Comportamento

Conheça a rainha funk da Ucrânia

A brasileira Bibi Babydoll é dona do hit mais tocado no Spotify do país, transformando um pancadão na trilha sonora dos jovens da nação em guerra

Crédito: Divulgação

Bibi Babydoll, a curitibana que faz sucesso no Leste Europeu (Crédito: Divulgação)

Por Thales de Menezes

No Brasil, a música Automotivo Bibi Fogosa pode ainda não ser um hit nacional. Em compensação, aparece com destaque na plataforma Spotify de 13 países. E é a mais tocada na Ucrânia, em plena guerra com os russos. Chegou ao primeiro lugar das músicas que mais viralizaram no planeta superando até Sinéad O’Connor no dia da morte da cantora irlandesa. Por trás desse fenômeno está a curitibana Beatriz Alcade Santos, conhecida pelo público de funk como Bibi Babydoll. Essa música, que fez em parceria com o DJ Bruni XM, está abrindo portas pelo mundo para essa cantora e performer de 24 anos.

Certamente a letra não traz apelo aos ucranianos, que precisariam de muitas aulas para entender a letra com versos que descrevem uma relação tórrida da personagem com seu amante.

A força do hit vem da batida, que mistura funk proibidão com música eletrônica. A música pode ser encaixada num subgênero chamado funk automotivo, que tem os beats pesados criados para aproveitar o tipo de ressonância de sistemas de som potentes que são colocados em carros.

Alguns críticos apontam influências do phonk, este um subgênero do rap norte-americano. Automotivo Bibi Fogosa inclui um sampler de Can You Feel My Heart, da banda de rock Bring Me the Horizon, que, coincidência ou não, também foi um hit na Ucrânia.

Bibi Babydoll tem sua prórpia teoria para tentar explicar o sucesso: “A música é fácil para criar passinho de dança em cima, boa no TikTok, e por isso chega num público jovem. Eles podem tanto ouvir jogando quanto na balada”.

Famosa por shows com performances cheias de pirotecnia e vestindo um cinto de castidade, a cantora reconhece a importância que um hit global com tanta visibilidade pode trazer para sua carreira. “Não dá para se deslumbrar com qualquer coisa. Esse hit mudou minha vida, vai me dar um bom dinheiro e me trouxe pessoas interessadas no meu trabalho. Agora vou começar a viver meu sonho de fato.”

Assumindo influências de Lady Gaga e Rammstein, banda alemã que faz um barulhento metal industrial, Bibi Babydoll começou a fazer barulho na mídia em 2021, quando lançou Pirigótika pelo canal do YouTube do Kondzilla, portal brasileiro que tem relevância no funk mundial. Ela tem outras faixas com alta rotação nas redes, como Alien e Pussy Poison.