Motor Show

Compra do Ano 2024 – Elétrico de Luxo: BMW iX

Um carro a bateria com design único e alguns toques revolucionários

Crédito: Divulgação

BMW iX: luxuoso, espaçoso e versátil (Crédito: Divulgação)

O SUV mais futurista do mercado mundial chegou logo após a última edição da Compra do Ano, e, agora, não podia deixar de ser premiado. Entre os carros a bateria em geral, e mesmo entre os modelos da BMW, há os que nasceram para ser elétricos e outros que são meras adaptações dos tradicionais modelos a combustão. O BMW iX segue a primeira dessas “escolas”, assim como o “antepassado” i3, e, como ele, segue ditando tendências em conceitos e construção de modelos a eletricidade.

Ao entrar no iX e encostar sutilmente a porta, ele se encarrega de fechá-la, como nos melhores carros de luxo. O banco do motorista é uma enorme poltrona, enquanto o traseiro lembra mais um sofá. A sensação é de se estar em um lounge.

Não faltam equipamentos e, além do design inovador, a cabine impressiona com detalhes de cristal e um sistema de som Bowers & Wilkins com 30 alto-falantes, além do absoluto luxo dos acabamentos. Ele oferece, ainda, um sistema de direção semiautônoma extremamente preciso e completo.

A tração é integral e a potência parte de 326 cv na versão xDrive40, subindo a 523 cv (272 cv no dianteiro + 340 cv no traseiro) na XDrive50 e a 619 cv na xDrive M60, que começou a ser vendida agora em agosto.

Com centro de gravidade baixo, rodas traseiras que também esterçam e suspensões a ar ajustáveis, o SUV tem uma dirigibilidade inesperadamente esportiva.

Na falta de marchas para reduzir antes das curvas, o modo B faz bem essa função: acredite, em uma serra, o iX se comporta como um verdadeiro carro esportivo. Inteligente, ainda faz “banguela” quando pode, e, ao se aproximar de outro veículo, reduz levemente a velocidade para alimentar a bateria.

É, enfim, um automóvel perfeito para quase tudo: extremamente luxuoso, espaçoso e versátil, tem muita personalidade pelo design incomum e inovações sem igual.

Como a maioria dos “SUVs” atuais, não é especialmente feito para desafios fora de estrada, mas essa não está entre as prioridades de seus consumidores em potencial – de qualquer modo, ele tem bons 20,8 cm de vão mínimo do solo e tração integral.

(Divulgação)

› VERSÕES

xDrive40 R$ 680.950
xDrive50 R$ 860.950
xDrive M60 R$ 1.101.950

› Potência 326 a 619 cv › Porta-malas 500 litros › Consumo A › Versão indicada xDrive 50