Economia

Cruzeiros a todo vapor

Após sofrer com a suspensão das operações em diversos momentos por causa da pandemia, o segmento de navios fretados para turismo bateu recorde este ano, gerando R$ 3,6 bilhões ao País, mas as boas notícias não param por aí: já para a próxima temporada, o setor deve crescer 6%

Crédito: Mariakray

DE VENTO EM POPA Os passageiros retornam aos navios depois de um dia em terra firme (Crédito: Mariakray)

Depois de dois anos turbulentos por conta da pandemia, que provocou a suspensão das atividades em vários momentos, a temporada de cruzeiros, que se encerra agora em maio, será a melhor da última década, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA). A expectativa é que tenham sido criados 48 mil empregos no País, gerando um impacto econômico de R$ 3,6 bilhões, com a estimativa de movimentar o embarque de 650 mil a 700 mil turistas, registrando um crescimento espantoso de 240% em relação à temporada de 2021/2022. Esse valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes nos navios que compõem a frota brasileira. “Celebramos nossas conquistas nesta temporada, a maior da década, e já abrimos as portas para a próxima, que deve ser a maior dos últimos 11 anos”, diz Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil. A temporada 2022/2023 também marcou a volta do Brasil à rota de importantes Companhias Marítimas de todo o mundo, com a vinda de 35 navios de longo curso fazendo paradas em 45 destinos, localizados em 15 Estados, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros.
“Os brasileiros querem viajar e a demanda por viagens em alto-mar cresce cada vez mais, porque os turistas têm percebido que os cruzeiros oferecem, em uma única operação, tudo o que precisam para uma viagem completa”, declara Adrian Ursilli, Diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil. A demanda por cruzeiros, segundo os operadores marítimos, está muito aquecida. Para se ter ideia, o produto marítimo da CVC Corp, no 1º semestre de 2023, conforme balanço divulgado nesta última terça-feira, 9, pela companhia, teve crescimento de quase 800% em relação ao mesmo período de 2022. “Minha experiência com cruzeiros é maravilhosa, fiz o último faz dois meses, quando fui para Santa Catarina. Gosto muito de viajar assim, porque no cruzeiro você tem tudo o que precisa para uma bela viagem de férias”, conta a comerciante Léslie Maria de Oliveira Pozenato.

Os cruzeiros temáticos, como o navio da Xuxa, cruzeiros dos cantores Alexandre Pires e Roberto Carlos, por exemplo, têm ajudado a impulsionar ainda mais o mercado, que já está bem movimentado. A empresária Irene Santos, que é uma cruzeirista de carteirinha, faz essas viagens pelo menos duas vezes ao ano e nesta última temporada, por exemplo, optou pelos navios temáticos e adorou a proposta. “Hoje em dia faço pelo menos dois cruzeiros por ano. Dentro do Brasil tenho feito com os navios temáticos com o show que são bem animados. Este ano fiz dois e para o próximo já reservei três, todos com shows a bordo”, conta. A sócia da agência de viagens Soney Tur, Carolina Tomba, concorda com Irene. “Os cruzeiros temáticos tiveram bastante destaque entre os passageiros. A temporada 2022/2023 ocorreu normalmente após dois anos, e a temporada brasileira de 2023/2024, que terá inicio a partir de 29 de outubro, já superou as nossas expectativas, pois já possui categorias de passeios esgotadas”, comemora.

Novos portos no roteiro

Realmente, segundo a CLIA, a próxima temporada será a primeira com a expectativa de ofertar 840 mil leitos, registrando um crescimento de 6% em relação à temporada atual. Serão nove navios, como em 2022/2023, mas com uma capacidade bem maior de transporte de passageiros. Entre as novidades, está a confirmação de Paranaguá (PR) como porto de embarque para novos roteiros, além da possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, além do trabalho um pouco mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória. “A demanda está aquecida, com índices de vendas superiores aos da temporada passada. Será nossa temporada mais longa na América do Sul, com maior oferta de leitos e destinos para agradar os brasileiros. Vamos praticamente dobrar nossa capacidade com o embarque de turistas também em Itajaí”, revela Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros.

Além disso, a CLIA divulgou que a próxima temporada também terá 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos de 15 Estados, como Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expectativa é que somente esses navios gerem um faturamento de R$ 450 milhões. “Nosso foco é que a indústria de cruzeiros continue crescendo e impactando positivamente a economia do País”, diz Marco Ferraz, CLIA Brasil. Os resultados poderiam ser ainda melhores e os destinos ampliados se houvesse mais suporte e menos burocracia. “A gente está trabalhando para ter recursos mais competitivos, regulação justa, impostos e infraestrutura, além de melhorias nos portos em que a gente já opera e também na abertura de portos novos”, explica Ferraz.

Em alto-mar
Temporada 2024 no Brasil

840 mil leitos

6% de crescimento sobre a temporada 2023

9 navios percorrerão a costa brasileira

35 navois de longo curso (viagens internacionais) ferão parada em 15 estados

MAIS CONFORTO Brasileiros optam por cruzeiros porque é possível ter tudo que precisam para uma viagem (Crédito:istockphoto)