Amigos do Bem na ONU

Crédito:  Claudio Gatti

Alcione Albanesi melhora a vida de quem mora no sertão nordestino há 30 anos (Crédito: Claudio Gatti)

Por Germano Oliveira

Colaboraram Marcos Strecker e Samuel Nunes

Ela é milionária, mas isso não a satisfaz. Abriu mão da fortuna e passou a desenvolver projetos para melhorar a vida da população carente, gerando emprego, renda e educação no sertão nordestino, sobretudo nos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará. Criou a ONG Amigos do Bem há 30 anos e, desde então, transformou a realidade de pelo menos 150 mil pessoas, a quem fornece 1,8 milhão de refeições anuais. Por causa de sua conhecida filantropia, Alcione Albanesi foi uma das brasileiras convidadas pela ONU para debater, na sede mundial da instituição em Nova York, nos últimos dias 14 e 15, os avanços dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pelas mais diversas ONGs de todo o mundo. Em seu discurso na ONU, ela disse acreditar que “a miséria tem solução”.

Shara

Como exemplo das mudanças que a entidade promove, Alcione levou a NY a jovem Shara Leite, atendida pela ONG e que também participou do evento na ONU. Lá, ela contou sua trajetória e explicou como a Amigos do Bem mudou sua realidade, que, até pouco tempo atrás era de extrema pobreza no sertão pernambucano. Hoje, ela tem casa, saúde, educação e emprego.

Sertão

Além da geração de trabalho e renda, a Amigos de Bem tem como principal ação permitir o acesso a água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão. A entidade fornece professores e médicos para mais de 150 mil pessoas mensalmente em 300 povoados. “O objetivo é que o nosso modelo seja replicado para outras regiões do mundo”, disse.

O trio saiu ileso

(Divulgação)

Os controladores das Lojas Americanas, Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, saíram ilesos da CPI que investiga a fraude que levou a varejista a uma dívida de R$ 40 bilhões. O trio, que figura entre os nomes mais ricos do país, não foi chamado a depor na comissão, cujos trabalhos foram encerrados nesta semana. O relatório do deputado Carlos Chiodini (foto) não sugeriu nenhuma punição a eles.

Rápidas

* Isabel Galotti assumirá a vaga de titular no TSE ocupada por Benedito Gonçalves, cujo mandato se encerra em 9 de novembro. A ministra do STJ já ocupa o cargo de substituta na Corte. Gonçalves fez o relatório que levou Jair Bolsonaro à inelegibilidade por 8 anos.

* A batalha pela reforma administrativa desencadeada por Arthur Lira é causa perdida. Os petistas não a querem, especialmente por mexer com os protegidos funcionários públicos: eles acabaram de ganhar aumento de 9%.

* Alckmin deverá passar para a história como o vice que mais tempo permaneceu à frente da Presidência. No final do mês, Lula se submeterá a uma cirurgia no fêmur e ficará afastado das principais ações do governo por 2 meses.

* Wilson Pedroso, ex-chefe de gabinete de João Doria, deu uma guinada na vida profissional. Depois de 30 anos de vida pública, decidiu lançar o Política Real Podcast e pretende desenvolver campanhas eleitorais.

Retrato falado

“O negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que no dia 8 de janeiro tivemos um domingo no parque” (Crédito:Ton Molina)

Alexandre de Moraes deu mais um exemplo, na semana passada, durante os primeiros julgamentos dos réus que destruíram as sedes dos Três Poderes, ser o principal baluarte na defesa da democracia. Além de ter relatado com extrema competência as ações contra os extremistas, impondo-lhes penas exemplares para dissuadir futuros golpistas, o ministro enfrentou com coragem outros magistrados, como André Mendonça, que tentavam sugerir culpa pelos atentados ao atual governo.

A guerra da picanha

Depois de ter prometido, há nove meses, que o preço da picanha cairia, sendo ridicularizado pelos bolsonaristas, não é que Lula tinha razão? A carne bovina sofreu uma forte redução com a maior oferta de gado para abate. Segundo o Índice de Preços
ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação no País, as carnes bovinas tiveram uma queda de 9,8% nos últimos doze meses encerrados em agosto, e, dependendo do corte, o recuo foi ainda maior. De acordo com o IBGE, o filé-mignon, por exemplo, teve uma redução de 15,09% no preço. Além disso, outros cortes tiveram quedas significativas, como a alcatra (-12,83%), capa de filé (-12,66%), costela (-11,07%) e picanha (-6,04%).

China compra menos

Além de mais gado à venda aos frigoríficos, o preço da carne caiu porque os chineses, que estão reduzindo a atividade econômica, compraram menos carne bovina do Brasil. Hoje, a China é responsável por cerca de 60% das exportações brasileiras. Desde 2022, o país asiático reduziu as importações em 8%.

Tiro pela culatra

Os petistas estão fazendo a maior confusão nessa disputa pela vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no Supremo. Primeiro, os seguidores de Lula queriam que o indicado fosse Jorge Messias (Advogado-Geral da União). Agora, acham que devem trabalhar para que o nome sugerido por Lula seja o do ministro Flávio Dino (Justiça).

(Divulgação/Evaristo Sa)

Mudança dos ventos

As lideranças do PT concluíram que Dino é o que mais se destaca no governo e, assim, pode ser potencial candidato a presidente em 2026. De forma maquiavélica, acham melhor ter o ministro no STF, onde ficará até se aposentar, com 75 anos, fora, portanto, da disputa pela Presidência. Se Flávio Dino for para o STF, Messias vai para o Ministério.

Toma lá dá cá: entrevista com Tarcísio Motta, deputado federal (PSOL-RJ)

Tarcísio Motta, deputado federal (PSOL-RJ) (Crédito:Divulgação)

O sr. diz ser pré-candidato à Prefeitura do Rio, mas a candidatura é viável, tendo em vista o apoio do PT a Eduardo Paes?
O primeiro objetivo é fazer uma frente de esquerda na cidade e isso significa conversar com todos, inclusive com Lula.

Há o risco de se dividir os votos da esquerda, caso a sua candidatura seja mantida?
Isso depende de cada município. Em Niterói, teremos Talíria Petrone, do meu partido, e Rodrigo Neves ou o Axel Grael, apoiados pelo PDT.

Como pretende trabalhar para resolver o problema da violência no Rio?
O debate sobre a violência no Rio passa pela garantia de direitos, com renda para toda a população. Vamos enfrentar a milícia e os grupos armados garantindo os direitos de todos.

Venda de sentenças na BA

(Divulgação)

Três advogados baianos foram alvos de mandados de busca e apreensão na semana passada, na Bahia. Dois deles são o marido e o filho da desembargadora Rosita Falcão, citada em delações da Operação Faroeste, que investiga suposto esquema de venda de sentenças na Justiça baiana. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 37 milhões em bens dos advogados investigados.