brasileiro (Crédito: Luiz de Castro Faria)

Por Felipe Machado

Um personagem essencial para o desenvolvimento da arqueologia e da antropologia no País ganha uma edição histórica: Paisagens Culturais e Gêneros de Vida, de Luiz de Castro Faria (editora Ouro Sobre Azul), é o resultado das pesquisas que o autor fez para o Museu Nacional durante as sete décadas nas quais se dedicou à instituição. Como em 2018 um incêndio destruiu boa parte dos dois séculos de acervo do museu, esse livro representa o resgate de um material precioso para a ciência do País. Além do caderno de anotações de Castro Faria, a obra possui 336 imagens feitas por ele no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, retratos de trabalhadores anônimos e com diferentes hábitos e costumes. Os estudos foram realizados desde 1938, ocasião da famosa Expedição à Serra do Norte, no Mato Grosso, que fora liderada por Claude Lévi-Strauss. O interesse do antropólogo recaía sobre dois campos, tangíveis (objetos, alimentos, medicamentos, arte) e intangíveis (conhecimento, parentescos). Apesar da sólida formação histórica, o arqueólogo era um naturalista. Não se furtava, no entanto, a manifestar seus princípios políticos, como aconteceu no caso da luta pela legislação de proteção às comunidades sambaquis. Fundador da Associação Brasileira de Antropologia, formou uma geração de profissionais que, agora, celebram esse lançamento.

Um retrato familiar

(Divulgação)

Memórias de uma Família Mineira: os Assis de Juiz de Fora, outra interessante obra da editora Ouro Sobre Azul, é uma ampla biografia que narra a trajetória de cinco gerações de um dos mais tradicionais clãs de Minas Gerais. Por meio de diversos depoimentos e uma rica iconografia, a pesquisadora Graça Salgado passeia por essa narrativa que inclui personagens importantes da história do País, entre eles Getúlio Vargas (foto) e Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, figuras próximas dos Assis.

Para Ler

Longas Lâminas é o novo thriller do escocês Irvine Welsh, autor de Trainspotting, cuja complexa adaptação para as telas fez grande sucesso nos anos 1990. A obra narra as consequências de um atentado contra um político racista de extrema direita.

Para Ver

(Divulgação)

Escrito e dirigido por Wagner Sampaio, o suspense Um Palmo (Amazon Prime) conta a história de um homem que fica preso no elevador de um prédio e se vê em meio a uma bizarra situação. Destaque para a trilha sonora do guitarrista Thiago Oliveira.

Para ouvir

(Divulgação)

O brasileiro Antonio Meneses, considerado um dos melhores músicos do mundo, lança o álbum Seis Suítes para Violoncelo Solo, compostas por Bach, inspirado em “novas perspectivas para obras eternamente significativas.”

Série
O craque que virou celebridade

(Divulgação)

Um astro do futebol que se tornou ícone cultural: é essa a tese defendida pela série documental Beckham, que conta em quatro episódios a trajetória do britânico David Beckham, craque da seleção inglesa e um dos jogadores mais famosos do mundo. Da origem humilde nos subúrbios de Londres aos grandes estádios europeus, passando pelo casamento com a ex-Spice Girl Victoria, sua história parece ter saído de uma obra de Charles Dickens. A produção é dirigida por Fishers Stevens, vencedor do Oscar pelo documentário A Enseada.

Cinema
Agatha Christie em versão terror

(Divulgação)

A escritora Agatha Christie sempre foi famosa por seus livros de mistério, obras em que o leitor tenta adivinhar o culpado antes do carismático detetive Hercule Poirot. Em Noite das Bruxas, nova adaptação para as telas feitas pelo ator e diretor Kenneth Brannagh após Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo, o suspense foi substituído pelo terror. Poirot investiga um caso macabro em uma casa mal-assombrada em Veneza, na Itália. Destaque para Tina Fey (foto), que faz o papel de uma escritora inspirada na própria Agatha Christie.

Festival
Curtas-metragens em cena

(Divulgação)

Em parceria com o jornal norte-americano The New York Times, o Festival de Finos Filmes chega à décima edição com curta-metragens premiados e uma mostra infantil com títulos como Tipping Point, de Bart de Piraat (foto), entre outros. Entre 28/9 e 3/10 serão exibidas sessões gratuitas em diversos locais de São Paulo (a programação completa está em finosfilmes.com.br). Haverá ainda debates com nomes como Jean-Claude Bernardet e Adam Ellick, diretor do NYT.

Música
Celebração no Theatro Municipal

Divulgação

O Theatro Municipal de São Paulo tem programação especial em homenagem aos 210 anos de nascimento do italiano Giuseppe Verdi, um dos maiores compositores do século 19. Em 6 e 7/10 serão apresentados os concertos Aos Deuses e aos Homens e o Réquiem. A orquestra será regida por Alessandro Sangiorgi e contará com quatro solistas: a soprano Tatiana Carlos, a mezzo-soprano Isabel de Paoli, o tenor Paulo Mandarino e o baixo Luiz-Ottavio Faria.