Divirta-se

A luta universal contra o racismo

Sucesso na Broadway, 'O Incidente – American Son' ganha versão brasileira para um drama que ultrapassa fronteiras

Crédito: Carlos Costa/ Divulgação;

Elenco liderado pela atriz e produtora Flavia Santana: tragédia conhecida do público no País (Crédito: Carlos Costa/ Divulgação;)

Por Felipe Machado

A situação é familiar para qualquer brasileiro: em uma delegacia, uma mãe aflita procura notícias do filho de 18 anos, negro, parado durante uma blitz policial. A cena, no entanto, não foi descrita por nenhum autor nacional, mas pelo norte-americano Christopher Demos-Brown. É a linha condutora de O Incidente – American Son, espetáculo que estreou com sucesso na Broadway em 2016 e ganhou versão brasileira graças à sensível visão de Tadeu Aguiar (foto abaixo). O diretor e tradutor já havia sido responsável pela montagem de A Cor Púrpura, obra-prima de Alice Walker que também deu origem ao musical nos EUA e a um premiado filme de Steven Spielberg. Aguiar começou a prestar mais atenção ao tema na época de sua adaptação de Love Story, em 2016. “Um amigo me perguntou se havia papel para um ator negro. Pensei: por que não todos?. E escalamos um elenco apenas com negros”, diz ele. O diretor conheceu o trabalho de Demos-Brown por meio do filme feito para a Netflix: “Fiquei emocionado e liguei para Flavia Santana na hora. Ela viu o filme e me ligou de volta, dizendo que queria interpretar o papel principal”. Aguiar a convidou para ser co-produtora e a dupla comprou os direitos juntos. Leonardo Franco, Daniel Villas e Marcelo Dog completam o elenco desse excelente espetáculo em cartaz no Teatro Vivo, em São Paulo.

“Estamos longe da solução”

(Fernanda Nigro)

Tadeu Aguiar é um rosto conhecido do público brasileiro. Ator de telenovelas desde 1985, participou de grandes sucessos da Globo, entre elas O Dono do Mundo, Irmãos Coragem (o remake, de 1995) e Babilônia. Para ele, houve um crescimento nas produções que abordam a questão do racismo, mas isso não quer dizer que a situação melhorou. “Com a internet estamos tendo um acesso a um número maior de casos, mas ainda estamos longe de uma solução”, afirma.

Para Ler
Em seu oitavo livro, o padre mais lido do País propõe uma nova leitura das relações humanas após o período de isolamento. A premissa do termo que batiza o livro do Padre Marcelo Rossi, Amorização, é colocar o amor de Deus sobre todas as situações.

Para Ver

(Divulgação)

Combinação original de comédia e drama, Uma Noite em Haifa é o novo filme do diretor israelense Amos Gitai. Narra o curioso encontro de cinco mulheres que se reúnem em um clube frequentado por judeus e palestinos.

Para ouvir

(Divulgação)

O violonista Marcel Powell e o baixista Thiago Espírito Santo se apresentam juntos no show ‘Só Baden’. Esse concerto é uma homenagem ao mestre Baden Powell e acontece no Dia dos Pais, em 13/8, no Bourbon Street, em São Paulo.

MÚSICA
A eterna voz de Edith Piaf

(Vinicius Grosbelli)

Um espetáculo que chega a diversas capitais brasileiras em agosto celebra os sucessos da lendária cantora francesa na voz de sua grande intérprete na atualidade. Anne Carrere apresenta o show ‘Piaf! Non, Je ne Regrette Rien’. O show percorre a trajetória de Piaf desde os anos 1930, quando cantava La Vie en Rose nas ruas de Paris para sobreviver, até 1961, quando foi consagrada no palco do Olympia. “Minha intenção não é simplesmente cantar Piaf, mas alcançar o seu íntimo e apresentar a mulher por trás da artista”, diz Anne.

EVENTO

Capital mundial da gastronomia

(Divulgação)

Após passar por metrópoles como Paris, Roma e Dubai, São Paulo recebe mais uma edição do Taste Festival, o maior festival gastronômico do mundo. O evento, que acontece em dois fins de semana, de 18 a 20 e 25 a 27 de agosto, será o maior já realizado no País: 30 bares e restaurantes estarão operando no espaço de 50 mil metros quadrados do Parque Villa-Lobos. “É o ápice da diversidade com qualidade. Teremos restaurantes clássicos e grandes novidades, cozinha brasileira e de diversas culturas”, afirma o curador Luiz Américo Camargo.

CINEMA

Justiça com as próprias mãos

(Divulgação)

Os atores Alexandre Borges e Cláudia Abreu são os destaques do thriller Tempos de Barbárie — Ato I: Terapia da Vingança, dirigido por Marcos Bernstein (Meu Pé de Laranja Lima). O longa narra a história da advogada Carla, cuja filha é baleada em um assalto. Ao se deparar com descaso da polícia na investigação, ela procura fazer justiça pelas próprias mãos. Para isso, pede a ajuda de Miranda, seu colega de trabalho. O elenco reúne ainda Júlia Lemmertz e César Melo.

EXPOSIÇÃO
Degas pela primeira vez no Brasil

(Divulgação)

Em sua segunda edição, a galeria itinerante Aberto 02 ocupa um ícone da arquitetura paulistana: a residência que o arquiteto Vilanova Artigas projetou em 1974, no Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo, restaurada para sediar essa nova mostra. Entre os destaques estão a tela ‘Saída do Banho’, de Degas (imagem), exibida pela primeira vez no Brasil. Há ainda ‘Torso’ e ‘Fita Azul’, de Suzanne Valadon, e uma escultura ‘Trepante’ de Lygia Clark. A exposição fica em cartaz até 17/9.