Montado no povo

Crédito: Divulgação

Oberdan Dias, prefeito de Barra do Choça (Crédito: Divulgação)

Por Leandro Mazzini

A tabela FIPE passa longe da realidade da pequena Barra do Choça, interior da Bahia. O prefeito Oberdan Dias (Progressistas) paga R$ 30.362,00 de aluguel mensal por uma Ford Ranger, placa RDK7A29, ano 2021. Quem sabe fazer conta, descobre que ele poderia comprar duas desse modelo por ano. Contratos de aluguel de veículos somam R$ 54 mil por mês.

Força policial pela COP 30

O Governo aposta na sua política ambiental como vitrine internacional na COP 30, a Conferência do Clima organizada pela ONU, que terá Belém como sede em 2025. O presidente Lula da Silva mandou o diretor-geral da Polícia Federal convocar 201 candidatos excedentes do concurso de 2020 para a efetivação. Marina Silva, a ministra do Meio Ambiente, não perdeu tempo. Pediu esses futuros delegados e policias para ação prioritária nas regiões Norte e Nordeste, a fim de combater o desmatamento, garimpo ilegal e outros crimes afins. Evidentemente, será atendida, mas em parte. Flávio Dino, ministro da Justiça, entrou em ação para equacionar o orçamento já comprometido da PF e atender ao chefe. A ideia de Lula e Marina – que pretende permanecer no ministério até o fim do Governo – é entregar “ao mundo”, daqui a dois anos, um dossiê de fortes ações na Amazônia Legal e, claro, um Brasil mais verde, ou menos desmatado. A missão principal está com o DG da PF, delegado Andrei Passos.

PF vai chamar mais 200 concursados e formar força-tarefa para as fronteiras e pela preservação da Amazônia Legal, um projeto para a COP 30

Eletrobras põe o dedo na tomada

A nova gestão da Eletrobras começou com o dedo na tomada em relação aos funcionários. No início de abril suspendeu por uma semana todo trabalho de risco nas unidades após a morte de um colaborador terceirizado numa linha de transmissão da Chesf. Aliás, é um problema que vem desde a estatal: houve aumento de acidentes na empresa nos últimos anos por conta de diminuição de empregados, aumento de terceirizados e a piora do nível de treinamento. O que veio a óbito teria falhado na proteção, e a torre tinha parafusos corroídos. Há contratação demasiada de terceirizados sem comprovação técnica e cursos muito rápidos para mão de obra.

A fila cresce para a vaga de Rosa

Rodrigo Pacheco: ainda inviável, mas não impossível aspirante ao STF (Crédito:Jonas Pereira)

O futuro presidente (gestão 2027-2030) terá direito a nomear três ministros para o STF (vagas de Luiz Fux, Cármen Lúcia
e Gilmar Mendes). A única vaga que resta desse mandato, a da ministra Rosa Weber, que se aposenta em outubro, tornou-se crucial para Lula da Silva no seu xadrez político-judicial. Não são poucos os nomes que já orbitam o Palácio. De Bruno Dantas, o presidente do TCU apadrinhado por diferentes segmentos, passando pela busca de uma mulher negra para a Corte até um ainda inviável, mas não impossível, Rodrigo Pacheco. O problema é mexer com toda a estrutura das Casas no meio do mandato do senador.

As braçadas do nadador no Rio

Deputado federal Luiz Lima: na lista de Bolsonaro (Crédito:Divulgação)

A direita na cidade do Rio de Janeiro (que há anos elege um nome de centro-esquerda) busca um candidato para chamar de seu. A despeito da derrota presidencial de Jair Bolsonaro, as pesquisas nas mãos de partidos mostram forte presença do eleitor de centro-direita em bairros da capital. Bolsonaro estuda dois nomes: seu vice Braga Neto e o deputado federal Luiz Lima — esse, um ex-campeão de natação, jovem e carioca da gema, apostam os que defendem seu nome dentro do PL. Um perfil, claro, muito parecido com o prefeito boa-praça Eduardo Paes (que também já tem um candidato a sucessor).

Uma quase-promoção via Congresso

O Palácio do Planalto vetou parcialmente, por inconstitucionalidade, o PL nº 2.969/22, que transformava automaticamente o cargo de analista do Ministério Público da União no de Procurador ou Promotor da Justiça Militar. O Governo apontou que afrontaria a função do Procurador-Geral.

O espião tabajara

Caso recente de espionagem empresarial tabajara rende uma série. Um instituto de combate às práticas que afrontam a lei, segundo fontes do mercado de óleo e gás, contratou antigo funcionário de empresa que seria um dos seus principais alvos. Mas o araponga, ainda empregado, agora espalha informações do contratante para concorrentes.

Aeroporto pé na areia

O Governo de Alagoas está atrás de um fundo ou grupo investidor para concretizar o mega aeroporto de Maragogi, via PPP. O projeto conta com amplo terminal, e pista de 2,2 km para receber voos internacionais. O objetivo é atender os turistas que vão para o litorais Norte do Estado e Sul de Pernambuco, como Porto de Galinhas.

Nos bastidores

Os guarda-costas
Filho do ex-presidente Jair, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem circulado em Brasília e dentro do Congresso com segurança particular. Não há confirmação se armado.

Agora é País-Estado?
A ambição por protagonismo de parlamentares está fora de controle na Câmara. A deputada Bia Kicis (PL-DF) lançou a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Relações Comerciais Brasil-Texas.

Recepção de gala
Numa das celas do Presídio da Papuda, em Brasília, estende-se há anos num cabide um vestido de noiva surrado. É para receber feminicidas e estupradores confessos. Há uma cerimônia de “casamento”, “padre” e, claro, os noivos são muitos.

Brasília Olímpica

Há movimento de entusiastas de diversificados setores para Brasília pleitear a sede das Olimpíadas, como nos anos 90. A capital tem boa infraestrutura hoteleira e espaço de sobra para complexos esportivos.