Comportamento

Piquenique de luxo, a nova onda no coração das cidades

Além da toalhinha xadrez e das cestas de palha, empresas oferecem opções sofisticadas e transformam em negócio o delicioso hábito de comer ao livre

Crédito: Gabriel Reis

Sofisticação: Gabriel Ferreira e Aline Fonseca dividem a vivência personalizada em uma praça (Crédito: Gabriel Reis)

Por Ana Mosquera

Praça tranquila, toalha xadrez, cesta de palha, comidinhas e bebidas. O que parecia a receita completa para um clássico piquenique ganhou nuances sofisticadas e, por que não dizer, bem mais profissionais. As tradicionais refeições ao ar livre podem contar com mesas, tapetes, almofadas e, no cardápio, tábuas de frios, sanduíches de presunto alemão e salmão cru, além de vinhos e espumantes. Na decoração, flores diversificadas, taças coloridas e até louças de porcelana. A nova versão do passeio que reúne pessoas para comer em espaços na natureza vem crescendo na última década – e virando um bom negócio.

O Brasil já conta com um grupo de quase 30 “piqueniqueiros”, formado por empresários que realizam parcerias entre si. Com sede em São Paulo, a Picnics chegou a realizar eventos simultâneos em quatro cidades.

O avanço do mercado se comprova: a companhia teve crescimento médio de 35% no último biênio, e só nos cinco primeiros meses de 2023 o faturamento aumentou quase 40%. Com dez anos de experiência, a co-fundadora e diretora criativa Márcia Fróes recebeu 600 pessoas em um piquenique completo, com estrutura, decoração, comida e bebida.

Um dos principais diferenciais do ramo é a personalização. Do cardápio à decoração, tudo é pensado de acordo com o perfil.

“Se a encomenda é feita por um casal, colocamos uma foto surpresa dos dois. Nenhum evento é igual.”
Juliana Domingues, idealizadora da Pic + Nic Brasil, há três anos no mercado.

As empresas do ramo também trazem soluções para driblar qualquer inconveniente: esteiras, tapetes, almofadas e mesas baixas dão lugar às simples toalhas de antigamente. “Essas coisas fazem as pessoas ficarem mais tempo ali. Se não for confortável, o evento dura pouco. Hoje, meu maior problema é o contrário: acaba o tempo e os clientes não querem ir embora”, diz Márcia.

Apesar da experiência mais sofisticada, alguns ícones não podem faltar: “Sempre tem que ter uma cesta de piquenique. Tem cesta infantil, com brinquedos dentro, e outras mais chiques, para os casais. Usamos muita palha na decoração também”, completa Juliana.

Parceria: Talita Valle e Juliana Domingues brindam o crescimento de 20% da empresa (Crédito:Gabriel Reis)

É comum surgir eventuais comparações com festas em espaços fechados, mas isso não faz sentido, segundo as empresárias. “São propostas totalmente diferentes. No começo, as pessoas que nunca viveram essa experiência acabam ficando muito curiosas para saber como funciona. Quando estão vivenciando o evento, no entanto, acham tudo maravilhoso. Elas tiram os sapatos, sentam nos lounges e se acomodam nas esteiras”, afirma Márcia.

Sede de natureza

Com a pandemia, a busca por reuniões abertas e mais intimistas aumentou. De 2021 para 2022, a Pic + Nic Brasil teve crescimento de 20% no faturamento, e atualmente conta com clientes fixos que até já perderam a conta de quantos piqueniques vivenciaram.

É o caso da especialista em marketing Aline Fonseca, que valoriza o contato com a natureza e o considera um dos pontos altos da experiência. “Na semana passada fiz um evento e tive o prazer de ver trinta bebês sentados no chão, brincando. Não foi um aniversário de um ano para os pais, foi para as crianças, com roda de música e muita interação”, lembra Juliana.

Seja dentro de quatro paredes ou em um espaço aberto, o cliente segue sempre em busca de novidades. “Isso faz toda a diferença. Cada detalhe pensado a partir do que realmente preciso, desde a comida e a bebida até a decoração. Para mim, isso é o que considero um artigo de luxo: a possibilidade de ser ouvida e transformar o meu momento especial em algo que eu realmente esperava ter”, diz Aline.

No Jardim Botânico de São Paulo há outra novidade. No local está localizado o primeiro food truck temático do Brasil, empreendimento criado pela Picnics.

Em cada lounge próprio, é possível reunir até dez pessoas e experimentar esse novo estilo de comer ao ar livre. Pelo jeito, os charmosos piqueniques de luxo vieram para ficar.

Truck: no Jardim Botânico de São Paulo, Márcia Fróes recebe pequenos grupos com cardápio diferenciado (Crédito:Claudio Gatti)